Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Árbitro da final da Copa do Mundo anuncia aposentadoria

Slavko Vincic encerra carreira após jogo mais importante da trajetória

PorMarcio DolzanRio de Janeiro (RJ)
27/07/2026 10:58
Árbitro da final da Copa do Mundo, Slavko Vincic cumprimenta Infantino e Trump após a decisão vencida pela Espanha
Slavko Vincic cumprimenta Infantino e Trump após a decisão vencida pela Espanha (Foto: Juan Mabromata/AFP)

Slavko Vincic, que apitou a final da Copa do Mundo e a estreia do Brasil diante do Marrocos — curiosamente, ambos no MetLife Stadium — anunciou oficialmente a aposentadoria dos gramados. Dessa forma, o esloveno encerrou a carreira de árbitro justamente no jogo mais importante de sua trajetória.

➡️Em carta, Infantino rebate críticas à Fifa: 'Ódio e boatos falsos'

O anúncio da aposentadoria de Vincic foi feito pela Federação Eslovena de Futebol, que o definiu como "um dos maiores árbitros da história".

"Uma semana após a final da Copa do Mundo nos EUA, Slavko Vincic  encerrou oficialmente sua histórica carreira de árbitro no auge. Como o primeiro árbitro esloveno (sic), o nativo de Maribor apitou a grande final da Copa do Mundo de 2026 entre Espanha e Argentina em East Rutherford, confirmando seu status como um dos maiores árbitros da história. Como coroação de sua temporada de despedida, a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) o declarou o melhor árbitro da Copa do Mundo, e na Itália ele recebeu o prestigioso Prêmio Giulio Campanati", diz nota da federação.

continua após a publicidade

O árbitro esloveno encerrou a carreira aos 46 anos, e chegou à Copa do Mundo com enorme prestígio. Ele se tornou árbitro da Fifa em 2010, e aos poucos foi ganhando reconhecimento internacional. Em 2022, Slavko Vincic apitou a final da Liga Europa entre  Eintracht Frankfurt e Glasgow Rangers (vencida pelos alemães nos pênaltis, após empate por 1 a 1), e dois anos depois foi o árbitro da decisão da Uefa Champions League, vencida pelo Real Madrid por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund.

Árbitro Slavko Vincic expulsa Enzo Fernandez na final da Copa do Mundo
Árbitro Slavko Vincic expulsa Enzo Fernandez na final da Copa do Mundo (Foto: Juan Mabromata/AFP)

Vincic se envolveu em polêmica fora dos gramados

Fora de campo, o esloveno também viveu um episódio polêmico. Em maio de 2020, ele foi detido durante uma grande operação policial na cidade de Bijeljina, na Bósnia e Herzegovina, em uma investigação que apurava uma rede de tráfico de drogas, armas e prostituição. Ele, porém, foi liberado após depoimento ao demonstrar que apenas estava no local "para um almoço".

continua após a publicidade

👥 Indique amigos e ganhe até R$30 em saldo para apostar - confira as regras
*18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.

Sugerida para você!

Mais LANCE!