'Neymar' dá nome a mais de 3 mil homens e mulheres no Brasil
Maioria nasceu na década de 2010, auge da carreira do atacante

O nome Neymar deixou de ser uma raridade no Brasil e passou a integrar o registro civil de milhares de homens e mulheres nas últimas décadas. Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 2.443 brasileiros foram registrados com a grafia "Neymar", enquanto outros 3.094 receberam a variante "Neimar", totalizando mais de 5,5 mil pessoas com os dois nomes espalhadas pelo país.
O crescimento da popularidade do nome acompanha a trajetória do atacante da seleção brasileira. Seis em cada dez pessoas registradas como Neymar nasceram entre 2010 e 2019, período em que o jogador se consolidou como uma das principais estrelas do futebol mundial após deixar o Santos e atuar por grandes clubes da Europa.
A divulgação dos números ocorre em meio à Copa do Mundo de 2026. Recuperado de lesão, o atacante pode fazer sua estreia no Mundial nesta quarta-feira (24), quando o Brasil enfrenta a Escócia pela última rodada da fase de grupos.
Popularidade explodiu nos anos 2010
Os registros do nome Neymar eram relativamente modestos antes da ascensão do jogador. Segundo o levantamento do IBGE, apenas 23 pessoas receberam esse nome na década de 1950. Nos anos 1960, foram 65 registros. Já entre 1980 e 1989, o total chegou a 356.
Curiosamente, a década de 1990, quando o próprio Neymar nasceu, registrou apenas 99 ocorrências do nome. A explosão veio duas décadas depois.
Entre 2010 e 2019, o Brasil contabilizou 1.468 pessoas batizadas como Neymar, o equivalente a cerca de 60% de todos os registros existentes no país. Entre 2020 e 2022, outras 131 pessoas receberam o nome.
Em 2022, a idade mediana dos brasileiros chamados Neymar era de apenas 11 anos, reforçando a influência do jogador sobre as gerações mais recentes.
O fenômeno já havia ocorrido com outros ídolos do futebol brasileiro. Nomes como Rivelino e Romário também registraram picos de popularidade em períodos que coincidiram com o auge de suas carreiras.

➡️Brasil em 1º ou 2º? Veja qual cenário é melhor para os trabalhadores
➡️ Endrick, Rayan e quem mais? Escale seu Brasil ideal contra a Escócia na Copa!
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
São Paulo lidera em números absolutos
O estado de São Paulo concentra a maior quantidade de pessoas chamadas Neymar, com 340 registros. Rio de Janeiro e Minas Gerais também aparecem entre os estados com mais ocorrências.
Quando a análise considera a proporção em relação à população, porém, a liderança muda de região. Roraima apresenta a maior concentração relativa do país, com o nome presente em 0,008% da população estadual.
Na sequência aparecem Amazonas (0,006%), Acre (0,004%) e Amapá (0,003%), evidenciando a forte presença do nome na Região Norte.
Entre os municípios, os maiores índices proporcionais foram registrados em Alto Alegre (RR), São Paulo de Olivença (AM), Santo Antônio do Içá (AM) e Tabatinga (AM).
Nome é quase exclusivamente masculino
Dos 2.443 brasileiros chamados Neymar, 2.393 são homens, o equivalente a aproximadamente 98% do total. O levantamento identificou ainda 50 mulheres registradas com o nome, representando cerca de 2% das ocorrências.
Escócia x Brasil
🔥 MELHOR PALPITE: Aposte em Vini Jr. para marcar a qualquer altura em Escócia x Brasil @2.10
É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais
Há 6 horas
Fora de Campo
Vozinha desembarca para se apresentar no Colo-Colo e viraliza: 'Impressionante'
Há 7 horas
Palmeiras
Copa impulsiona destaques do Palmeiras em sequência decisiva por títulos
Há 2 dias
Futebol Internacional
Autorizado a usar apelido na camisa, Vozinha pode desistir de atuar no Colo-Colo; entenda
Há 2 dias
Futebol Internacional
Fifa anuncia desistência de plano de Infantino para vender parte da Copa
Há 2 dias
Futebol Internacional
Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal
Há 2 diasMais LANCE!

Conmebol se posiciona sobre plano de vender ações da Fifa: 'Futebol primeiro'

Possível mudança na Copa do Mundo divide opiniões: 'Muitos jogos'

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030

Movimento da Fifa prevê Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Assessor de Infantino renuncia após plano polêmico para Copa do Mundo

Lúcio de Castro: Infantino, o refém, e o capitão Renault

Boicote ao plano da Fifa já reúne quase cem países contra Infantino

Programa da ESPN debate futuro do futebol brasileiro; confira

Companheira de Mbappé tomará medidas judiciais sobre boatos do relacionamento

De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube

'Não era assim': Michael Olise quebra o silêncio após eliminação da França na Copa

Torcedores reagem à fala de Ancelotti sobre Brasil na Copa: 'Esqueceu'

Fifa dá ultimato às federações e vê Uefa contra-atacar plano de Infantino



