Do gol ao ataque: o que indicam as escolhas de Ancelotti na convocação?
Segurança e versatilidade são pontos importantes na lista do italiano

Carregando conteúdo exclusivo...
O técnico Carlo Ancelotti confirmou na segunda-feira (18) a convocação dos 26 jogadores que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A seguir, o Lance! analisa o que indicam as escolhas do italiano para cada um dos setores do campo.
➡️ Simulador da Copa do Mundo de 2026: acesse e projete o caminho do Brasil para o Hexa
Raio-X da convocação de Ancelotti
Goleiros: recuperação física de Alisson é prioridade
Goleiros escolhidos: Alisson (Liverpool), Ederson (Fenerbahçe) e Weverton (Grêmio)
O grande temor na defesa da meta brasileira é a situação física de Alisson, que lesionou a coxa e não atua há dois meses. No entanto, o goleiro do Liverpool deve estar 100% recuperado até a Copa do Mundo e é o homem mais confiável para a função. O seu reserva imediato é Ederson, que não vive fase tão boa quanto em seu melhor momento no Manchester City.
A surpresa foi a terceira opção: Weverton, do Grêmio. A briga pela última vaga do gol parecia ser entre Hugo Souza (Corinthians) e Bento (Al-Nassr). No entanto, ambos viveram dias complicados na semana do anúncio da lista final. Em paralelo, o arqueiro gremista retomou grande fase. Aos 38 anos, foi premiado pela experiência e regularidade.
— Alisson está voltando de lesão, mas está bem, deve jogar o próximo jogo e terá tempo para estar 100%. Este ano testamos três goleiros: Bento, Hugo Souza e John, mas pensamos que para essa competição precisamos de jogadores experientes, como Weverton — explicou Ancelotti no anúncio da convocação.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Zagueiros: dupla finalista e opções para a lateral-direita
Defensores escolhidos: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Gabriel Magalhães (Arsenal), Bremer (Juventus), Danilo (Flamengo), Ibañez (Al-Ahli), Wesley (Roma), Douglas Santos (Zenit), Alex Sandro (Flamengo) e Léo Pereira (Flamengo)
Não há muita dúvida sobre a zaga titular da Seleção Brasileira: Gabriel Magalhães e Marquinhos vivem grande fase e disputarão a final da Champions League por Arsenal e PSG, respectivamente. O reserva imediato é Bremer, titular na Itália e destaque na última Data Fifa. Outra opção é Léo Pereira, em grande fase há bastante tempo no Flamengo. Por mais que existisse um clamor pelo retorno de Thiago Silva na convocação, o italiano deu voto de confiança ao defensor rubro-negro.
Lateral-esquerda: Ancelotti aposta no "feijão com arroz"
A lateral-esquerda não teve surpresas. Apesar de já não ter a mesma intensidade e presença ofensiva dos tempos de Juventus, Alex Sandro se notabiliza pela segurança defensiva e com a bola. As características do concorrente Douglas Santos são similares. Em vez de se arriscar com apostas como Kaiki Bruno (Cruzeiro) e Luciano Juba (Bahia), Ancelotti prioriza jogadores que fazem o "feijão com arroz", reforçando o desejo de montar a equipe a partir de uma linha de defesa confiável.
Meio-campo: poucas opções, mas suficientes
Meias escolhidos: Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Fabinho (Al-Ittihad), Danilo (Botafogo) e Lucas Paquetá (Flamengo)
Como já previsto, o treinador italiano levou apenas cinco jogadores para disputar duas vagas no meio-campo. Titular absoluto, Casemiro tem Fabinho como reserva imediato. Para a vaga de Bruno Guimarães, Danilo e Lucas Paquetá são as alternativas. Os dois suplentes mais avançados oferecem à comissão técnica também a opção de escalação com três meio-campistas. O rubro-negro, inclusive, garantiu a vaga muito pela versatilidade: pode ser segundo volante, meia-atacante e até ponta. Assim, venceu a concorrência com Andrey Santos, do Chelsea.
Atacantes: Neymar ganha vaga em elenco de "coringas"
Atacantes escolhidos: Raphinha (Barcelona), Gabriel Martinelli (Arsenal), Luiz Henrique (Zenit), Vini Jr (Real Madrid), Matheus Cunha (Manchester United), Neymar (Santos), Endrick (Lyon), Igor Thiago (Brentford) e Rayan (Bournemouth)
Fim do mistério: Neymar está de volta à convocação. Sem a mesma intensidade de outrora, o mais provável é que atue como segundo atacante, com responsabilidade de armação e poucas tarefas defensivas. O elenco tem várias opções para formar dupla com o santista e fazer o "trabalho sujo" sem a bola: Matheus Cunha, Endrick, Rayan e Igor Thiago. O último é o camisa 9 com mais presença de área e ganhou a concorrência com Pedro, do Flamengo, para ser o homem do "abafa".

Para os lados do campo, sobram opções. Martinelli é o reserva imediato de Vini Jr na esquerda. Na direita, Raphinha tem Luiz Henrique como substituto. Mas os já citados Endrick, Rayan e Matheus Cunha também podem jogar abertos. Assim, Ancelotti conseguiu convocar um ataque bastante versátil, que oferece possibilidades táticas diversas. Sobrou para João Pedro, do Chelsea, que talvez tenha perdido a vaga por concorrer com atletas que jogam de 9 e nas beiradas.
— Existem as características individuais dos jogadores. Obviamente, ficamos tristes por João Pedro, porque, pela temporada que ele fez na Europa, provavelmente merecia estar nessa lista. Mas, infelizmente, com toda a consciência possível, com todo o respeito possível, com toda a competência possível, escolhemos outros jogadores — falou o italiano.

Futebol Internacional
Saiba como joga a Índia, adversária do Brasil neste sábado
Há 9 horas
Onde Assistir
Índia x Brasil: onde assistir, horário e escalações
Há 11 horas
Seleção Brasileira
Palco de amistoso do Brasil traz lembrança especial para Vini Jr e Seleção
Há 11 horas
Seleção Brasileira
Relatório da Fifa destaca Vini Jr entre os principais pontas da Copa 2026
Há 14 horas
Seleção Brasileira
Ancelotti testa Pedro no ataque, e Brasil pode ter sete mudanças na escalação
Há 14 horas
Seleção Brasileira
Na Índia, Marquinhos diz que Seleção quer se reconectar com o torcedor
Há 17 horasMais LANCE!

Ancelotti faz mistério, mas confirma um nome na escalação do Brasil para enfrentar a Índia

Reinaldo pede chance na Seleção e cita Rodinei: 'Poderíamos ser lembrados'

Joia do Corinthians ganha protagonismo e brilha pelo Brasil Sub-17

Seleção Sub-20 faz bom segundo tempo e vence os EUA em amistoso

Seleção Brasileira já está em Calcutá para amistoso com a Índia

Índia será adversária do Brasil de pior ranking em três décadas

Brasil enfrenta Índia pela 1ª vez em local histórico para Pelé

Gabriel Magalhães avalia novatos e novo ciclo da Seleção Brasileira

Ancelotti indica mudança na Seleção Brasileira contra a Índia

Brasil x Estados Unidos: horário e onde assistir ao amistoso internacional sub-20

Com Gabriel Bontempo, Santos volta a ter titular na Seleção após quase uma década

Geração 2030: Seleção Sub-20 reúne joias que já começam a despontar

Roger Flores avalia trabalho de Ancelotti na Seleção e cita a Copa: 'Vexame'
