Galvão Bueno encerra ciclo em Copas do Mundo com recorde reconhecido pelo Guinness
Narrador se despediu das transmissões de Mundiais após a final entre Espanha e Argentina e comentou legado, Seleção Brasileira e reconhecimento histórico

A final da Copa do Mundo de 2026 entre Espanha e Argentina, no último domingo (19), também marcou o encerramento de uma das trajetórias mais emblemáticas da televisão brasileira. Após 14 edições do torneio, Galvão Bueno fez sua última narração em Copas do Mundo.
Durante o Mundial, o narrador recebeu o reconhecimento do Guinness World Records pelo maior número de partidas narradas ao vivo em televisão por um mesmo profissional do gênero masculino em Copas do Mundo. A homologação levou em consideração 148 partidas narradas entre as edições de 1974 e 2026.
O levantamento que embasou o recorde foi realizado pela Betnacional, empresa da qual Galvão é embaixador, e reuniu documentos, registros históricos e dados oficiais sobre a carreira do narrador.
— Foram mais de cinco décadas acompanhando a Seleção Brasileira e vivendo de perto alguns dos momentos mais marcantes da história do futebol. Encerrar esse capítulo é emocionante. Receber esse reconhecimento do Guinness justamente durante esta edição do torneio deu um significado ainda mais especial a essa despedida nas narrações — afirmou Galvão, em entrevista à "Betnacional".
O narrador também explicou que, embora tenha encerrado a carreira com 154 partidas narradas em Copas do Mundo, apenas 148 foram consideradas para a homologação do recorde.

Números de Galvão Bueno em Copas do Mundo
Ao longo da carreira, Galvão Bueno narrou 154 partidas em Copas do Mundo, sendo 148 reconhecidas oficialmente pelo Guinness World Records para efeito do recorde.
Nas transmissões da Seleção Brasileira, foram 58 jogos e 104 gols narrados, incluindo momentos históricos como o título mundial de 1994 e o pentacampeonato conquistado em 2002.
- 154 partidas narradas em Copas do Mundo ao longo da carreira;
- 148 jogos reconhecidos pelo Guinness World Records para homologação do recorde;
- 58 partidas da Seleção Brasileira em Mundiais;
- 104 gols da Seleção narrados por Galvão em Copas do Mundo;
- Participação em momentos históricos, como o tetracampeonato de 1994 e o pentacampeonato de 2002.
Galvão comenta eliminação da Seleção Brasileira
Durante a entrevista, Galvão também analisou a campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 e lamentou a eliminação nas oitavas de final para a Noruega.
— A eliminação do Brasil doeu, principalmente porque tivemos chances para decidir a partida e não conseguimos transformar as oportunidades em gols. Os detalhes fazem toda a diferença. A Seleção precisa entender o que aconteceu neste ciclo e começar a trabalhar para voltar mais forte em 2030.
O narrador destacou ainda o peso emocional de encerrar sua trajetória justamente em um Mundial que terminou com a eliminação brasileira.
— Foram muitos anos acompanhando a Seleção no maior palco do futebol mundial. Encerrar essa trajetória em um momento como esse é difícil. O coração sai doendo, mas a paixão pelo futebol continua sendo a mesma.
Avaliação sobre a Copa do Mundo de 2026
Embaixador da marca, Galvão avaliou que a edição de 2026 mostrou um equilíbrio maior entre as seleções e elogiou o novo formato com 48 participantes.
— Foi uma competição extremamente acirrada. Gostei muito dessa novidade das 48 seleções, porque democratizou o torneio e permitiu que muitas histórias fossem contadas. Cabo Verde é um grande exemplo disso.
Ao comentar o desempenho das equipes, o narrador afirmou que os semifinalistas chegaram por mérito e destacou a campanha da Espanha, campeã mundial.
— Foi uma final daquelas que ficam marcadas na história. Espanha e Argentina fizeram um jogo muito equilibrado, decidido nos detalhes. A Espanha conseguiu encontrar o gol na prorrogação e conquistou um título merecido.
Tudo sobre

Fora de Campo
Ex-jogador projeta jogo do Vasco na Sul-Americana: 'Cabeça no lugar'
Há 1 hora
Fora de Campo
Voo atrasa, e Marcelo do Ó é substituído em Coritiba x Palmeiras; veja quem narra
Há 2 horas
Fora de Campo
Luiz Carlos Barreto, lenda do audiovisual brasileiro, morre aos 98 anos
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Lamine Yamal chama atenção por interação com princesa Sofia; veja
Há 4 horas
Fora de Campo
Sergio Ramos usa IA para criar foto com Messi após a Copa; veja
Há 5 horas
Fora de Campo
Argentina supera o Brasil em lista da Copa do Mundo; entenda
Há 6 horasMais LANCE!

Vozinha em 2°: veja os jogadores que mais ganharam seguidores na Copa

Globo, SBT e CazéTV: quem venceu a guerra de audiência na Copa do Mundo?

Inteligência artificial aponta placares dos jogos de Flamengo e Palmeiras

Fala de Messi inflama teoria da conspiração em vice da Argentina; Scaloni comenta

Wilton, Claus ou Abatti Abel? Ex-árbitros elegem melhor brasileiro na Copa

CazéTV transmite jogos de quase metade dos jogadores da Copa; veja

Suposto erro do Miami Heat 'entrega' destino de LeBron James; entenda

Globo alcança 142 milhões de pessoas na Copa; veja os jogos mais assistidos

Veja gols em UCV x Santos: Bontempo, Menino, Thaciano e Rony marcam e Maicol diminui

Possível pênalti não marcado em UCV x Santos revolta torcedores: 'Roubo'

Decisão de Bráulio em Atlético-MG x Bahia gera revolta: 'Escandaloso'

Veja gols em Atlético-MG x Bahia: Ruan abre o placar e Ademir empata



