Apenas cinco tenistas venceram mais ATP's que João Fonseca em 2025; veja lista
E o número 1 do Brasil venceu mais torneios desse nível que metade do top 10

Aos 19 anos e número 24 do mundo, João Fonseca terminou a temporada com dois títulos de ATP's, seus primeiros na carreira, em duas finais. Para se ter uma ideia do quanto esse feito é difícil de ser alcançado (ainda mais para um tenista tão jovem), apenas cinco jogadores (entre todos do ranking mundial) conquistaram mais torneios desse nível do que o brasileiro.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️ Ex-líder do ranking, Kafelnikov faz previsão sobre João Fonseca no ATP Finals
➡️ 'Jeu de Paume' estreia relembrando a conquista de Guga na Masters Cup de 2000
➡️ Confirmado o primeiro torneio de João Fonseca em 2026
➡️ Único top 10 sem título no ano, Musetti perde ponto incrível; vídeo
Mesmo entre o top 10, cinco atletas venceram menos competições do que o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis: o italiano Lorenzo Musetti (9º, sem título em 2025), o alemão Alexander Zverev (3º, com 1), o americano Ben Shelton (5º, com 1), o australiano Alex De Minaur (7º, com 1) e o britânico Jack Draper (10º, com 1).
➡️ Análise: João Fonseca chegou com tudo ao circuito em 2025
➡️ Francês que poderia passar João Fonseca perde na estreia
➡️ Qual era o ranking de Guga e Bellucci com a idade de João Fonseca?
Musetti, de 23 anos, perdeu as três finais que disputou na temporada, a mais recente sábado, para o sérvio Novak Djokovic, no ATP 250 de Atenas, na Grécia (vídeo abaixo). Em setembro, na final do ATP 250 de Chengdu, na China, o algoz foi o chileno Alejandro Tabilo, enquanto, no Masters 1000 de Monte Carlo, no saibro, em abril, o título ficou com o atual líder do ranking, o espanhol Carlos Alcaraz.
Número 3 do mundo, Zverev, de 28 anos, venceu, no saibro do ATP 250 de Munique, na Alemanha, seu único troféu até aqui em 2025, em quatro finais. O alemão foi vice do Aberto da Austrália, em janeiro, para o italiano Jannik Sinner, Stuttgart, em junho, na grama, para o americano Taylor Fritz, e de Vienna, em outubro, na quadra rápida, novamente para o principal tenista da Itália.
Campeão do Masters 1000 de Toronto, no Canadá, em agosto, Shelton, de 23 anos, foi o vice de Zverev na Alemanha.
Algoz de João Fonseca na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, em março, De Minaur, de 26 anos, foi o vice do espanhol Carlos Alcaraz em Roterdam, em fevereiro, e triunfou no ATP 500 de Washington, em julho, quando salvou três match-points diante do espanhol Alejandro Davidovich-Fokina.
Draper, de 23 anos, único que derrotou o brasileiro duas vezes em 2025, ergueu, no Masters 1000 de Indian Wells, em março, o maior troféu da carreira. E único na temporada, campanha que ele inciou com triunfo justamente sobre o número 1 do Brasil. O britânico também foi vice do Masters 1000 de Madrid, em abril, para o norueguês Casper Ruud, e para o russo Andrey Rublev, no ATP 500 de Doha, no Qatar, em fevereiro.
Em outubro, Fokina amargou o quinto vice na carreira, o primeiro para o brasileiro, no ATP 500 da Basileia, na Suíça, na quadra rápida. Foi a maior conquista do tênis brasileiro desde 2001, quando Guga Kuerten triunfou no Masters 1000 de Cincinnati.
Quem venceu mais ATP's que João Fonseca?
Apenas o líder do ranking, Alcaraz (com oito troféus até aqui), o número 2, Sinner (5), o cazaque Alexander Bublik (4), o canadense Felix Auger-Aliassime (3) e o italiano Luciano Darderi (3) venceram mais torneios que João Fonseca em 2025.
O recordista Alcaraz venceu, por ora, Roland Garros, US Open, Masters 1000 de Cincinnati, Roma, e Monte Carlo, além dos ATP's 500 de Tóquio, Queen's Club de Londres e de Roterdam.
Todos os campeões de ATP em 2025:
1 Carlos Alcaraz 8
2 Jannik Sinner 5
3 Alexander Bublik 4
4 Felix Auger-Aliassime 3
5 Luciano Darderi 3
6 Taylor Fritz 2
7 Flavio Cobolli 2
8 Casper Ruud 2
9 Novak Djokovic 2
10 Denis Shapovalov 2
11 Joao Fonseca 2
12 Valentin Vacherot 2
13 Alex de Minaur 1
14 Alexander Zverev 1
15 Daniil Medvedev 1
16 Jiri Lehecka 1
17 Ben Shelton 1
18 Andrey Rublev 1
19 Learner Tien 1
20 Holger Rune 1
21 Tallon Griekspoor 1
22 Jakub Mensik 1
23 Gabriel Diallo 1
24 Miomir Kecmanovic 1
25 Alexandre Muller 1
26 Ugo Humbert 1
26 Sebastian Baez 1
27 Tomas Machac 1
28 Stefanos Tsitsipas 1
29 Jack Draper 1
30 Jenson Brooksby 1
31 Gael Monfils 1
32 Marton Fucsovics 1
33 Alejandro Tabilo 1
34 Laslo Djere 1

Tudo sobre

Tênis
Ex-número 2 do mundo, Casper Ruud é confirmado no Rio Open 2027
Há 1 dia
Tênis
João Fonseca anuncia pausa na temporada e desabafa: 'Não deixa de ser frustrante'
Há 2 dias
Tênis
Ainda fora do circuito ATP, João Fonseca sobe no ranking de tênis
Há 3 dias
Tênis
Após Copa Davis, quais os próximos torneios de João Fonseca
Há 4 dias
Tênis
Brasil vence a Suíça nas duplas e avança na Copa Davis
Há 4 dias
Tênis
Com ou sem João Fonseca, Gustavo Heide se consolida na Davis
Há 4 diasMais LANCE!

As lágrimas de João Fonseca na Copa Davis representam alívio

João Fonseca vai voltar a subir no ranking após a Copa Davis

Multicampeão, Wawrinka elogia brasileiros na Copa Davis

João Fonseca celebra vitória após nova lesão: 'Muito especial'

Exclusivo: Guga Kuerten e Meligeni recordam momentos especiais na Davis

João Fonseca se recupera e vence na abertura da Copa Davis

João Fonseca estreia na Copa Davis; horário e onde assistir

Fisioterapeuta relembra homenagem de João Fonseca: 'Minha mãe mereceu'

Campeão mundial pelo Corinthians disputa torneio de tênis

Brasil explica escolha do piso para confronto da Copa Davis contra a Suíça

João Fonseca admite antes da Copa Davis: 'Gostaria de estar melhor fisicamente e mentalmente'

Copa Davis: João Fonseca abre o confronto diante da Suíça nesta sexta

João Fonseca exalta Brasil antes da Copa Davis no Rio



