(Foto: Divulgação)

Renan Schineider é responsável pela gestão do Instituto Irmãos Nogueira (Foto: Divulgação)

TATAME
05/12/2018
13:30
Rio de Janeiro (RJ)

Por Mateus Machado

Com carreiras consagradas no MMA, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro não se notabilizam apenas pelos grandes desempenhos já protagonizados em suas respectivas lutas, mas também por histórias de superação que inspiraram inúmeras pessoas ao longo dos últimos anos.

Com trajetórias exemplares no mundo da luta, Rodrigo e Rogério foram além e, dispostos a contribuir para um futuro melhor, desenvolveram o Instituto Irmãos Nogueira, que vem em constante crescimento e ajuda inúmeros jovens pelo Rio de Janeiro. Com metas "ousadas" de crescimento, visando ajudar crianças de todo o país, o instituto vem fazendo sucesso, como conta Renan Schineider, diretor executivo do órgão, responsável pela gestão e por captar novos recursos e parceiros.

- Nosso diferencial é a nossa metodologia única no Brasil, assim como o engajamento dos profissionais envolvidos na missão de fazer a diferença na vida de nossos assistidos - avaliou Renan.

- Como você avalia o trabalho desenvolvido pelo Instituto em 2018?

O ano de 2018 foi marcado por aprovações, inaugurações e eventos.

Aprovações:

- Renovamos o contrato com a Secretaria de Esporte e Lazer, um convênio via Lei Pelé, onde nós temos seis núcleos: Nova Iguaçu e Bangu, Terreirão, Mangueira, Vila Cruzeiro e Alemão, onde assistimos mais de 1.000 crianças e jovens.

- Aprovamos e captamos um projeto via Lei de Incentivo para implantar o Núcleo no Parque Olímpico na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.

Inauguração:

- Inauguramos o Núcleo de Bangu.

Eventos:

- Levamos 180 crianças para o cinema para assistir o filme da Paraolimpíada.
- Fizemos um evento social na Arena Olímpica em parceria com o UFC.
- Levamos 200 crianças e jovens para assistirem a pesagem do UFC (Onde recebemos uma homenagem muito especial do UFC).
- Levamos 150 adolescentes e jovens para assistir lutas do UFC no Rio.
- Realizamos a Festa do Dia das Crianças, onde contamos com a presença de 500 criança, com presença ilustre dos Irmãos Nogueira, Gabie Fernandes e Yuri Fernandes.

- Como estão as perspectivas para 2019? Quais são os planos de projeção?

As expectativas são de aprovação de novos projetos via Lei de Incentivo e a captação dos mesmos. Projeto semelhante ao que existe para 1.200 crianças e um projeto de alto rendimento para a equipe dos atletas. Nossa prospecção para iniciar as atividades no Estado de São Paulo e outros estados. Além disso, realizar 2ª Etapa do Combate Interno, envolvendo todos os núcleos, e a graduação dos alunos, prevista para acontecer em Abril.

- Qual é o diferencial do Instituto e de que maneira vocês pretendem alcançar mais pessoas?

Nosso diferencial é a nossa metodologia única no Brasil, assim como o engajamento dos profissionais envolvidos na missão de fazer a diferença na vida de nossos assistidos. Nossos núcleos atuam em comunidades com baixo IDH. Neste sentido, um dos nossos trunfos é a utilização da imagem dos nossos ídolos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro para serem exemplos de superação e resiliência como ferramenta de mudanças positivas nas vidas de nossos alunos.

– Como você avalia o trabalho feito por vocês no dia a dia?

Nosso trabalho é o de matar um leão por dia, afinal, temos uma equipe em expansão e sabemos que com a crise financeira que se instaurou no país nos últimos anos, o investimento no social parece estar em xeque. Porém, somos otimistas e apostamos no nosso projeto como agente modificador das vidas de nossos assistidos. Todos os dias, quando acordo, penso em como posso fazer a diferença na vida dos nossos jovens e crianças dos núcleos de Nova Iguaçu e Bangu, Terreirão, Mangueira, Vila Cruzeiro e Alemão. Minha função é fazer a gestão do Instituto e, principalmente, captar novos recursos e parceiros para um futuro bem próximo, expandindo, então, para o Estado de São Paulo e futuramente para todo o território brasileiro.

– Por fim, qual é a relação dos Irmãos Nogueira com o Instituto diariamente?

Os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogerio Minotouro são a base de tudo, desde a criação do Instituto, que nasce da vontade e necessidade de oportunizar, para crianças e jovens carentes, um espaço educacional com base na doutrina holística das lutas e artes marciais. Passa pela imagem vitoriosa e contundentes dos irmãos, que abrem portas para possíveis parceiros, e se consolida na presença física em reuniões, eventos e aulas temáticas em todos os núcleos, sem exceção. O Instituto irmãos Nogueira é a realização de um sonho de dois campeões nos ringues e na vida.