Entenda como os cartões vermelhos podem decidir o destino de México e África do Sul na Copa
Expulsões na estreia podem ganhar peso na disputa por vaga na próxima fase

A vitória do México por 2 a 0 sobre a África do Sul, na estreia do Grupo A da Copa do Mundo de 2026, deixou os mexicanos em vantagem na tabela. Mas o duelo também contou um detalhe que pode voltar a pesar semanas depois: os três cartões vermelhos aplicados pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio, em atuação que gerou grande repercussão.
Em um Mundial com 48 seleções, em formato inédito, o índice disciplinar (fair play) pode ser decisivo para definir classificados, especialmente entre equipes que brigam pela terceira colocação do grupo. Por isso, as duas expulsões sofridas pela África do Sul e o vermelho recebido pelo México podem ter consequências que vão muito além do confronto entre eles em campo.
➡️ Guia da Copa do Mundo 2026: tudo sobre a competição que reúne 48 seleções
➡️ Sabe tudo sobre a história das Copas do Mundo? Teste seus conhecimentos
Entenda o que aconteceu em México x África do Sul na Copa do Mundo
A primeira grande intervenção de Wilton aconteceu quando o jogo ainda estava 1 a 0 para os mexicanos. Após falta na entrada da área, o árbitro expulsou o volante Sphephelo Sithole por entender que ele era o último homem da defesa. Já no segundo tempo, com o placar em 2 a 0, o VAR, comandado pelo colombiano Nicolás Gallo, chamou o brasileiro para revisar um lance envolvendo Themba Zwane. Depois da análise, Wilton mostrou o cartão vermelho ao meia sul-africano por acertar o rosto de Alvarado.
Ainda houve tempo para mais uma expulsão. O zagueiro César Montes, do México, recebeu cartão vermelho por impedir uma clara oportunidade de gol da equipe sul-africana.

Expulsões entram na conta do fair play
Em um primeiro momento, as expulsões parecem representar apenas desfalques para as partidas seguintes. No entanto, elas também entram na conta do fair play, um dos critérios de desempate adotados pela Fifa e que pode ser determinante principalmente na classificação dos terceiros colocados.
Critérios de classificação
Na fase de grupos, cada seleção disputa três partidas, e os dois primeiros de cada chave avançam diretamente ao mata-mata. Além deles, apenas os oito melhores terceiros colocados entre os 12 grupos também garantem vaga, o que torna a disputa extremamente apertada para algumas seleções.
Dentro de cada grupo, o primeiro desempate é feito pelos confrontos diretos entre as equipes empatadas: primeiro pelos pontos conquistados nesses jogos, depois pelo saldo de gols e, por fim, pelos gols marcados. Somente se a igualdade persistir entram em cena os critérios gerais da campanha, como saldo de gols, gols marcados e índice disciplinar (número de cartões).
- Melhor saldo de gols em todos os jogos do grupo;
- Maior número de gols marcados;
- Melhor índice disciplinar (fair play).
Confrontos entre os terceiros colocados
Já na comparação entre os terceiros colocados de grupos diferentes, o cenário muda. A ordem dos critérios passa a ser: número de pontos, saldo de gols, gols marcados, fair play e, se necessário, posição no Ranking Mundial da Fifa.
- Maior número de pontos;
- Melhor saldo de gols;
- Maior número de gols marcados;
- Melhor índice de fair play;
- Melhor posição no Ranking Mundial da Fifa.
Na prática, isso significa que uma seleção pode terminar empatada em pontos, saldo e gols marcados com outra equipe e acabar eliminada simplesmente por ter acumulado mais cartões amarelos e vermelhos ao longo da competição.
Diante deste cenário, embora o México tenha conquistado uma importante vitória na estreia, o cartão vermelho de Montes passa a integrar uma conta que pode ser relevante adiante. Para a África do Sul, a situação é ainda mais delicada: as expulsões de Sphephelo Sithole e Themba Zwane aumentam o peso disciplinar justamente para uma equipe que, em tese, tende a disputar uma vaga entre os melhores terceiros colocados, já que começou o torneio com derrota.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Jogos do México na fase de grupos da Copa do Mundo
18/06 - México x Coreia do Sul
24/06 - Tchéquia x México
Jogos da África do Sul na fase de grupos da Copa do Mundo
18/06 - Tchéquia x África do Sul
24/06 - África do Sul x Coreia do Sul
Resultado da outra partida do Grupo A na primeira rodada
Também pelo Grupo A da Copa do Mundo, a Coreira do Sul venceu a Tchéquia por 2 a 1, de virada. Com o resultado, a seleção asiática ficou com a segunda posição, justamente por um dos critérios de desempate (saldo de gols).
+ Aposte em jogos do seu time!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados
Há 5 horas
Seleção Brasileira
Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030
Há 6 horas
Corinthians
Ex-Corinthians surgem como opções para o novo ciclo da Seleção
Há 10 horas
Corinthians
Corinthians tem quatro nomes em pré-lista de Ancelotti para Seleção
Há 2 dias
Corinthians
Breno Bidon, do Corinthians, aparece em pré-lista de Ancelotti para Seleção Brasileira
Há 2 dias
Futebol Internacional
Alvo do Vasco, John Yeboah faz golaço e rouba a cena no Campeonato Italiano; veja vídeo
Há 3 diasMais LANCE!

Messi ainda não acabou: os números que sustentam a reta final da carreira

Janela de transferências registra recorde; Copa do Mundo impulsiona

Partidas do Campeonato Argentino serão paralisadas em homenagem a Messi

Rudiger decide se aposentar da seleção alemã para focar no Real Madrid

Al-Hilal x Al-Ahli: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Campeonato Saudita

Van Dijk coloca futuro na Holanda nas mãos de Xavi: 'Vamos ver'

Brasileiros enlouquecem com aposentadoria de Messi da Argentina: 'Nunca mais'

Novo rei da Noruega é surfista e fez 'remada viking' após vitória sobre o Brasil na Copa

Al-Ettifaq x Al-Nassr: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo do Campeonato Saudita

Cena de Bruno Lage, ex-Botafogo, viraliza: 'Sempre entregando'

Suárez será convocado por Forlán e voltará à seleção do Uruguai, diz jornalista

Copa do Mundo: Fifa aplica multas milionárias à Argentina e suspende atletas

Copa do Mundo Feminina no Brasil terá teste de força dentro e fora de campo



