Goffin vira sobre Simon em Miami e faz segunda semi seguida de Masters 1000

Belga quebrou o tabu há duas semanas, em Indian Wells, e embala a segunda semifinal seguida em Miami

David Goffin na coletiva da final da Copa Davis. Crédito: Paul Zimmer
David Goffin (ao centro) (Crédito: Paul Zimmer)

Escrito por

O belga David Goffin, 15º da ATP, se classificou, nesta quarta feira, para a segunda semifinal seguida de Masters 1000 – em Indian Wells, caiu para Milos Raonic. Sem nunca ter chegado tão longe em um Masters antes do torneio californiano, ele prova que vive a melhor fase da carreira.

O tenista bateu o francês Gilles Simon, 19º por 3/6, 6/2 e 6/1, em quase duas horas de um jogo de momentos opostos: enquanto no primeiro set prevaleceu a correria e a regularidade de Simon, o top 15 foi bem melhor nos últimos dois, merecendo a vaga. Ao final da partida, os 34 erros não forçados do francês – Goffin cometeu 42 -, que tem sua estratégia pautada no baixo número de pontos dados de graça, deixaram evidente quem foi melhor.

O belga foi quebrado, pela primeira vez no torneio, quando sacava em 1/2 no 1º set, após perder quatro break points no game anterior. Simon ainda enfrentou mais duas chances de quebra servindo no game derradeiro da parcial, em 5/3, mas novamente resistiu e saiu na frente.

No segundo set, Goffin melhorou e suas bolas passaram a entrar, à medida que Simon diminuiu sua regularidade e passou a errar mais. Os dois trocaram quebras a partir do game em que o francês servia em 1/2 e David voltou a quebrar Gilles no 2/3, abrindo 5/2. Então, no game derradeiro, a terceira quebra imposta pelo 15º do ranking no set levou o jogo à parcial decisiva.

Na terceira etapa, o ritmo continuou o mesmo, com o tenista de Liège acumulando cada vez mais confiança e disparando diversos winners, como se fosse algo banal. Simon, irritado, não resistiu e teve o saque vazado duas vezes, no 0/1 e no 1/4 . Assim, David Goffin finalizou em 2x1 no sétimo game, carimbando, em 1h57, o passaporte para a semifinal de Miami pela primeira vez na carreira.

Na sequência, ele enfrenta o vencedor da partida entre o número 1 da lista, Novak Djokovic, e o 7º do ranking, Tomas Berdych, que farão o masculino da rodada noturna de hoje, logo mais, às 22h, com transmissão do Tênis News.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter