Brasil entra para o top-10 do ranking mundial de basquete feminino; veja completo
Classificação da FIBA leva em conta competições disputadas nos últimos oito anos
O Brasil entrou para o top-10 na última atualização do ranking mundial de basquete feminino da Federação Internacional de Basquete (FIBA). A Seleção Brasileira subiu sete posições em relação à classificação anterior, chegando ao 8º lugar. Os Estados Unidos lideram com certa folga em relação às demais equipes.
O ranking mundial leva em conta as competições dos últimos oito anos. No período, o Brasil foi campeão da Copa América deste ano, derrotando os Estados Unidos na decisão, dos Jogos Pan-Americanos de 2019 e do Sul-Americano de 2022.
O foco da Seleção Brasileira agora é garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. A presença na capital francesa em 2024 depende do desempenho no Torneio Pré-Olímpico, que será disputado entre os dias 8 e 11 de fevereiro. As seleções serão divididas em quatro grupos com sedes diferentes (Rio de Janeiro, Antuérpia, Sopron e Xi´an). No total, serão disponibilizadas dez vagas.
O crescimento no ranking pode ser um bom sinal para o Brasil. A Seleção feminina não conseguiu se classificar para a última edição dos Jogos Olímpicos, mas apresentou uma evolução considerável desde então. Por enquanto, apenas Estados Unidos e França estão garantidos em Paris.
Tudo sobre