Surfe: Raoni Monteiro substitui Wiggolly Dantas em competição olímpica
Feliz pelo retorno às competições internacionais, surfista de Saquarema (RJ) revela expectativa para o ISA World Surfing Games; Competição feminina inicia neste sábado

O convite foi inesperado, e a surpresa só não foi maior do que a felicidade de voltar a competir internacionalmente. Nesta sexta-feira,Raoni Monteiro foi confirmado como novo nome da equipe brasileira que disputará o World Surfing Games, organizado pela Associação Internacional de Surfe (ISA, em inglês), em Biarritz, na França, a partir deste sábado e com fim previsto para o próximo domingo (28). O surfista de Saquarema (RJ) substituirá Wigolly Dantas, que sentiu dores no joelho após participação no Oi Rio Pro e optou por não participar da competição depois de nova avaliação médica.
Neste sábado, acontece a Cerimônia de Abertura, a partir das 10h no horário local (7h horário de Brasília), seguida pelo início da disputa feminina, que se encerra na próxima segunda (22). Entre os dias 23 e 28, os homens caem na água em busca do título, culminando com a Cerimônia de Encerramento.
Com as malas prontas, Raoni embarcará neste sábado, para a apresentação na comuna francesa. Na bagagem, a alegria por voltar a disputar uma competição em terras estrangeiras. Integrante do WCT por oito temporadas, o surfista passou as últimas duas temporadas suspenso. Raoni participou da triagem do Rio Pro neste mês, mas perdeu a vaga para Yago Dora. Apesar do tempo longe das principais competições do surfe, Monteiro afirma que está muito bem preparado para este novo desafio.
- Tenho treinado bastante. O Rio Pro não foi como esperava, pois minha bateria acabou acontecendo em um dia em que o mar não estava bom. Mas o que importa é que as coisas estão voltando a se encaixar e estou muito feliz com este convite para participar do ISA World Games. É muito legal poder voltar a competir fora do Brasil, ainda mais numa competição como essa, em que os países disputam entre si e onde rola uma grande interação entre todos os participantes - conta Raoni, campeão dos Jogos Cariocas de Verão, em março.
O carioca foi suspenso pela Liga Mundia de Surfe (WSL, em inglês), por 20 meses após a comprovação de doping. Ele testou positivo em exame realizado em Pipe Masters, em 2014, e ficou afastado de 12 de dezembro de 2014 até o dia 12 de agosto de 2016. Na época, o surfista alegou que usou um medicamento receitado por seu fisiologista.
Além de Raoni, a delegação brasileira conta com Ian Gouveia, integrante do WCT, e os jovens Wesley Dantas (irmão de Wigolly e campeão mundial júnior pela ISA em 2016), e Elivélton Santos (vice-campeão mundial júnior pela ISA em 2014). No feminino, a equipe terá Jacqueline Silva, Suelen Naraísa (irmã de Wigolly e Wesley) e a novata Carol Bonelli, de 15 anos.
Com a participação de 39 países, o ISA World Games é o primeiro evento oficial da entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no novo ciclo olímpico. Um acordo entre a ISA e a WSL, que comanda o surfe profissional e o Circuito Mundial, permite que os melhores surfistas do mundo participem de competições olímpicas. O Olympic Channel, plataforma de TV do COI, transmitirá a competição.
Apesar da data apertada no calendário, com competições importantes acontecendo ao mesmo tempo ou muito próximas, alguns nomes fortes confirmaram presença no Mundial. A França, por exemplo, contará com Jeremy Flores e Joan Duro, no masculino, e Johanne Defay e Pauline Ado, no feminino.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Adalvo Nogueira Argolo, a expectativa para o desempenho da equipe brasileira é a melhor possível.
- A gente sempre tem brigado pelos três primeiros lugares em todos os eventos da ISA e desta vez não será diferente. Estamos com um time bem forte e acho que nossa grande disputa será contra a França. Mas com certeza estaremos na briga mais uma vez - afirma.

Fórmula 1
Bortoleto sonha com novo brasileiro na F1: 'O raio pode cair duas vezes no mesmo lugar'
Há 43 minutos
NBA
Hoje tem NBA? Entenda torneio, confira jogos e saiba onde assistir
Há 1 hora
Lutas
Antes de UFC 329, McGregor ataca Khabib: 'Nada no esporte'
Há 2 horas
Vôlei
Aposentadoria? Jaque deixa futuro no vôlei em aberto
Há 3 horas
Vôlei
Federação Polonesa de Vôlei critica FIVB sobre retorno da Rússia
Há 4 horas
Fórmula 1
Piloto da McLaren encerra vínculo com a Fórmula 1
Há 4 horasMais LANCE!

Gabriel Bortoleto responde a Fernando Alonso: 'É assim que as coisas são agora'

Rússia volta acima do Brasil no ranking mundial de vôlei

Brasileiro manda recado antes do UFC 329, em Las Vegas: 'Leve'

Zebra de Wimbledon ganha 78 posições e ameaça João Fonseca

Além de Bortoleto, Brasil terá novo piloto na F1 em 2027, diz jornalista

Piloto da F1 'dispensa' equipe de Bortoleto: 'Me deixar em paz'

Rússia está de volta ao vôlei mundial

Agora é oficial? Max Verstappen está perto de deixar Red Bull na F1

Gabriel Bortoleto abre bastidores da Audi e monta 'piloto perfeito' da F1

Júlia Bergmann celebra vitória do Brasil na VNL: 'Ninguém desistiu'

Djokovic ironiza partida de Lionel Messi na Copa do Mundo

Com volta de McGregor, UFC 329 conta ainda com três brasileiros

Cruzeiro, Campinas e mais: veja os elencos de equipes da Superliga para 2026/27






