Astro da Copa do Mundo, goleiro de Cabo Verde dá aulas de vôlei nas férias
Herói do empate contra a Espanha também atua com esporte fora do futebol

Josimar Dias, o "Vozinha", se consagrou como um dos grandes personagens da Copa do Mundo de 2026 ao segurar o empate em 0 a 0 entre Cabo Verde e Espanha, nesta segunda-feira (15), em jogo válido pela primeira rodada do Grupo H. A exibição do goleiro de 40 anos tomou conta das redes sociais e trouxe à tona uma conexão inesperada entre o novo astro da seleção africana e outro esporte.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Fora dos gramados, "Vozinha" também atua como professor de vôlei em uma praia da Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, durante as férias de verão. A curiosidade foi revelada pelo lugar onde dá suas aulas, o Instituto Reis, que, na véspera da estreia dos Tubarões Azuis, brincou em uma publicação sobre a ausência do instrutor nos treinos e divulgou fotos dele em ação.
— Este ano, por motivos completamente fora do controle da direção, da equipe técnica e até das forças da natureza, o grande " Vozinha" não vai marcar presença este verão para bater aquela bola com o Instituto Reis. Motivo? Vai ali resolver um pequeno compromisso chamado Copa do Mundo de futebol. Nós ainda tentamos negociar, mas parece que, por enquanto, esse tal de campeonato do mundo é maior que o nosso instituto. Toda a sorte do mundo, campeão. Representa como sempre — diz a postagem.
A história também ganhou a atenção da Volleyball World, parceira comercial e de mídia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). "Professor de vôlei de praia de dia e goleiro da Copa do Mundo... também de dia", comentou o perfil oficial.
➡️Clique aqui e veja a tabela completa dos jogos da Copa do Mundo
+ Guia da Copa do Mundo 2026: tudo sobre a competição que reúne 48 seleções
Vozinha brilha na Copa, vira assunto e chega a 9 milhões de seguidores

"Vozinha" começou a partida entre Cabo Verde e Espanha com 50 mil seguidores no Instagram. Um dia após a histórica primeira aparição da seleção africana em Mundiais, o goleiro já soma 9 milhões de fãs em sua conta.
A atuação e os números do experiente goleiro cabo-verdiano falam por si. "Vozinha" não foi vazado contra a segunda melhor seleção do mundo, terminando o jogo com sete defesas difíceis e segurando um ponto precioso para sua equipe.
Batizado de Josimar em homenagem ao lateral-direito da Seleção Brasileira na Copa de 1986, o jogador ganhou o apelido de "Vozinha" na infância, quando ele costumava recorrer aos avós para resolver problemas com outras crianças durante as brincadeiras.
+ Aposte em jogos do seu time!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre

Vôlei
Julia Bergmann: do vôlei universitário à pilar da Seleção
Há 2 horas
Vôlei
Gabi Guimarães celebra retorno à Seleção, mas prega cautela: 'Longe dos 100%'
Há 9 horas
Vôlei
Atuações de Vivian e Sabrina no Sul-Americano ganham a web: 'LA espera vocês'
Há 10 horas
Vôlei
Gabi é titular, e Brasil vence na estreia do Sul-Americano
Há 13 horas
Vôlei
Veja os lances da vitória do Brasil na estreia do Sul-Americano feminino de vôlei
Há 15 horas
Vôlei
Brasil x Venezuela pelo Sul-Americano feminino de vôlei; horário e onde assistir
Há 17 horasMais LANCE!

Zé Roberto se recusa a falar sobre corte de Kisy: 'Sabrina mereceu'

'Sem dores', Gabi Guimarães está pronta para estreia da Seleção

Luzia: a missão da 'herdeira da herdeira' de Thaisa na Seleção de vôlei

Opinião: Brasil larga à frente por vaga olímpica no Sul-Americano de vôlei

De volta à Seleção Brasileira, Nyeme projeta título no Sul-Americano de vôlei

Gabi treina normalmente na véspera de estreia da Seleção

Esporte feminino lidera o Brasil rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028

Cortada do Sul-Americano de vôlei, Kisy vê roteiro de Paris 2024 se repetir

Vôlei de praia: Brasil garante nova vaga nas Olimpíadas no feminino

Algoz do Brasil, Turquia leva vaga olímpica no Campeonato Europeu de vôlei

Com Gabi, Brasil define elenco para o Sul-Americano de vôlei

Vôlei de praia: Brasil carimba vaga olímpica no masculino

Vôlei de praia: Brasil tem duas duplas na semifinal do Sul-Americano feminino



