Curiosidades do Pan: Conheça ‘Fiu’, mascote dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
As cores do animal representam diversos valores para a competição; saiba mais sobre o pássaro que é comum nos pântanos do Chile
Assim como nos grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, os Jogos Pan-Americanos também tiveram a presença dos mascotes, de animais a representantes do sistema solar.
No último vídeo, falamos dos mascotes que passaram e marcaram a competição. Neste episódio de "Curiosidades do Pan" vamos conhecer a história por trás do mascote de Santiago, o pássaro Fiu.
+Brasil entra para o top-10 do ranking mundial de basquete feminino; veja completo
SIGNIFICADO E ORIGEM
O Fiu é inspirado em uma espécie de ave comum nos pântanos do Chile. O personagem, assim como a espécie original, é composto de sete cores que representam "a diversidade do ser humano e dos atletas". Sendo eles: força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão.
Essa espécie é encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru.
ESCOLHA
A escolha do mascote foi feita através de voto popular pela internet. A votação atingiu, então, 46 mil participantes, superando o recorde que pertencia à votação do mascote dos Jogos de Lima-2019.
Além de Fiu, entre os finalistas estavam, Pewu (pinhão de uma árvore ancestral chamada Araucária), Chitama (lagarto corredor do Atacama), Juanchi (pinguim) e Santi (um puma alado da montanha).
Para saber mais sobre outras curiosidades dos Jogos Pan-Americanos, fique ligadinhos nas redes sociais do Lance!
Tudo sobre