Projeto Índio Team decola na Cidade de Deus: ‘Crescendo cada vez mais’

Aos 41 anos, o carioca Ricardo da Cruz procura compartilhar os ensinamentos adquiridos ao longo da sua vida com crianças e adolescentes da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro

Projeto de Índio na Cidade de Deus conta com aulas de Jiu-Jitsu e Muay Thai (Foto divulgação)
Projeto de Índio na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, conta com aulas de Jiu-Jitsu e Muay Thai (Foto: Divulgação)

Escrito por

Por Mateus Machado

À frente do Projeto Índio Team, Ricardo da Cruz, mais conhecido como "Índio", vem, aos poucos, transformando a vida de crianças que moram na Cidade de Deus (RJ). Aos 41 anos, o carioca - grau preto de Muay Thai e faixa-preta de Jiu-Jitsu - procura compartilhar os ensinamentos adquiridos ao longo da sua vida com crianças e adolescentes.

Conheça a história do Projeto Índio Team, na Cidade de Deus, aqui

- Resumo o meu trabalho junto ao projeto social como algo que insere o esporte como forma de aprendizado para que crianças, jovens e adultos tenham uma boa oportunidade de ver o esporte, no meu caso o Jiu-Jitsu e Muay Thai, como uma espécie de mudança de vida. Meu papel é ensinar e instruir eles sobre a importância do projeto na comunidade. Estamos crescendo cada vez mais com o nosso propósito e a expectativa é muito boa para os próximos anos - disse Índio em entrevista à TATAME.

Integrante da equipe Tata Fight Team (TFT), Índio revelou também como funcionam as contribuições para o projeto, afirmando que solicita a lojas e mercados próximos ajuda com lanches para os jovens que fazem parte do Índio Team, e que toda ajuda é bem-vinda.

- Tentamos buscar parcerias com lojas e mercados para doação de lanches, sucos e biscoitos. Com um trabalho bem feito e honesto, acredito muito que as coisas vão melhorar ainda mais nos próximos anos - contou Ricardo, que também ressaltou sua gratidão com a ajuda oferecida por Ronaldo Anquieta, que age diretamente a favor de diversos projetos.

- O papel do Ronaldo Anquieta é a oportunidade de mudar a história do projeto com apoio e estruturação de algo que já visualizamos desde o início de tudo. É uma pessoa que está tornando o sonho de muitas pessoas realidade e tenho certeza que vai fazer muito mais - afirmou.

Empolgado e disposto a fazer cada vez mais por sua comunidade e, consequentemente, pelas crianças e adolescentes da Cidade de Deus, o casca-grossa falou sobre a importância das artes marciais e suas filosofias para a vida delas, reforçando também o fato de que, hoje em dia, os esportes de luta podem oferecer um futuro melhor para os jovens.

- A importância da arte marcial nas comunidades é a mudança de vida que isso pode proporcionar na vida dessas crianças e adolescentes como um todo. A arte marcial transforma vidas e, hoje em dia, pode ser perfeitamente a profissão de um indivíduo. Seja como lutador ou professor, hoje o Jiu-Jitsu te oferece um padrão melhor de vida - concluiu.

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter