EUA justificam veto a árbitro somali por supostos vínculos com terrorismo
Árbitro de 34 anos foi barrado pelo governo norte-americano

O governo Trump impediu o árbitro somali Omar Abdulkadir Artan de atuar na Copa do Mundo. A justificativa para a decisão, anunciada na terça-feira (9), baseia-se em supostos vínculos do profissional com "suspeitos de integrar organizações terroristas". Barrado nos Estados Unidos às vésperas do início do torneio, o juiz integrava a lista dos 52 árbitros escalados pelo comitê organizador.
O bloqueio na alfândega
Eleito o melhor árbitro da África em 2025, Artan faria história como o primeiro representante de seu país a atuar em uma Copa do Mundo. Contudo, o serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) impediu sua participação no último fim de semana, logo após seu desembarque em Miami.
Uma autoridade norte-americana justificou a inelegibilidade do viajante com base na Lei de Imigração e Nacionalidade (INA), mesmo diante de relatos de que ele portava um visto válido.
— Após uma inspeção mais detalhada, foram descobertas informações desabonadoras, incluindo associação com suspeitos de integrar organizações terroristas — disse a autoridade. "Após uma inspeção mais detalhada, foram descobertas informações desabonadoras, incluindo associação com suspeitos de integrar organizações terroristas", completou a autoridade.

Indignação e diplomacia travada
O governo da Somália lamentou a decisão e informou que as tratativas com Washington e com a Fifa não obtiveram êxito.
— Suas conquistas internacionais são motivo de honra e orgulho para o povo somali — afirmou o Ministério dos Esportes em comunicado.
A Federação Somali de Futebol (SFF) classificou o episódio como um revés para um profissional reconhecido pela integridade. Em contrapartida, a Fifa adotou postura neutra e declarou que "não participa dos processos migratórios dos países anfitriões, incluindo a concessão de vistos, e foi informada pelas autoridades de que a situação do sr. Artan não será alterada neste momento".
Resiliência e o rigor de Washington
Apesar do episódio, Artan demonstrou tranquilidade no aeroporto de Istambul antes de regressar à Somália:
— Gostaria de agradecer à Fifa por ter me apoiado durante todo esse processo, assim como ao povo somali. Sou muito grato à Fifa e também à CAF (Confederação Africana de Futebol) — declarou o árbitro à Reuters.
Rigidez norte-americana
O comissário da CBP, Rodney Scott, ratificou nesta terça-feira que viajantes são regularmente impedidos de entrar nos Estados Unidos por não atenderem aos requisitos legais ou por representarem uma ameaça.
— Não me importa qual é a sua profissão. A lei continua sendo a lei — disse Scott durante um evento em Washington promovido pelo Center for Immigration Studies, organização que defende políticas de imigração mais restritivas.
— Se você não atende aos requisitos para entrar no país, não vamos permitir sua entrada apenas porque queremos que você arbitre uma partida — completou o comissário.
🎁 Ganhe R$5 toda semana em aposta grátis na Superbet
* É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
➡️ Quando Neymar pode voltar? Entenda as etapas da recuperação
Tudo sobre

Copa do Mundo 2026
Campeão da Copa pela Argentina anuncia aposentadoria da seleção
Há 8 minutos
Seleção Brasileira
Você gostaria de outro técnico no lugar de Ancelotti na Seleção? Vote
Há 1 hora
Fora de Campo
Argentinos detonam Ronaldo e Ronaldinho na final da Copa: 'Pitoresco'
Há 2 horas
Fluminense
Zubeldía define futuro no Fluminense após sondagem do Equador
Há 3 horas
Copa do Mundo 2026
Confira quais clubes mais receberam dinheiro da Fifa por ceder atletas à Copa do Mundo
Há 5 horas
Fora de Campo
Terry Crews e Vini Jr se encontram no Cristo Redentor
Há 8 horasMais LANCE!

Com Ancelotti especulado na Itália, torcedores sugerem troca por plano A da Azzurra

Especulado no Real Madrid, Rodri será submetido a cirurgia nas costas

Estrangeiros se encantam com Pedro e questionam ausência na Copa: 'Não se explica'

Ferran Torres, autor do gol decisivo na final da Copa, dispara em interesse na internet

Destaque da Copa do Mundo assina com clube de Snoop Dogg

Balanço da Copa termina como vice-líder entre programas de debate esportivo na TV aberta

Torcedora argentina cria abaixo-assinado para anular final da Copa

Kanté não queria jogar pela França e quase atuou por outra seleção, revela Jamie Vardy

Ochoa anuncia aposentadoria após disputar a Copa do Mundo pelo México

Árbitro da Copa do Mundo e Premier League anuncia aposentadoria

Joia do Palmeiras é cotada para brilhar na Copa do Mundo de 2030

Com xodó e sem brasileiros, Fifa divulga seleção da Copa do Mundo

A taça não faz a coroa: por que a imortalidade do futebol vai além da Copa do Mundo



