Brasil é convocado para o Mundial de Cadeirantes na Itália
Ymanitu Silva é um dos destaques, ele é o 8º do mundo

O tênis em cadeira de rodas brasileiro terá um grande desafio pela frente. Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, o Time Brasil BRB participa da Copa do Mundo por equipes, competição que reunirá os melhores atletas do planeta na modalidade em Sardenha, na Itália.
O país estará representado no torneio pelas quatro categorias: masculina, feminina, quad e júnior. Nesta semana, a CBT divulga a convocação para o evento.Na categoria open masculino, foram convocados Daniel Rodrigues (24º do mundo na categoria), Gustavo Carneiro (37º), Bruno Makey (177º) e Felipe Santana (224º). Compõem o time feminino Meirycoll Duval (26ª), Ana Caldeira (46ª), Lucimaria Oliveira (56ª) e Maria Fernanda Garcia (101ª).
O time quad contará com Ymanitu Silva (8º), Augusto Fernandes (32º) e Leandro Pena (S/R). E o grupo juvenil terá a promissora Jade Lanai (2ª do mundo), João Takaki (6º), Cesar Adolfo (18º) e Arthur Dantas (S/R).
Os atletas foram convocados conforme os critérios estabelecidos pelo departamento de tênis em cadeira de rodas da CBT. Foram chamados os dois primeiros colocados de cada categoria no ranking, com mais dois atletas convocados conforme avaliação técnica.
"Essa é a quarta edição consecutiva que estamos indo para o Mundial com todas as categorias, o que demonstra o trabalho que estamos fazendo para o desenvolvimento do TCR brasileiro. A nossa categoria júnior, inclusive, pegou pódio nos últimos mundiais. Ou seja, estamos trabalhando com um olhar atento para o futuro. Essa convocação já faz parte do novo ciclo paralímpico, já pensando em Paris-2024, e por isso estamos levando alguns atletas experientes, mas também atletas que terão oportunidade de vivenciar esse ambiente de Mundial e se desenvolverem ainda mais na modalidade", destaca Jesus Tajra, vice-presidente da CBT.A classificação para a Copa do Mundo por equipes em todas as categorias representa um grande feito para o tênis em cadeira de rodas brasileiro. Devido aos resultados obtidos anteriormente, a categoria masculina e júnior estavam previamente classificadas para a competição. Em maio, os times feminino e quad participaram de um Qualifying, em Portugal, e também conquistaram as sonhadas vagas.A delegação brasileira que viajará à Itália irá acompanhada de um treinador para cada categoria, com Raphael Oliveira (Open M), Leo Butija (Open F), Vinícius Cyrillo (Quad) e Guilherme Oliveira (Júnior).

Tênis
Luisa Stefani fica com o vice na final de duplas de Wimbledon
Há 1 hora
Tênis
Veja os lances do vice-campeonato de Luisa Stefani nas duplas de Wimbledon
Há 3 horas
Tênis
Sinner x Zverev na final de Wimbledon; horário e onde assistir
Há 3 horas
Tênis
Luisa Stefani na final das duplas de Wimbledon; horário e onde assistir
Há 6 horas
Tênis
Guto Miguel leva Brasil ao topo de Wimbledon nas duplas juvenis após 12 anos
Há 12 horas
Tênis
Sinner volta a dominar Djokovic e vai buscar o bi de Wimbledon
Há 1 diaMais LANCE!

João Fonseca estaciona no ranking após campanha em Wimbledon

Zverev ultrapassa Alcaraz no ranking com final inédita em Wimbledon

Luisa Stefani avança à final inédita de duplas em Wimbledon

Djokovic x Sinner na semifinal de Wimbledon; horário e onde assistir

Zebra de Wimbledon ganha 78 posições e ameaça João Fonseca

Djokovic ironiza partida de Lionel Messi na Copa do Mundo

Com Luisa Stefani em ação, veja os jogos de Wimbledon 2026 hoje (08/07)

O que fazer em um dia sem jogo de Copa? Confira a agenda esportiva

Djokovic avança e encara Sinner na semifinal em Wimbledon

Guto Miguel se junta a João Fonseca e é confirmado em torneio no Maracanãzinho

Sem João Fonseca, Brasil segue vivo em Wimbledon

Número 1 juvenil do mundo, Guto Miguel treina com Sinner em Wimbledon

Djokovic, Sinner e Naomi Osaka: os jogos de Wimbledon 2026 hoje (07/07)



