Espaço dos Campeões: de volta após trombose, Aline Silve curte nova fase

Brasileira, que ficou afastada dos tapetes por seis meses, retorna às competições neste fim de semana, no Pan-Americano de Lima, e fala sobre projeto social para mulheres carentes

Aline Silva conseguiu o melhor resultado do país na história da luta olímpica na Rio-2016
Aline Silva voltará a competir neste final de semana após seis meses parada (Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias)

Escrito por

Olá, leitores do LANCE!. Hoje tenho uma novidade em primeira mão para contar. Depois de quase seis meses afastada das competições de wrestling (luta olímpica) por causa de uma trombose, eu volto a defender o Brasil e o SESI-SP em eventos oficiais. Meu retorno está marcado para este fim de semana no Pan-Americano de Wrestling, que será em Lima, no Peru.

Os campeonatos continentais são muito fortes, muitas vezes do mesmo nível ou até mais fortes que os mundiais, pois na América estão boa parte das minhas principais adversárias nos tapetes. Mesmo com um período longo parada, vou entrar com muita vontade e dedicação. Vou ter a torcida das minhas novas amigas, uma criançada que está aprendendo a luta olímpica e ganhando oportunidade de falar uma nova língua comigo no litoral de São Paulo.

Antes de contar isso, preciso dizer que a trombose veio depois de um vôo voltando dos Estados Unidos, onde competi e fiz um intercâmbio empoderamento feminino. Não posso dizer que foi legal ter isso, jamais. Foram seis meses longe das competições, mas estive sempre muito perto do esporte e das causas sociais!

Durante meu tratamento, eu e minha mãe abrimos uma associação e o projeto MEMPODERA voltados ao esporte e ao ensino de inglês para pessoas carentes. Em Cubatão (SP), conseguimos dar a chance para 65 meninas conhecerem mais sobre a luta olímpica e falar inglês. Hoje no Brasil apenas 5% da nossa população fala outra língua fluentemente. Os cursos hoje são caros e muitos demoram muito, fazendo com que alguns desistam sem saber se expressar!

Devolver aos brasileiros o que ganhei do esporte é meu objetivo. Quem conhece a minha história e trajetória sabe o que o esporte me deu tudo! E agora estou aqui para fazer minha parte junto com minha família e muitos voluntários do MEMPODERA! Quem quiser colaborar pode entrar na vaquinha online Kickante e nos ajudar.

Aline Silva é vice-campeã mundial de wrestling

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter