De finais históricas a polêmicas: relembre os capítulos marcantes da arbitragem brasileira em Copas

Árbitros brasileiros já estiveram no comando de partidas que entraram na história das Copas

PorArtur HenriqueBelo Horizonte (MG)
08/06/2026 20:44
Sandro Meira Ricci copa de 2018 (Foto: Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress)
Sandro Meira Ricci copa de 2018 (Foto: Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress)
Ver Resumo da matéria por IA
Pela primeira vez na história, um árbitro brasileiro foi escolhido para comandar a partida de abertura de uma Copa do Mundo. Wilton Pereira Sampaio foi o nome selecionado pela Fifa para apitar o confronto entre México e África do Sul, nesta quinta-feira (11), às 16h (de Brasília), na Cidade do México, marcando mais um capítulo importante para a arbitragem nacional em Mundiais.
Resumo supervisionado pelo jornalista!

Pela primeira vez na história, um árbitro brasileiro foi escolhido para comandar a partida de abertura de uma Copa do Mundo. Wilton Pereira Sampaio foi o nome selecionado pela Fifa para apitar o confronto entre México e África do Sul, nesta quinta-feira (11), às 16h (de Brasília), na Cidade do México, marcando mais um capítulo importante para a arbitragem nacional em Mundiais.

Assim como Wilton estará, outros árbitros brasileiros também estiveram à frente de partidas históricas ao longo das Copas do Mundo. O Lance! relembra alguns dos jogos mais emblemáticos comandados por representantes do Brasil no principal torneio do futebol mundial.

continua após a publicidade

Ao longo da história, 16 árbitros brasileiros já apitaram partidas de Copa do Mundo. Entre eles, alguns tiveram a oportunidade de conduzir confrontos decisivos e até mesmo finais do torneio.

Finais de Copa

A primeira final de Copa do Mundo apitada por um brasileiro aconteceu em 1982. Na ocasião, Arnaldo Cezar Coelho comandou a vitória da Itália por 3 a 1 sobre a Alemanha Ocidental, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Liderada por Paolo Rossi, artilheiro e principal destaque da competição, a seleção italiana conquistou seu terceiro título mundial.

continua após a publicidade

Quatro anos depois, foi a vez de Romualdo Arppi Filho representar a arbitragem brasileira na decisão da Copa do Mundo de 1986, disputada no México. O árbitro esteve no comando da vitória da Argentina por 3 a 2 sobre a Alemanha Ocidental, no Estádio Azteca. A campanha ficou marcada pelas atuações históricas de Diego Maradona, que conquistou seu único título mundial e segundo dos "hermanos".

Uso de tecnologia inédita

Outro momento marcante envolvendo um árbitro brasileiro ocorreu na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Sandro Meira Ricci apitou a vitória da França por 3 a 0 sobre Honduras, partida que entrou para a história por registrar o primeiro gol validado com o auxílio da tecnologia da linha do gol em um Mundial.

continua após a publicidade

No lance, Karim Benzema acertou a trave e, na sequência, o goleiro Noel Valladares acabou empurrando a bola para dentro da própria meta. A jogada gerou dúvidas inicialmente, mas a tecnologia confirmou imediatamente que a bola havia ultrapassado completamente a linha, permitindo que Sandro Meira Ricci validasse o gol.

Polêmica de arbitragem

Na primeira Copa do Mundo da história, disputada em 1930, o árbitro brasileiro Gilberto de Almeida Rego protagonizou um dos episódios mais polêmicos daquele Mundial. Durante a partida entre Argentina e França, válida pela fase de grupos, o brasileiro encerrou o jogo antes do tempo regulamentar.

continua após a publicidade

A Argentina vencia por 1 a 0 quando a França pressionava em busca do empate nos minutos finais. Para a surpresa de jogadores, torcedores e integrantes das duas delegações, Gilberto de Almeida Rego apitou o fim da partida cerca de seis minutos antes do término previsto, justamente quando os franceses construíam uma jogada de ataque promissora.

A decisão provocou revolta imediata dos jogadores franceses e de sua comissão técnica, que cercaram a arbitragem para protestar. Diante da confusão e após perceber o equívoco, o árbitro voltou atrás e reiniciou a partida. Apesar da retomada do confronto, o tempo restante não foi suficiente para a França buscar o empate. A Argentina manteve a vantagem e confirmou a vitória por 1 a 0, em um jogo que ficou marcado por uma das maiores controvérsias de arbitragem da história das Copas do Mundo.

continua após a publicidade

Arbitragem Brasileira na Copa de 2026

Para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil será o país com o maior número de representantes na arbitragem. Ao todo, a Fifa selecionou três árbitros principais e outros seis profissionais brasileiros para atuar como assistentes e integrantes da equipe de vídeo.

Os árbitros escalados para o Mundial são Wilton Pereira Sampaio, Ramon Abatti Abel e Raphael Claus. Além deles, a delegação brasileira da arbitragem contará com Bruno Boschilia, Bruno Pires, Danilo Manis, Rafael Alves e Rodrigo Figueiredo como assistentes. Já Rodolpho Toski Marques integrará a equipe de arbitragem de vídeo (VAR).

continua após a publicidade
O arbitro Wilton Pereira Sampaio durante partida entre Cruzeiro e Flamengo no estadio Mineirao
Wilton Pereira Sampaio (Foto: Gilson Lobo/AGIF/Gazeta Press)

🤑 Aposte em jogos da Copa do Mundo! Clique aqui e saiba mais!
É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável

Sugerida para você!

Mais LANCE!