Em má fase, Fluminense tem motivos para acreditar que ficará na Série A
Tricolor vem de oito partidas sem vitórias, mas precisa de apenas um empate para se salvar e tem fatores a seu favor

A situação do Fluminense no Campeonato Brasileiro passou de quase resolvida para praticamente desesperadora. Porém, no último capítulo da competição em 2018, contra o América-MG, o Tricolor depende apenas de si para permanecer na Série A e diminuir os impactos da crise que vive dentro e fora de campo. Há oito jogos sem vencer ou fazer gols, o Flu se apoia em alguns fatores para respirar mais tranquilo. O duelo acontece neste domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã, e tem transmissão em tempo real do LANCE!.
Um empate ou vitória contra o América salvam o Flu do rebaixamento para a segunda divisão do Brasileiro. Missão mais fácil, já que depende apenas de si. Caso perca, o time das Laranjeiras precisa torcer para a Chapecoense não vencer o São Paulo ou para o Vasco perder do Ceará.
Se o Tricolor não consegue balançar as redes, pode contar com a dificuldade do adversário: os mineiros não conseguem marcar gols como visitantes há cinco jogos. Nos últimos oito, só fez um, contra o São Paulo. Além disso, o Fluminense tem a terceira melhor defesa em casa nos últimos dois meses.
A partida marcará ainda o reencontro com um velho conhecido: Rafael Moura, campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Fluminense. Um dos destaques do Coelho, o atacante, no entanto, é o recordista em rebaixamentos na era dos pontos corridos ao lado de Jonas e Nunes, com quatro. Sua primeira queda aconteceu com o Vitória em 2004, depois com o Paysandu em 2005, Goiás em 2010 e Figueirense em 2016.
Por outro lado, neste ano, ao contrário de 2009, o Fluminense chegou a ter apenas 1% de chances de rebaixamento após a vitória contra o Atlético-MG na 30ª rodada, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do 'Infobola'. Vale lembrar que o Tricolor ficou todo campeonato sem passar uma rodada sequer no Z4. Nos últimos sete jogos pelo Campeonato Brasileiro, os cariocas perderam cinco e empataram dois. No ano da arrancada, foram sete vitórias e quatro empates nas últimas 11 rodadas para se salvar.
- O Fluminense sempre entra em campo para vencer. O mínimo é batalhar para ganhar. Os gols não têm saído. Temos alguns treinos ainda e vamos alinhar o trabalho para ganhar a partida. Temos de nos salvar, mas vou além: confio na vitória. Nenhum jogador e nenhum clube deseja ser rebaixado. É óbvio que cada um de nós trabalha para evitar isso. Além do jogador, o clube fica manchado. É uma mancha no currículo do profissional. Vamos trabalhar para a última batalha para alcançar o objetivo e deixar o fantasma para trás - disse o goleiro Júlio César.

Fluminense
Agenda de amistosos do Fluminense na intertemporada
Há 4 horas
Fluminense
Flu Fest 2026: Fluminense divulga atrações e shows
Há 21 horas
Fluminense
Fluminense confirma novo amistoso intertemporada contra equipe carioca
Há 21 horas
Fora de Campo
Flamengo e Fluminense terão amistosos exibido por Grupo Globo
Há 1 dia
Fluminense
Faltam 15 dias: como está o Fluminense para a volta do Brasileirão?
Há 1 dia
Fluminense
Bastidores: atitude de Thiago Silva na chegada ao Fluminense deixa recado
Há 1 diaMais LANCE!

Fluminense abre venda de ingressos para amistosos no Maracanã

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Thiago Silva vê volta ao Fluminense como pedido de desculpas e explica saída: 'Primeira vez'

Jemmes abre mão, e Thiago Silva voltará a usar a camisa 3 do Fluminense

Thiago Silva se apresenta ao Fluminense antes do previsto

Fluminense x Inter de Milão: há um ano, o Tricolor fazia história no Mundial

Fica ou sai? Entenda futuro de Canobbio no Fluminense

John Kennedy revela clube de infância, mas se declara ao Fluminense: 'Não consigo mais'

PSG encosta no Real Madrid: veja artilharia por clubes da Copa do Mundo

Veja a situação dos jogadores emprestados pelo Fluminense

Canobbio, do Fluminense, se revolta e é expulso em eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

Canobbio, do Fluminense, vira assunto em eliminação do Uruguai: 'Vergonhoso'

Goleiro do Fluminense é internado e não tem prazo para voltar aos treinos






