Como um projeto social nascido no Haiti colocou quatro 'pérolas' na Copa do Mundo
Iniciativa da ONG Viva Rio gerou frutos que agora enfrentam o Brasil no Mundial

Quando a Seleção Brasileira comandada por Carlo Ancelotti enfrentar o Haiti nesta sexta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, o confronto terá um roteiro de cinema nos bastidores. Quatro atletas que defendem as cores do país caribenho no Mundial têm suas trajetórias intimamente ligadas ao Brasil graças à Academia Pérolas Negras, uma iniciativa socioesportiva que fincou raízes em Porto Príncipe há duas décadas.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O goleiro Josué Duverger, o lateral Carlens Arcus, o meio-campista Danley Jean Jacques e o atacante Derick Etienne foram formados por esse projeto, idealizado pela ONG Viva Rio. A semente foi plantada em um dos períodos de maior instabilidade civil e política da ilha, utilizando a paixão pelo futebol para transformar realidades por meio de estudo, saúde e esporte.

Quem são os quatro representantes do projeto na Copa do Mundo?
Danley Jean Jacques (26 anos): principal expoente da lista. O volante disputou a Copinha de 2017 pelo Pérolas Negras no Brasil, seguiu para o Metz (França) e atualmente se destaca na MLS defendendo o Philadelphia Union.

Carlens Arcus (29 anos): dono de grande rodagem no futebol europeu, o lateral-direito foi lapidado no projeto em Porto Príncipe antes de construir sua carreira na França, onde defende o Angers.

Derick Etienne (29 anos): o atacante veloz também aproveitou os ensinamentos táticos e o apoio da academia antes de se firmar no cenário do futebol norte-americano.

Josué Duverger (25 anos): o goleiro pertence à talentosa safra formada na filial caribenha e é uma das opções do elenco na condição de guarda-metas do país.

As conexões esportivas e humanitárias entre Brasil e Haiti ganharam força em 2004. Sob a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), o exército brasileiro assumiu o comando da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Naquele ano, a convite internacional, a Viva Rio desembarcou na região para apoiar comunidades vulneráveis.
O grande catalisador cultural dessa união ocorreu em agosto de 2004, com o histórico "Jogo da Paz", partida amistosa em que astros como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho desfilaram pelas ruas da capital haitiana sobre tanques, parando o país. Foi nesse cenário de esperança que nasceu o Pérolas Negras, oferecendo estrutura médica, alimentar e educacional para jovens talentos locais.
Com o amadurecimento dos meninos, as fronteiras geográficas foram ultrapassadas. Em 2016, a academia estruturou um centro de treinamentos no estado do Rio de Janeiro. Com um elenco formado majoritariamente por haitianos e refugiados políticos, a equipe chamou a atenção ao disputar a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) nas edições de 2016 e 2017.
O projeto cresceu, filiou-se à FERJ e se profissionalizou. Após conquistar a taça da Série B2 (quarta divisão), o clube hoje compete na Série A2 do Campeonato Carioca, mantendo ativadas as suas categorias de base em solo fluminense.
🔥SUPERODD 16x no Brasil: Vini Jr marcar 1 gol com Odd 16.00 - apenas contas novas na Esportivabet
É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

Fora de Campo
Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV
Há 10 minutos
Fora de Campo
Sensação da Copa, atleta marca em sua estreia por novo time
Há 45 minutos
Futebol Internacional
Terremoto atinge o Egito, e jogador faz reflexão nas redes sociais
Há 7 horas
Fora de Campo
Vozinha desembarca para se apresentar no Colo-Colo e viraliza: 'Impressionante'
Há 8 horas
Palmeiras
Copa impulsiona destaques do Palmeiras em sequência decisiva por títulos
Há 2 dias
Futebol Internacional
Autorizado a usar apelido na camisa, Vozinha pode desistir de atuar no Colo-Colo; entenda
Há 2 diasMais LANCE!

Fifa anuncia desistência de plano de Infantino para vender parte da Copa

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Conmebol se posiciona sobre plano de vender ações da Fifa: 'Futebol primeiro'

Possível mudança na Copa do Mundo divide opiniões: 'Muitos jogos'

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030

Movimento da Fifa prevê Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Assessor de Infantino renuncia após plano polêmico para Copa do Mundo

Lúcio de Castro: Infantino, o refém, e o capitão Renault

Boicote ao plano da Fifa já reúne quase cem países contra Infantino

Programa da ESPN debate futuro do futebol brasileiro; confira

Companheira de Mbappé tomará medidas judiciais sobre boatos do relacionamento

De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube

'Não era assim': Michael Olise quebra o silêncio após eliminação da França na Copa



