LANCE! TÁTICO: Portugal consegue virar a página Cristiano Ronaldo?
Enquanto CR7 continua escrevendo capítulos improváveis, Portugal tenta descobrir quem será quando a era do astro chegar ao fim

Outro dia ouvi uma frase que ficou na minha cabeça. "Espero que Portugal ganhe a Copa com ele e por ele." A frase foi dita pelo Vitinha. E, sinceramente, ela me fez pensar mais do que qualquer resultado desta Copa. Porque talvez exista uma pergunta mais interessante envolvendo Portugal: Portugal está tentando ganhar uma Copa do Mundo ou está tentando dar o final perfeito para a maior história da sua seleção?
E existe uma diferença enorme entre essas duas coisas. Cristiano Ronaldo não é apenas o maior jogador da história de Portugal. Ele é Portugal para uma geração inteira.
Durante mais de 20 anos, qualquer conversa sobre a seleção portuguesa começava e terminava nele. E isso não é uma crítica. É um privilégio. Pouquíssimas seleções tiveram o melhor jogador da sua história por tanto tempo. O problema é que privilégios também criam dependências. E talvez Portugal esteja descobrindo isso agora.
Porque existe uma diferença enorme entre ter Cristiano Ronaldo em campo e ter o CR7, uma máquina, uma besta enjaulada com ódio. Esse Cristiano não existe mais. E não existe porque ninguém vence o tempo. Nem Cristiano Ronaldo. Nem Messi. Nem ninguém.

Depois do empate contra a República Democrática do Congo, muitas críticas apareceram. A seleção toda não convenceu… E, mais uma vez, a principal conversa da seleção portuguesa continuou sendo Cristiano Ronaldo.
Aí veio o Uzbequistão. Vitória por 4 a 0. Dois gols do CR7. E a pergunta voltou ainda mais forte: por que e como exatamente você vira a página de alguém que continua escrevendo novos capítulos?
Talvez esse seja o verdadeiro dilema de Portugal. Todo mundo sabe que a era Cristiano está chegando ao fim. O problema é que o próprio Cristiano parece se recusar a colaborar. Quando a discussão começa, ele aparece. Quando as críticas aumentam, ele responde. Quando parece que Portugal está pronto para seguir em frente, ele volta a ser protagonista. E talvez a pergunta nem seja se Cristiano ainda pode ajudar… Claro que pode!
A pergunta é outra: Portugal consegue se imaginar sem Cristiano Ronaldo? Porque uma coisa é substituir um jogador. Outra completamente diferente é substituir uma era. Quem vai assumir o volante desse carro? Bruno Fernandes? Vitinha? Bernardo Silva? Rafael Leão? João Neves? Talvez seja um deles… Talvez seja a soma de todos. Mas, por enquanto, a sensação é que Portugal parece aquele filho que passou a vida inteira andando ao lado do pai.
O problema não é quando o pai vai embora. O problema é descobrir quem você é quando ele não está mais ali. E talvez seja justamente essa a discussão mais interessante da seleção portuguesa nesta Copa.
Não sei se Cristiano ainda é capaz de decidir jogos… Mas se Portugal já descobriu quem será quando a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas deixar de ser Cristiano Ronaldo.
🔥 MELHOR PALPITE: Aposte em Cristiano Ronaldo para marcar a qualquer momento em Colômbia x Portugal @2.01
É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Próximo jogo de Portugal na Copa do Mundo
A seleção portuguesa terá pela frente a Colômbia, no sábado (27), em um confronto que pode definir quem terminará a chave na liderança. Para se classificar à próxima fase, os portugueses, que ocupam o segundo lugar no grupo com quatro pontos, precisam vencer o duelo para assumir a ponta.
No entanto, existe também um cenário em que Portugal pode se classificar mesmo em caso de derrota. Para isso, a RD Congo não pode tirar a diferença no saldo de gols diante do Uzbequistão. Desta forma, apenas uma combinação específica eliminaria os portugueses: uma derrota para a Colômbia acompanhada de uma vitória da RD Congo por goleada. No cenário citado, Cristiano Ronaldo e a seleção seriam eliminados ainda na fase de grupos.

Fora de Campo
Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV
Há 5 horas
Fora de Campo
Sensação da Copa, atleta marca em sua estreia por novo time
Há 6 horas
Futebol Internacional
Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais
Há 13 horas
Fora de Campo
Vozinha desembarca para se apresentar no Colo-Colo e viraliza: 'Impressionante'
Há 13 horas
Palmeiras
Copa impulsiona destaques do Palmeiras em sequência decisiva por títulos
Há 2 dias
Futebol Internacional
Autorizado a usar apelido na camisa, Vozinha pode desistir de atuar no Colo-Colo; entenda
Há 3 diasMais LANCE!

Fifa anuncia desistência de plano de Infantino para vender parte da Copa

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Conmebol se posiciona sobre plano de vender ações da Fifa: 'Futebol primeiro'

Possível mudança na Copa do Mundo divide opiniões: 'Muitos jogos'

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030

Movimento da Fifa prevê Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Assessor de Infantino renuncia após plano polêmico para Copa do Mundo

Lúcio de Castro: Infantino, o refém, e o capitão Renault

Boicote ao plano da Fifa já reúne quase cem países contra Infantino

Programa da ESPN debate futuro do futebol brasileiro; confira

Companheira de Mbappé tomará medidas judiciais sobre boatos do relacionamento

De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube

'Não era assim': Michael Olise quebra o silêncio após eliminação da França na Copa



