Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Arsène Wenger diz não ter compactuado com plano de Infantino

Chefe de desenvolvimento da entidade afirma que soube da proposta pela imprensa

PorRedação Lance!Rio de Janeiro (RJ)
04/08/2026 22:33
FIFA announces Arsene Wenger as Chief of Global Football Development
Arsène Wenger é recebido por Gianni Infantino, em Zurique (Foto: Divulgação/FIFA)

Arsène Wenger negou nesta terça-feira qualquer participação no plano estratégico apresentado por Gianni Infantino para a Fifa. Chefe de desenvolvimento global do futebol da entidade desde 2019, o ex-treinador afirmou que tomou conhecimento da proposta pela imprensa e defendeu que o projeto fosse retirado por considerar essencial preservar a independência da instituição.

➡️Tudo sobre os maiores times e as estrelas de futebol do mundo no WhatsApp. Siga o canal Lance! Fut Internacional

Em comunicado, Wenger também respondeu às críticas recebidas por não ter se manifestado durante a repercussão do caso. Segundo ele, sua atuação na Fifa está restrita ao desenvolvimento técnico do futebol e não envolve decisões estratégicas ou comerciais da entidade.

continua após a publicidade

— Os acontecimentos recentes na Fifa exigem alguns esclarecimentos da minha parte. Não participei deste plano estratégico e tomei conhecimento do projeto inicialmente por meio de notícias na imprensa. A decisão de retirar o projeto foi absolutamente necessária e indiscutível, pois acredito firmemente em uma Fifa independente, que sirva ao nosso esporte com compromisso, transparência e integridade.

Arsene Wenger em evento da Fifa
Arsene Wenger em evento da Fifa (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

Projeto foi retirado após pressão

A proposta apresentada por Infantino previa a criação da Fifa Forward Enterprise (FFE), empresa subsidiária que ficaria responsável por administrar os principais torneios da entidade, como a Copa do Mundo e a Copa do Mundo de Clubes, com abertura para investidores externos.

continua após a publicidade

O objetivo era arrecadar até 4,2 bilhões de dólares (cerca de R$ 21,5 bilhões). No entanto, após manifestações contrárias de diferentes organizações do futebol e da ameaça de boicote liderada pela Uefa, o presidente da Fifa desistiu da iniciativa.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino discursa durante evento nos Estados Unidos antes da final da Copa do Mundo entre Espanha e Argentina
Presidente da Fifa, Gianni Infantino discursa durante evento nos Estados Unidos antes da final da Copa do Mundo entre Espanha e Argentina (Foto: Mandel Ngan/AFP)

Função de Wenger na Fifa

No comunicado, Wenger detalhou que seu trabalho está voltado exclusivamente para o desenvolvimento do futebol. O francês é responsável pela análise de dados das partidas, pelo centro de treinamento online da Fifa, pelo programa de academias de base da entidade em 60 países e pelas competições juvenis organizadas pela instituição.

continua após a publicidade

Além dessas funções, o ex-técnico também atua como consultor técnico da IFAB, órgão responsável pelas regras do futebol.

Ídolo do Arsenal, Wenger comandou o clube inglês durante 22 anos, período em que acumulou 1.231 partidas e conquistou 17 títulos, incluindo três edições da Premier League, tornando-se o treinador mais longevo e mais vitorioso da história da equipe londrina.

Arsène Wenger
Arsène Wenger trabalha para a Fifa desde novembro de 2019 (Foto: VALERIANO DI DOMENICO / AFP)

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Sugerida para você!

Mais LANCE!