Logo Lance! Betting

Conheça Gabriel Bortoleto, primeiro brasileiro campeão da Fórmula 3

O paulista de 18 anos é gerenciado por Fernando Alonso; saiba os detalhes da vida do maior nome das categorias de base do automobilismo nacional

357682570_18372586318013174_5669706571698413480_n-aspect-ratio-512-320
Gabriel no pódio (Foto: Reprodução/Instagram)

Escrito por

Gabriel Bortoleto se consagrou campeão da Fórmula 3 na manhã desta sexta-feira (01), em Monza, na Itália. O brasileiro conquistou o título após de Aron e Martí não pontuarem durante o treino classificatório, assim não superando a pontuação do piloto.

O prodígio é estreante na F3 e já mostrou todo o seu talento na categoria. O Lance! apresenta a história do primeiro campeão do Brasil nesta categoria de base, que leva as jovens promessa à elite do automobilismo, a F1.

+Hamilton ‘cutuca’ Verstappen em relação aos companheiros de equipe

+Fórmula 1: Sainz lidera, Pérez escapa e Verstappen fica em quinto no TL2 em Monza

O INÍCIO

Captura-de-tela-2023-09-01-180905
Bortoleto comemorando no topo do pódio (Foto: Divulgação/Gabriel Bortoleto)

Gabriel nasceu em São Paulo em 2004 e atualmente tem 18 anos. O pequeno iniciou a sua carreira no kart em 2011. Bortoleto foi campeão em seu segundo ano na categordia vencendo o Open do Brasileiro de Kart, em seguida foi vice da mesma competição e também no Paulista, correndo como mirim. Antes de se mudar para a Europa, ele passou pela categoria Cadete - inclui crianças de 8 a 11 anos -

+Fórmula 1 pede a Felipe Massa para não ir ao GP da Itália e solicita remoção de cartaz

No velho continente, o piloto se destacou especialmente em 2018, quando ficou na terceira colocação no Mundial, no Europei CIK-FIA, - categoria OKJ, idade entre os 12 e 15 anos - campeão sueco de kart e vice na WSK Super Master Series.

+Torcedores da Ferrari exibem faixa em apoio a Massa: ‘Campeão do mundo de 2008’

SUA TRAJETÓRIA NAS "FÓRMULAS"

Bortoleto iniciou a sua caminhada nos carros de fórmula em 2020, quando disputou a F4 italiana pela Prema, onde correu ao lado de Dino Beganovic, Sebastian Montoya e Gabriele Miní. Neste ano, o brasileiro ficou na quinta colocação no campeonato, com o terceiro melhor carro do time. A temporada de Gabriel foi resumida em uma vitória e quatro pódios.

Logo no ano seguinte, o paulista foi para a FRECA - Fórmula Regional Europeia - e também a FA Racing, equipe de Fernando Alonso. O jovem conquistou a 15 colocação no geral e a quinta posição na melhor marca dentre os 25 calouros na categoria.

No último ano, Gabriel continuou na FRECA, no entanto, foi para a R-Ace GP, equipe campeã de 2021. Neste carro, Bortoleto conquistou duas vitórias - Bélgica e Barcelona - e cinco pódios. Os resultados renderam o sexto lugar geral no mundial.

+O que aconteceu no Mundial de Fórmula 1 de 2008? O que Felipe Massa reclama?

FÓRMULA 3: SEGUE O VICE, POIS O LÍDER DISPAROU

Biography-1874×638-1
Gabriel comemorando (Foto: Divulgação/Gabriel Bortoleto)

Com os ótimos resultados com a equipe, Bortoleto se aproximou da F3 e assinou com a Trident, equipe vice-campeã da última temporada. E sua estreia foi um sucesso, venceu a corrida 2 no Bahrein. Na etapa seguinte, na Austrália, o bom resultado se repetiu.

O brasileiro disparou na tabela, chegando a 58 pontos e abrindo uma vantagem de 20 sobre o rival Gregoire Saucy. Gabriel continuou brigando pelo título, conquistando o segundo lugar na Áustria, tendo o seu compatriota, Caio Collet, em terceiro e chegando à 111 pontos conta 75 de Josep Maria Martí.

+ Veja a classificação atualizada da Fórmula 1

Nas etapas na Inglaterra e na Hungria, o brasileiro subiu ao pódio duas vezes, nos dois casos conquistando o segundo lugar na primeira corrida sprint. Mesmo com duas vitórias a menos que o atual vice-líder, Zak O'Sullivan, a boa frequência na zona de pontuação deu ao brasileiro 43 pontos de vantagem e o título antecipado.

No entanto, não foi isso que aconteceu, mas deu tudo certo para Gabriel no final da temporada. Se tornou o primeiro brasileiro campeão da F3.

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter