Seleção masculina enfrenta Canadá como teste para a Liga das Nações

Dois jogos em Campinas serão os únicos antes da estreia na Liga das Nações (VNL)

Seleção antes do treino no Taquaral
Seleção antes do treino no Taquaral (Marcos Riboli/Vôlei Renata)

Escrito por

A Seleção Brasileira masculina fará sua primeira partida da temporada 2019 nesta quarta-feira. A equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto enfrentará o Canadá no primeiro de dois amistosos que serão realizados no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), como preparação para a Liga das Nações – o Brasil estreia no dia 31 de maio nesta competição. O primeiro desafio será às 22h, com transmissão do SporTV 2, na sequência da partida entre Brasil x República Dominicana pela Liga das Nações feminina, em Brasília.

São 15 jogadores à disposição para as partidas: os levantadores Fernando Cachopa e Thiaguinho; os opostos Wallace, Alan e Rafael Araújo; os centrais Lucão, Maurício Souza, Isac e Flávio; os ponteiros Lucarelli, Douglas Soua, Rodriguinho e Lucas Lóh, e os líberos Thales e Maique. E eles estão em diferentes níveis de preparação, já que os finalistas da Superliga, por exemplo, se juntaram depois ao elenco. Desta forma, a torcida poderá ver várias caras novas em ação.

Com um extenso calendário pela frente (Pré-Olímpico, Sul-Americano, Pan e Copa do Mundo) nesta temporada, o elenco passará por rotações para evitar um desgaste físico ainda maior.

Lucarelli se apresentou a Seleção na tarde de ontem, juntamente com os demais companheiros de Taubaté (Lucão, Douglas Souza e Thales).

- Os amistosos aqui em Campinas vão ser bem importantes, principalmente para os levantadores, que estão no primeiro ano com essa função, e para todos nós aprimorarmos o entrosamento. E vamos enfrentar logo uma equipe muito boa, o Canadá, que vem nos últimos anos evoluindo bastante. Tudo isso em uma cidade que respira voleibol, então, acho que tem tudo para ser uma semana bastante proveitosa - disse o campeão olímpico.

Estreando na seleção principal, o central Flávio confessa uma certa ansiedade pelo primeiro jogo com a camisa da equipe brasileira adulta, mas está confiante com os atletas que tem ao lado.

- Tive passagens pela seleção de base e pela seleção de novos e é sempre um prazer treinar e vestir essa camisa da Seleção Brasileira. Treinar com os melhores é uma honra. Confesso que estou um pouco ansioso para esse primeiro jogo da temporada, é normal esse friozinho na barriga, mas estou tranquilo. O grupo é muito bom e sei que, em qualquer necessidade, vou receber a ajuda necessária - concluiu Flávio.

O técnico Renan comemora a oportunidade de estar em Campinas com a Seleção Brasileira. O treinador, que tem uma história com a cidade, está confiante em fazer, neste local, a preparação final do Brasil.

- Joguei minha primeira competição como atleta aqui em Campinas, o Campeonato Brasileiro, em 76, quando eu tinha 16 anos. Acabei sento eleito o melhor jogador do campeonato e saiu dali a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira. Lembro do ginásio como se fosse hoje, e com o decorrer dos anos vim várias vezes a Campinas, mas voltar hoje como técnico da Seleção Brasileira é muito especial - contou Renan, que está satisfeito com a chance de enfrentar uma forte seleção nestes próximos dias.

- O Canadá é uma equipe que está sendo percebida no mercado internacional, é a sexta colocada no ranking entre as melhores do mundo, e logisticamente foi viável porque eles jogam a primeira etapa da Liga das Nações na Argentina. Estrategicamente é importante porque eles têm um modelo de jogo muito parecido com a seleção americana, nosso primeiro adversário na Liga das Nações. Serão dois testes muito bons - afirmou Renan.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter