Infantino é denunciado ao COI por interferência de Trump na Copa do Mundo
Presidente da Fifa teria descumprido princípios previstos na Carta Olímpica e no Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional

Presidente da Fifa, Gianni Infantino foi alvo de uma denúncia encaminhada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) por suposta violação das regras de neutralidade política durante a Copa do Mundo. A representação foi apresentada pela organização de direitos humanos FairSquare, que cita a relação de Infantino com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e tem como principal ponto o caso envolvendo o atacante Folarin Balogun.
➡️ Conmebol adota novas regras da Copa do Mundo, mas descarta 'Lei Vini Jr'
A informação é do jornal estadunidense "New York Times". Segundo a entidade, Infantino teria descumprido princípios previstos na Carta Olímpica e no Código de Ética do COI ao tratar de temas políticos durante o torneio. O episódio mais recente apontado pela FairSquare envolve a suspensão da punição imposta a Balogun, que acabou liberado para disputar as oitavas de final da Copa do Mundo contra a Bélgica.
Expulso diante da Bósnia e Herzegovina, o atacante dos Estados Unidos havia recebido suspensão automática de uma partida, mas a sanção foi suspensa pelo Comitê Disciplinar da Fifa. A decisão ocorreu após uma ligação telefônica entre Donald Trump e Gianni Infantino durante a Copa. O presidente da entidade afirmou, posteriormente, que os órgãos disciplinares atuam de forma independente.
A denúncia foi protocolada no COI porque Infantino integra o quadro de membros da entidade desde 2020. O Comitê Olímpico Internacional estabelece a neutralidade política como um dos princípios fundamentais do Movimento Olímpico, exigindo que dirigentes esportivos respeitem essa diretriz.
Ainda de acordo com a reportagem do "Times", fontes afirmaram que a decisão de suspender a punição de Balogun foi tomada exclusivamente por Mohammad Al Kamali, presidente do Comitê Disciplinar da Fifa. Segundo o levantamento, esta teria sido a primeira vez em casos disciplinares publicados que o dirigente decidiu sozinho sobre um processo dessa natureza.
Até o momento, a Fifa não apresentou explicações sobre os motivos que levaram à suspensão da punição aplicada ao atacante norte-americano.
Balogun entrou em campo nas oitavas de final contra a Bélgica após a liberação. Os Estados Unidos foram derrotados por 4 a 1 e acabaram eliminados da Copa do Mundo. O caso passou a ser um dos principais temas de debate sobre a atuação da Fifa durante o torneio e agora também será analisado no âmbito do Comitê Olímpico Internacional.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

🔥 Aposte R$100 na Esportivabet e receba R$100 de volta se perder
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

Copa do Mundo 2026
Deschamps critica arbitragem após França x Espanha: 'Esse árbitro tem nível?'
Há 55 minutos
Copa do Mundo 2026
Imprensa espanhola exalta classificação da Espanha na Copa do Mundo: 'Lição'
Há 56 minutos
Fora de Campo
Franceses apontam culpado por queda da França na Copa: 'Nos enganou'
Há 58 minutos
Fora de Campo
Wonderwall: o que diz a letra do hit que embalou a campanha da Inglaterra na Copa?
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Técnico da Espanha revela sentimento com final da Copa do Mundo: 'Para escolhidos'
Há 1 hora
Fora de Campo
Atuação de Olise em França x Espanha repercute: 'Assustador'
Há 1 horaMais LANCE!

Web revive fala de astro francês após eliminação na Copa do Mundo: 'Arrogância'

Cherki é sincero após eliminação em França x Espanha: 'Decepção enorme'

Atuação de Lamine Yamal contra França repercute: 'Todo mundo é'

Eleito melhor em campo, Pedro Porro detalha plano da Espanha contra a França: 'Sabíamos'

Espanha é a segunda seleção a avançar à final da Copa com apenas um gol sofrido

Dembélé é vítima de 'maldição da Bola de Ouro' após queda da França na Copa

Inglaterra x Argentina: confrontos diretos e retrospecto em Copas do Mundo






