menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Em má fase, Fluminense tem motivos para acreditar que ficará na Série A

Tricolor vem de oito partidas sem vitórias, mas precisa de apenas um empate para se salvar e tem fatores a seu favor

Fluminense
imagem cameraFluminense precisa de um empate para se manter na Série A (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 01/12/2018
12:10
Atualizado em 02/12/2018
06:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A situação do Fluminense no Campeonato Brasileiro passou de quase resolvida para praticamente desesperadora. Porém, no último capítulo da competição em 2018, contra o América-MG, o Tricolor depende apenas de si para permanecer na Série A e diminuir os impactos da crise que vive dentro e fora de campo. Há oito jogos sem vencer ou fazer gols, o Flu se apoia em alguns fatores para respirar mais tranquilo. O duelo acontece neste domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã, e tem transmissão em tempo real do LANCE!.

Um empate ou vitória contra o América salvam o Flu do rebaixamento para a segunda divisão do Brasileiro. Missão mais fácil, já que depende apenas de si. Caso perca, o time das Laranjeiras precisa torcer para a Chapecoense não vencer o São Paulo ou para o Vasco perder do Ceará.

Se o Tricolor não consegue balançar as redes, pode contar com a dificuldade do adversário: os mineiros não conseguem marcar gols como visitantes há cinco jogos. Nos últimos oito, só fez um, contra o São Paulo. Além disso, o Fluminense tem a terceira melhor defesa em casa nos últimos dois meses.

A partida marcará ainda o reencontro com um velho conhecido: Rafael Moura, campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Fluminense. Um dos destaques do Coelho, o atacante, no entanto, é o recordista em rebaixamentos na era dos pontos corridos ao lado de Jonas e Nunes, com quatro. Sua primeira queda aconteceu com o Vitória em 2004, depois com o Paysandu em 2005, Goiás em 2010 e Figueirense em 2016.

Por outro lado, neste ano, ao contrário de 2009, o Fluminense chegou a ter apenas 1% de chances de rebaixamento após a vitória contra o Atlético-MG na 30ª rodada, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do 'Infobola'. Vale lembrar que o Tricolor ficou todo campeonato sem passar uma rodada sequer no Z4. Nos últimos sete jogos pelo Campeonato Brasileiro, os cariocas perderam cinco e empataram dois. No ano da arrancada, foram sete vitórias e quatro empates nas últimas 11 rodadas para se salvar.

- O Fluminense sempre entra em campo para vencer. O mínimo é batalhar para ganhar. Os gols não têm saído. Temos alguns treinos ainda e vamos alinhar o trabalho para ganhar a partida. Temos de nos salvar, mas vou além: confio na vitória. Nenhum jogador e nenhum clube deseja ser rebaixado. É óbvio que cada um de nós trabalha para evitar isso. Além do jogador, o clube fica manchado. É uma mancha no currículo do profissional. Vamos trabalhar para a última batalha para alcançar o objetivo e deixar o fantasma para trás - disse o goleiro Júlio César.

  • Matéria
  • Mais Notícias