menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Hugo Calderano conquista o terceiro lugar no WTT Star Contender Ljubljana

Número 5 do mundo fez grande partida contra o chinês Fan Zhendong, vice-líder do ranking, mas acabou superado por 3 sets a 2 e garantiu o quarto pódio em 2023

Hugo-CALDERANO-BRA_2023_Star_Contender_Ljubjana_Day_4_364-aspect-ratio-512-320
imagem cameraHugo Calderano garante o quarto pódio em 2023 (Foto: Divulgação/WTT)
Avatar
Lance!
Eslovênia (SLO)
Dia 08/07/2023
19:03
Atualizado em 08/07/2023
20:42

  • Matéria
  • Mais Notícias

Número 5 do ranking mundial, Hugo Calderano conquistou neste sábado (8) o terceiro lugar no WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia. Na semifinal disputada na arena Hala Tivoli, ele acabou superado pelo chinês Fan Zhendong, segundo da WTT, por 3 sets a 2: 6/11, 7/11, 11/6, 11/4, 7/11.

continua após a publicidade

A partida foi eletrizante. Depois de um início agressivo do chinês, Hugo começou a impor golpes precisos e dificultou o caminho do oponente. Os dois protagonizaram uma verdadeira batalha, enquanto a torcida se empolgava a cada ponto do brasileiro. No tie-break, ele chegou a abrir 3-0, mas Zhendong mostrou frieza para virar e fechar a partida.

Esta é a quarta vez na temporada 2023 que o brasileiro, único não chinês a alcançar a semifinal na Eslovênia, vai ao pódio no circuito internacional. Em janeiro, ele foi campeão do WTT Contender Durban e do WTT Contender Doha. Em março, ficou em terceiro lugar no WTT Grand Smash Singapura.

continua após a publicidade

- Foi um torneio muito positivo e sei que poderia ter sido ainda melhor. Eu tive boas chances na semifinal contra o Fan Zhendong, mas, considerando as duas últimas competições, em que não tive uma performance tão boa, consegui me esforçar bastante mentalmente e joguei muito bem taticamente. Em todos os jogos eu consegui achar boas soluções, nos momentos mais importantes, e consegui vitórias muito boas. Então, acho que foi uma boa competição e isso pode me dar mais energia ainda para as próximas, em Lima e no Rio -, disse Hugo.

O resultado coroou uma semana produtiva do mesa-tenista, com direito a um feito expressivo: foi o único a tirar sets de Fan Zhendong na competição até a semifinal. O número 2 do mundo decidirá o título neste domingo, contra o compatriota Wang Chuqin.

continua após a publicidade

Mais cedo, Hugo havia superado o japonês Shunsuke Togami (51º), nas quartas de final, por 3 sets a 2 (4/11, 11/8, 11/7, 8/11, 11/6), dando o troco no adversário após o revés sofrido na primeira rodada do WTT Contender de Zagreb, na Croácia.

Os torneios WTT Star Contender estão entre os mais relevantes do circuito. A competição reúne sete atletas do top 10 e distribui 600 pontos ao campeão.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Lima e Rio de Janeiro no radar

Os próximos desafios do carioca de 27 anos serão na América do Sul. O primeiro é o WTT Contender Lima, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, em Lima, no Peru. Em seguida, ele disputará o WTT Contender Rio, entre 7 e 13 de agosto, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

+ Transforme qualquer TV em Smart e assista aos jogos do seu time do coração quando quiser!

Reconhecimento além da mesa

O desempenho de Hugo vem sendo reconhecido fora da mesa. Em fevereiro, o carioca foi eleito o Atleta da Torcida no Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ao receber mais de 45% dos votos, ele se tornou o primeiro atleta a levar duas vezes o troféu - a primeira havia sido em 2019.

Na virada do ano, Hugo também entrou na prestigiada lista Forbes Under 30, promovida pela edição brasileira da revista Forbes. A relação, elaborada por jornalistas e especialistas em diferentes áreas, reuniu os jovens de até 30 anos que mais se destacaram ao longo de 2022.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias