menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Atlético-PR x Vasco: reencontro pela paz após a Barbárie de Joinville

Dia 29/02/2016
22:44

  • Matéria
  • Mais Notícias

Na esperança de viver dias melhores, o Vasco enfrenta, neste domingo, o Atlético-PR, revendo, assim, um dos capítulos mais tristes da história do time de São Januário. O jogo que consumou o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2013, teve doses cavalares de sangue. O mundo viu uma verdadeira guerra entre torcedores nas arquibancadas, na "Barbárie de Joinville". Desta vez, o cenário é outro e a expectativa também: bom futebol no campo e paz entre os que forem assistir. A partida começa às 22h, e o site do LANCE! transmite em tempo real.

O jogo daquele 8 de dezembro foi na Arena Joinville porque o Atlético-PR cumpria punição. O reencontro é na Arena da Baixada, e as necessidades das equipes são parecidas, apesar de ainda estarmos no início do campeonato. Se naquela rodada final o Cruz-Maltino lutava contra a degola, o time deste ano ainda não venceu. O mandante, que terminou aquele Brasileiro credenciados à Copa Libertadores, hoje é líder.

Apesar da violência daquela partida, somente seis pessoas foram hospitalizadas e não houve mortos. Além dos detidos na data da barbárie, onze dias depois, as Polícias Civis do Paraná, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina prenderam 25 envolvidos, em operação nomeada de Cartão Vermelho. Detidos, eles foram, aos poucos, liberados. Os últimos em abril do ano passado.

Principais torcidas organizadas representadas na pancadaria, a Força Jovem do Vasco e a Fanáticos, do Atlético-PR, chegaram a ser suspensas dos estádios, mas se reuniram amigavelmente depois, demonstrando pacifismo. Recentemente, os cruz-maltinos foram novamente punidos por conflitos com torcedores do Fluminense, no Carioca deste ano, a Força (assim como a Young Flu) está suspensa até dezembro.

Em campo, o Vasco precisa se encontrar. São três desfalques por suspensão – Jordi, Guiñazú e Gilberto –, Martin Silva com a seleção uruguaia e Dagoberto vetado. As vitórias ficaram no passado, mas que o presente, esta noite, seja de vitória e paz.

AVISO À ORGANIZADA
Para evitar qualquer transtorno, a cidade de Curitiba (PR) se movimenta para não ser surpreendida. Apesar de a Força Jovem do Vasco estar proibida de frequentar estádios, a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos da Polícia Civil do Paraná (Demafe) enviou notificação ao grupo, pedindo que o grupo não vá à cidade. O delegado Clóvis Galvão fez o aviso:

– Existe uma decisão do juizado especial do torcedor de eventos do Rio de Janeiro, na qual o juiz proíbe a participação da Força Jovem em praças esportivas, com uma distância de 5 km. Vamos cumprir essa decisão em Curitiba. Nós notificamos o presidente (da torcida) Leandro Braga, para que eles não se dirijam a Curitiba, evitando transtornos. Se ele não cumprir essa decisão, ele será qualificada no crime de desobediência.

PROCESSO SUSPENSO
O tempo vai passando e o rigor da Justiça vai diminuindo. No último mês de fevereiro, 14 torcedores envolvidos na Barbárie de Joinville tiveram seus processos suspensos. Muitos precisavam comparecer à delegacias em dias de jogos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias