A fênix das ondas: como a lesão reconstruiu o atual Medina líder mundial
O brasileiro reassumiu a liderança do ranking mundial pela primeira vez desde 2022

O topo do mundo volta a ter um dono familiar. Neste domingo (26), após o encerramento da etapa de Margaret River, na Austrália, Gabriel Medina reassumiu a liderança do ranking da World Surf League (WSL). O feito, contudo, vai além dos 13.885 pontos acumulados: marca o renascimento técnico de um atleta que precisou de uma "pausa forçada". Entre a medalha em Paris 2024 e o retorno triunfal em 2026, Medina provou que o hiato, antes visto como obstáculo, tornou-se a base de sua nova fase.
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Do "ano sabático" forçado à redenção
Seu caminho após as Olimpíadas foi interrompido no início de 2025. Uma grave lesão no tendão do peitoral esquerdo, sofrida durante um treino em Maresias, impôs ao tricampeão mundial um exílio das competições. O que poderia ser o início do declínio para um surfista de 32 anos transformou-se em uma "pausa estratégica".
Beneficiado pelo wildcard (convite) de lesão da WSL, Medina retornou ao circuito em 2026 com um surfe mais maduro e menos dependente apenas do esforço físico extremo. A consistência na "perna australiana" — com semifinal em Bells Beach e a final em Margaret River — é o segundo melhor início de temporada de sua vida, atrás apenas do ano de seu primeiro título mundial, em 2014.
➡️ Gabriel Medina e Luana Silva ficam em segundo lugar em Margaret River

➡️ O salto para 2026: o ano de superação e novos negócios de Gabriel Medina
Domínio absoluto: o Brasil no Top 5
O ranking masculino da WSL reflete uma hegemonia brasileira poucas vezes vista. Dos cinco melhores surfistas do mundo na atualidade, quatro representam o Brasil:
- 1º Gabriel Medina (13.885 pts)
- 2º George Pittar (13.320 pts)
- 3º Miguel Pupo (13.320 pts)
- 4º Yago Dora (12.545 pts)
- 5º Samuel Pupo (10.830 pts)
Além do quinteto, o campeão olímpico Italo Ferreira aparece na 7ª posição, colocando cinco brasileiros entre os dez melhores do planeta neste início de ciclo.
Próxima parada: Gold Coast
O circuito da WSL permanece em águas australianas para a etapa de Gold Coast. O local é solo sagrado para os brasileiros, que já ergueram o troféu por lá com Filipe Toledo, Italo Ferreira e o próprio Medina.
O primeiro chamado para a competição ocorre nesta quinta-feira (30), com janela aberta até 10 de maio. Para Medina, o objetivo em Gold Coast é mais do que pontos: é validar que o líder que voltou da lesão não busca apenas vitórias isoladas, mas o tetracampeonato mundial para selar de vez seu lugar no panteão dos maiores da história.
➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
Tudo sobre

Lutas
Adesanya questiona atitude de Alex Poatan no UFC: 'Eu não gosto disso'
Há 7 minutos
Tênis
Carlos Alcaraz busca ritmo e elogia Zverev no ATP 500 de Viena
Há 1 hora
Fora de Campo
Podcast 'Mundo da Luta' chega ao 400º episódio com entrevista de José Aldo
Há 2 horas
Lutas
Lenda do UFC afirma quem é o maior peso-pena da história
Há 3 horas
Fórmula 1
Fernando Alonso ataca rival da F1: 'Qualidade muito baixa'
Há 4 horas
Fórmula 1
Chefe da Mercedes rebate críticos de Antonelli na F1: 'Disseram que ele não merecia'
Há 5 horasMais LANCE!

Rival de Alcaraz em Viena vive fase de alta após trocar treinador

NBA: Tensão entre Brown e Tatum persiste após negociação

NFL anuncia atração principal do show de intervalo do Super Bowl 2027

Brasil volta a liderar evento do UFC com veterano do peso-leve

Seleção Brasileira conhece adversários da fase de grupos da Copa do Mundo de vôlei

Com Curry e Gui Santos, Warriors bate marca negativa na NBA após 19 anos

Corinthians vive semana com jogos decisivos na temporada; veja calendário

Michael Morales provoca Carlos Prates no UFC: 'Vai precisar dos pulmões'

Brasileiros Thiago Wild e Heide buscam top 100 para ingressar no Australian Open

Análise: o que esperar de Gabriel Bortoleto nas últimas corridas da F1 2026

Kimi Antonelli precisa de dois pontos para ser campeão da F1; veja conta

Reforço do Fenerbahçe, Cachopa foi recebido por ex-craque brasileiro na Turquia

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica da natação
