Isadora Pacheco e Pedro Carvalho avançam para a final do STU National

Skatistas de Florianópolis avançam para as finais deste domingo com as maiores notas em cada naipe

Skate
Considerado o Circuito Brasileiro das modalidades de skate street e park, o STU National é a competição de expressão nacional mais importante da temporada (Foto: Julio Detefon/Divulgação STU)

Escrito por

Skatistas de Florianópolis se sentiram em casa na “vizinha” Criciúma neste sábado. Os catarinenses Isadora Pacheco e Pedro Carvalho foram os grandes nomes das semifinais da modalidade Park, avançando para as finais deste domingo do STU National com as maiores notas.

No aquecimento da bateria, Isadora já mostrava que o dia seria seu, com um skate muito rápido e linhas em alta velocidade, atingindo altura pouco comum nas manobras. Até brincaram e perguntaram com que combustível ela tinha abastecido seu skate.

+ Vai ter gol de bike do Rony? Web faz memes após convocação da Seleção Brasileira

Na última das três voltas de 45 segundos a que cada skatista tem direito, Isadora cravou um 68,00, superou Fernanda Tonissi, até então na frente, e garantiu a melhor nota. Ela comemorou a classificação e projetou sua temporada.   

- Esse ano estou com o foco redobrado, até porque terminei a escola e vou poder me dedicar muito mais ao skate. Vou forte nesse ciclo olímpico porque quero estar lá de novo e treinarei muito para que isso aconteça. É bom começar bem, o STU Nacional é o melhor que temos aqui no Brasil, reúne os melhores nomes, e fico feliz de estar na melhor forma. Vamos com tudo para essa final - disse

No masculino, foi um resultado que Pedro Carvalho deu ainda mais valor. Na véspera, ele acabou sofrendo com uma alergia, fruto de um remédio que tomou por estar com seu pé machucado. Melhor do ranking de 2022 dentre os 16 semifinalistas, foi o último a entrar na pista.

Logo na primeira volta, já garantiu uma boa nota (78,00), que dificilmente não o levaria para a final. Ao finalizar ela, levou as mãos à barriga, o que mostrava que havia um incômodo ali. Mas ainda teve forças para fazer uma última volta de arrepiar e a nota 85,35.

Skate
Pedro foi um dos destaques do dia (Foto: Julio Detefon/Divulgação STU)

- Essa era a volta que eu tinha em mente, a que treinei durante toda a semana aqui, e poder acertar na última foi ainda mais especial. Sem palavras. Espero acertar ela amanhã de novo e conseguir outro bom resultado. Mas ainda tenho outras manobras para colocar na final - disse.

Final do Paraskate

Também neste domingo, às 11h20, entre as finais do masculino e do feminino, o Paraskate Park pedirá passagem no bowl de Criciúma. A modalidade, que teve seu primeiro circuito em 2021 e já pleiteia seu espaço na Paralimpíada de 2028, em Los Angeles (EUA), chega à cidade catarinense pela primeira vez. E já com nove dos seus principais atletas: Vini Sardi (SP), Ítalo Romano (PR), Antônio Alves (SP), David Souza (RJ), Fernando Araújo (RJ), Adriano Castro (CE), David Soares (PR), Igor Faria (RJ) e Ruan Silva (CE).

PROGRAMAÇÃO:

10h20 às 11h20 – Final Park masculino (ao vivo na TV Globo)

11h20 às 12h25 – Final Paraskate Park

12h25 às 13h50 – Final Park feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter