Mayra Aguiar elogia Ronda Rousey e diz ter vontade de enfrentá-la no UFC
Principal judoca brasileira elogia sua antiga adversária nos tatames e ex-campeã do UFC, e deixa uma dúvida no ar: será que ainda veremos as lutadoras se enfrentando no octógono?

- Matéria
- Mais Notícias
Você já imaginou ver a principal lutadora de MMA do mundo, a americana Ronda Rousey, enfrentando a maior judoca do país na atualidade, Mayra Aguiar? E não, não seria um reencontro no tatame, e sim no octógono. Bom, esse é o sonho da brasileira campeã mundial em 2014. Será possível?
A ex-campeã dos galos no UFC, destronada em novembro desse ano pela ex-boxeadora Holly Holm, foi uma judoca de sucesso no passado.
Dona de um bronze na Olimpíada de Pequim (CHN), em 2008, e de uma prata no Mundial do Rio, em 2007, ela já encarou Mayra duas vezes, saindo vencedora em ambas as oportunidades. Quem sabe o a brazuca não tem a chance de diminuir a desvantagem no “habitat natural” de sua rival...
A brasileira foi campeã mundial em 2014, e sempre afirmou ter vontade de lutar MMA. Mas o problema não seria apenas a adaptação.
– É uma coisa que eu penso que seria legal fazer, mas nunca treinei de verdade. Gosto de assistir, mas para pensar em entrar e fazer isso, eu teria de treinar bastante. Mas é uma coisa legal. Primeiro preciso convencer a minha mãe (risos), depois, de repente, a gente pensa se dá ou não para fazer – comentou Mayra.
'Eu teria de treinar bastante. Mas é uma coisa legal. Primeiro preciso convencer a minha mãe (risos), depois, de repente, a gente pensa se dá ou não para fazer' - Mayra Aguiar, sobre UFC
Hoje, Ronda luta na categoria até 61,2kg no UFC, enquanto a judoca luta entre as atletas com até 78kg. Mas nem esse percalço seria o bastante para diminuir o sonho de Mayra.
– O problema seria o peso, teríamos de fazer uma luta combinada. Mas seria uma coisa interessante, lutar com ela no MMA, seria bacana! Quem sabe pegar um pouco do que ela conhece. Mas isso é pensar muito no futuro... – disse a brasileira.
Se esse “futuro” ainda parece longe, Mayra aproveitou para analisar um pouco do presente na categoria.
Em novembro, Ronda Rousey chocou o mundo ao perder o título do UFC e a sua invencibilidade. Mas, pelo menos, não perdeu uma coisa: a admiração da brasileira.
– Ninguém é vitorioso para sempre. Ela é uma atleta excelente, não deixou de ser. É uma guerreira que abriu as portas do MMA às mulheres. Me inspiro muito nela, desde o seu tempo como judoca – elogiou.
De rival a admiradora. De admiradora a desafiante. Será possível?
ETERNAS RIVAIS DE MAYRA AGUIAR
Ronda Rousey
A americana enfrentou Mayra Aguiar duas vezes em sua carreira como judoca, ambas no Rio de Janeiro. Na categoria até 70kg no Pan-Americano de 2007, venceu por ippon na final. Já no Mundial, nas quartas no mesmo ano, finalizou a brasileira. No MMA, foi campeã do UFC em 2013, perdendo o título dos galos em novembro desse ano.
Kayla Harrison
A americana já enfrentou Mayra 14 vezes, com um empate em sete vitórias para cada lado. Nos duelos mais importantes, na semifinal da Olimpíada de Londres (ING), em 2012, e na decisão do Mundial do Japão, em 2010, Kayla levou a melhor. Mayra deu o troco na semifinal do Mundial da Rússia, em 2014. A americana conquistou o ouro olímpico nos Jogos de 2012.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias