Janeth recorda medalha do basquete feminino em Sydney 2000

Sem Paula e Hortência, ex-ala liderou a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Sydney. Equipe ficou com o bronze ao vencer a Coreia do Sul por&nbsp;84 a 73<br>

Janeth
Ex-ala da Seleção Brasileira de Basquete, Janeth relembrou medalha de bronze em Sydney &nbsp; (FOTO: Bernardo Cruz)

Escrito por

Para a Seleção Brasileira feminina de basquete, os Jogos Olímpicos de Sydney 2000 representaram um dos maiores desafios já encarados pela equipe. Depois do título mundial conquistado em 1994 e da prata em Atlanta 1996, a pressão em cima de um time renovado e já sem Paula e Hortência, era enorme.

Apesar de a equipe ter demorado para engrenar, o grupo brasileiro, liderado por Janeth, conquistou mais uma medalha para o basquete do Brasil. Uma medalha de bronze, mas com uma importância única para quem viveu aquela campanha.  

- Essa medalha teve um gostinho especial de ouro. Passamos por momentos difíceis, mas superamos tudo com muita união. Essa foi uma geração de jogadoras vencedoras e que deram muito orgulho ao basquete brasileiro - lembrou Janeth, autora de 164 pontos, com uma média de 20,5 por partida.

- Éramos uma geração que estava sendo renovada e muito unida. Fazíamos muitas brincadeiras com as novatas, que buscavam o lanche da noite. Ficávamos em dois apartamentos com seis atletas em cada, mas sempre nos reuníamos para conversar sobre a importância de estar lá e até onde desejávamos chegar. Aquela medalha representou muito para o nosso basquete - disse a ex-atleta.

O caminho até a medalha, no entanto, não foi nada fácil. Com duas vitórias — 76 x 60 na Eslováquia e 82 x 48 em Senegal — e três derrotas — 70 a 81 para a Austrália, 70 a 73 para a França e 60 a 61 para o Canadá — na primeira fase, as brasileiras encontraram nas quartas de final a Rússia, uma das potências na modalidade, e venceram pelo placar apertado de 68 x 67. Com o resultado, o time verde e amarelo se classificou para a semifinal.

- Lembrei a todas que se ganhássemos da Rússia, iríamos estar entre as quatro melhores. Uma derrota nos levaria para a decisão de quinto ao oitavo. Eu estava com muita confiança na vitória e acho que consegui passar essa força para as meninas. Eu ficava o tempo inteiro gritando para elas que a medalha era nossa. E chamei a responsabilidade para mim -  contou Janeth, falando ainda sobre a comemoração da equipe brasileira ao assegurar o bronze em jogo diante a Coréia do Sul, na semifinal, 

- Depois de tantos anos, ainda consigo me lembrar da festa que fizemos para comemorar dentro da vila olímpica. São memórias como essas que ficam e são eternas. Estávamos muito felizes e foi a minha segunda medalha olímpica. Desejo para as meninas que vão disputar os Jogos Olímpicos do Rio que elas vivam eternamente este momento - recordou.

Na final, os Estados Unidos ficaram com o ouro ao vencerem a Austrália pelo placar de 76 a 54.

A campanha do Brasil em Sydney 2000:

Brasil 76 x 60 Eslováquia
Brasil 70 x 81 Austrália
Brasil 82 x 48 Senegal
Brasil 70 x 73 França (63 x 63 no tempo normal)
Brasil 60 x 61 Canadá
Brasil 68 x 67 Rússia
Brasil 52 x 64 Austrália
Brasil 84 x 73 Coréia do Sul (65 x 65 no tempo normal)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter