Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Pivô de polêmica entre Corinthians, Bahia e City brilha pela Seleção sub-17

Atacante voltou a marcar com a amarelinha e mantém a artilharia da equipe

PorGuilherme Lesnok•São Paulo (SP)
27/09/2026 15:43
•Atualizado há 1 minutos
Kauê Furquim comemora gol pelo Brasil
Kauê Furquim em ação pela Seleção Brasileira sub-17 no Torneio da Amizade (Foto: Fabio Souza / CBF)

O atacante Kauê Furquim, de apenas 17 anos, voltou a se destacar com a Seleção Brasileira sub-17. A equipe comandada pelo técnico Eduardo Patetuci perdeu para a Espanha por 3 a 1, pela segunda rodada do Torneio da Amizade UEFA, mas o jogador do Bahia novamente balançou as redes.

O gol diante dos espanhóis reforça o bom momento vivido por Furquim na temporada. O atacante vem ganhando espaço na equipe profissional do Bahia, além de ainda atuar no sub-20, e também se consolidou como um dos principais nomes da Seleção Brasileira sub-17.

continua após a publicidade

Na categoria de base da Seleção, Kauê é o artilheiro brasileiro na temporada. O atacante soma nove gols em 13 partidas disputadas com a equipe nacional sub-17.

Promessa da base e destaque no profissional

Apesar da pouca idade, Kauê Furquim também começou a ganhar espaço no elenco profissional do Bahia. O atacante se tornou o primeiro jogador nascido em 2009 a marcar profissionalmente em solo brasileiro e o quarto mais jovem da história a balançar as redes pelo clube baiano.

continua após a publicidade

O desempenho do jovem também chamou a atenção do técnico Rogério Ceni. O treinador destacou a capacidade de Furquim de suportar a intensidade das partidas e contribuir em diferentes momentos do jogo.

— Kauê aguentou 90 minutos em dois jogos, não tem medo de cara feia, volta, recompõe. Entrega mais do que eu esperava neste início de competição — disse Ceni.

continua após a publicidade

Números pelo Bahia (profissional)

  1. 15 jogos (5 titular)
  2. 2 gols
  3. 1 assistência
  4. 0.5 passes decisivos por jogo
  5. 83% de acerto no passe
  6. 33% de acerto no passe longo (2/6)
  7. 0.3 desarmes por jogo
  8. 1.5 bolas recuperadas por jogo
  9. 2.1 dribles certos por jogo (56% de acerto)
  10. 45% de eficiência nos duelos
  11. Nota Sofascore 6.89

➡️ Clique aqui e baixe o app do Sofascore para ficar por dentro de estatísticas e resultados de futebol em tempo real

Rogério Ceni abraça Kauê Furquim após o primeiro gol do jogador pelo Bahia
Rogério Ceni abraça Kauê Furquim após o primeiro gol do jogador pelo Bahia (Foto: Rafael Rodrigues)

Saída conturbada do Corinthians

Antes de se destacar pelo Bahia e pela Seleção Brasileira, Kauê Furquim ganhou notoriedade pela forma como deixou o Corinthians. A transferência aconteceu em 2025, quando o clube baiano pagou R$ 14 milhões pela multa rescisória do atacante.

O valor da negociação correspondia a duas mil vezes o salário do jovem e gerou forte reação nos bastidores do Corinthians. Na época, o clube paulista questionou a operação e levantou a possibilidade de que a transferência tivesse relação com uma futura negociação envolvendo o Manchester City.

continua após a publicidade

O Corinthians acusou o Bahia de realizar uma "transferência-ponte", mecanismo que, segundo o clube paulista, poderia facilitar uma futura ida de Kauê ao Manchester City, integrante do City Football Group (CFG), grupo que também controla o Bahia. Diante da situação, a diretoria do Corinthians planejou levar o caso à Fifa.

— Repudiamos, veementemente, o aliciamento ilícito e imoral do jogador Kauê Furquim, formado nas categorias de base do Corinthians, em trama envolvendo o City Football Group e o Esporte Clube Bahia — disse o clube.

continua após a publicidade

— A estratégia retoma mais um ato daquela antiga e nefasta prática da subtração de talentos, ainda muito jovens, do futebol nacional, levando-os a preço vil para mercados externos, reduzindo o Bahia a um mero intermediador de negócios — seguiu.

Kauê Furquim troca Corinthians por Bahia (Foto: reprodução)
Kauê Furquim deixou o Corinthians e acertou com o Bahia (Foto: reprodução)

Torneio da Amizade UEFA

O Torneio da Amizade reúne oito seleções nesta edição. Além do Brasil, participam Canadá, Costa do Marfim, Espanha, Colômbia, Egito, Inglaterra e Coreia do Sul. A Seleção Brasileira está no Grupo B, ao lado de Canadá, Costa do Marfim e Espanha.

continua após a publicidade

Na estreia, o Brasil goleou o Canadá por 6 a 0, com gols de Dudu Conceição, Furquim (duas vezes), Caramico (também duas vezes) e Brendo. Depois, a equipe brasileira foi derrotada pela Espanha por 3 a 1 e agora terá a Costa do Marfim pela frente.

O último compromisso da fase de grupos será no dia 30 de setembro, contra a Costa do Marfim. O Torneio da Amizade será a última competição da Seleção Brasileira antes da disputa da Copa do Mundo Sub-17.

continua após a publicidade
Sugerida para você!

Mais LANCE!