Árbitro de Brasil x Noruega da Copa de 98 recorda polêmica do pênalti de Júnior Baiano
Lance! entrevista o árbitro que superou o linchamento da mídia na Copa de 1998

Luiz Antônio Araujo - Especial para o Lance!
Para o único indivíduo a apitar um jogo entre Brasil e Noruega em Copas do Mundo até este domingo (5), o confronto ocorrido em 1998, há 28 anos, foi o início de uma jornada heroica na qual teve de passar pelo inferno para chegar, por fim, à redenção profissional.
A partida, válida pela fase de grupos do Mundial da França, em 23 de junho de 1998, no estádio Vélodrome, em Marselha, estava empatada quando o árbitro norte-americano de origem iraniana Esfardian "Esse" Baharmast flagrou um pênalti contra o Brasil que, convertido, levou a Noruega à vitória por 2X1.
"Aos 87 minutos, houve um cruzamento da esquerda da Noruega para o canto direito da área brasileira. A bola estava vindo, e eu estava em posição perfeita para ver a área", relata o hoje administrador e instrutor de arbitragem Baharmast, 72 anos, de Denver, Colorado, ao Lance!, por videoconferência.
"Vi que Tore André Flo (centroavante norueguês) tentou subir para cabecear, e Júnior Baiano (zagueiro brasileiro) agarrou-lhe pela parte de trás da camiseta assim e puxa até aqui (faz o gesto de agarrar com a mão e puxar horizontalmente, da frente para trás). A camiseta chega até esta extensão (indica vários centímetros com as mãos), quase como a vela de um barco", descreve.

Horas de pura angústia
Para o Brasil, já classificado para as oitavas de final como campeão do Grupo A, um tropeço constrangedor. Para a Noruega, uma inédita passagem à segunda fase. Quanto ao juiz, 36 horas de angústia ao longo das quais chegou a cogitar o abandono definitivo da arbitragem.
No vestiário, Baharmast recebeu cumprimentos da equipe de arbitragem, mas ficou intrigado com o relato do veterano juiz inspetor Michelle Botreau. Embora tenha considerado a penalidade correta ao assistir o jogo da tribuna, o francês disse-lhe que, no momento da decisão, passou a receber pelo celular ligações de repórteres para os quais não houvera nenhuma infração.
O árbitro da partida tranquilizou o colega: "Eu vi (a infração) com 100% de certeza. Se eu tivesse de apitá-la cem vezes, não mudaria nada e tomaria a mesma decisão outra vez".
E acrescentou: "Amanhã vamos abrir os jornais e, de todos os cinegrafistas e fotógrafos, algum terá a imagem da camiseta sendo puxada".
➡️ Gonçalves revive Brasil x Noruega de 98 e alerta sobre Haaland

Massacrado pela mídia
No dia seguinte, 24 de junho, a cobertura jornalística do jogo foi unânime: não houvera pênalti e Baharmast não deveria estar apitando jogos da Copa do Mundo.
"A certa altura, eu disse: 'Deus, se eu tiver de abandonar este esporte e encerrar minha carreira de árbitro, está em suas mãos'. Se todo mundo está dizendo que você não está certo e que você é terrível, fica difícil realizar arbitragem em nível tão alto outra vez", explica.
O juiz chegou a ouvir admoestações de colegas. "Alguns disseram: 'Esse, você apitou tão bem a partida inteira. Por que tinha de dar aquele pênalti no último minuto?'. Eu respondi: 'Porque eu estava lá, por que eu não posso dar a decisão correta?", recorda.
Havia, porém, uma lacuna: nenhuma das 16 câmeras da Fifa em funcionamento durante a partida flagrara infração evidente no lance.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A foto que mudou tudo
Na madrugada do dia 25 (noite do dia 24 nos Estados Unidos), Baharmast foi despertado por um telefonema de sua mulher, que retornara a Denver logo depois do jogo e informava-o da existência de uma foto localizada na internet na qual Júnior Baiano puxava a camiseta de Flo. A imagem havia sido garimpada por dois jovens juízes norte-americanos.
Pela manhã, o juiz dos computadores desceu à sala de trabalho com computadores instalada pelo hotel, visualizou a foto enviada pela mulher e pensou: "Obrigado, Deus, obrigado, obrigado, obrigado. Existe justiça".
O primeiro colega a quem Baharmast mostrou a imagem foi o dinamarquês Kim Milton Nielsen, que ficaria célebre pelo cartão vermelho a David Beckham cinco dias depois no jogo entre Inglaterra e Argentina. Impressionado pelo flagrante, Nielsen decidiu brincar com os outros árbitros: salvou a imagem como protetor de tela de todos os computadores da sala.
Em seguida, Baharmast soube que a emissora de TV sueca SVT transmitira a partida ao vivo para o país utilizando uma câmera na qual a infração ficava visível: "Na Suécia, não tinha havido polêmica sobre o pênalti. Eles se perguntaram: 'Por que o mundo está falando de pênalti imaginário?'".
"Eu era como uma criança numa loja de doces", afirma Baharmast sobre seu estado de espírito depois do aparecimento das imagens.
O episódio passou à história como o primeiro em que a divulgação de imagens pela internet serviu para dirimir dúvidas em uma competição esportiva global. O presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, David Will, referiu-se à fotografia em uma coletiva de imprensa e sugeriu que os críticos de Baharmast pedissem desculpas ao árbitro.
➡️ Brasil busca primeira vitória sobre a Noruega; histórico recente alimenta esperança

Referência e fama
O pênalti apitado pelo norte-americano foi considerado pela Associação Nacional de Juízes Esportivos (Naso, na sigla em inglês) dos Estados Unidos como uma das 18 melhores decisões de todos os tempos em todos os esportes. Em 2022, Baharmast passou a integrar o Hall Nacional da Fama do Futebol nos EUA, ao lado de Pelé, Franz Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Hope Solo, entre outros.
O caso de 1998 é também apontado como um dos fatores que contribuíram para a adoção do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês). Questionado sobre essa relação, a primeira reação de Baharmast é irônica: "Sou melhor que o VAR porque vi o que 16 câmeras não viram. Deveriam me pagar em dobro". Ele afirma que a tecnologia cumpre um papel positivo no esporte e pode "salvar vidas de árbitros".
Em 2018, quando se completou o 20º aniversário do jogo do Vélodrome, torcedores noruegueses promoveram em Oslo uma partida comemorativa com a participação de jogadores e árbitros do certame original. Embora não tenha entrado em campo, Baharmast participou como convidado ao lado de Bebeto, Tore André Flo e Júnior Baiano, entre outros. Antes do jogo, repórteres perguntaram a Flo e Baiano o que pensavam sobre o lance famoso. O primeiro disse que tinha havido pênalti, e o segundo, que o lance fora normal. No mesmo instante, o telão do estádio exibia a cena do puxão na camiseta. Os presentes apontaram as imagens, e o jogador brasileiro comentou: "É, talvez uma pequena falta".
🔥 Aposte R$100 no Brasil contra a Noruega na Esportivabet e receba R$100 de volta se perder
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030
Há 19 horas
Copa do Mundo
Relatório revela ameaças de atentado contra Messi na Copa do Mundo 2026
Há 2 dias
Fora de Campo
Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030
Há 2 dias
Copa do Mundo
Uefa pagou indenização a suposta amante de Infantino, diz jornal inglês
Há 2 dias
Futebol Internacional
Atacante da Inglaterra é acusado de agressão após incidente em Londres
Há 2 dias
Copa do Mundo
Conmebol reforça apoio a Infantino e se distancia da Uefa em crise na Fifa
Há 2 diasMais LANCE!

Vozinha revela impacto da Copa do Mundo na carreira: 'Virou do avesso'

Jogador fica livre no mercado após a Copa do Mundo pela Seleção

Jogador do Barcelona cumpre promessa após título da Copa; veja

Após fracasso na Copa do Mundo, Uruguai anuncia Diego Forlán como novo técnico

Copa Feminina irá parar calendário do futebol brasileiro por até 45 dias; entenda

Fifa pede desculpas a federações por projeto de venda da Copa do Mundo

Figo dispara contra plano de Infantino: 'Baixo, vergonhoso e egoísta'

Arsène Wenger diz não ter compactuado com plano de Infantino

Cidades-sede dos EUA cobram Fifa por promessa milionária feita para a Copa do Mundo de 2026

Espanha define volta após título mundial e fecha 2026 contra a Inglaterra

Orjan Nyland, algoz do Brasil, é anunciado pelo RB Leipzig até 2028

Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV

Sensação da Copa, atleta marca em sua estreia por novo time



