menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Xavi conseguirá replicar o sucesso de Pep Guardiola no Barcelona?

Craque do Barça tenta fazer torcida voltar a sorrir agora como técnico

Primeiro treino de Xavi Hernández no Barcelona
imagem camera(Foto: Miguel Ruiz / Barcelona)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 23/11/2021
08:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

Xavi Hernandez, se tornou o novo técnico do Barcelona, time do qual já foi jogador, substituindo o técnico anterior, Ronald Koeman. Xavi Hernandez que até então era técnico do Al-Sadd, como jogador, obteve grande destaque sob o comando de Pep Guardiola, técnico da seleção na época.

Pep Guardiola, que também havia sido jogador do Barcelona, ocupava, à época, a mesma posição que Xavi: meio-de-campo. Entretanto, nos seus primeiros anos como técnico, Guardiola obteve o apadrinhamento de Johan Cruijff.

Xavi Hernandez, que assume a liderança do Barcelona em meio a tempos difíceis, por sua vez, não terá apadrinhamento, ao contrário do que aconteceu com Guardiola. Com a grande missão de trazer de volta à instituição não somente o capital perdido, como também os grandes títulos, ele se vê em uma situação complicada.

Qual é o cenário que espera Xavi?

Xavi Hernandez assume o controle do Barcelona bem no auge de uma crise, tanto econômica quanto profissional. O Barcelona, atualmente, passa por um de seus momentos mais conturbados, tendo de enfrentar uma grave dívida financeira, bem como vários problemas internos na equipe.

Pela primeira vez em anos o Barcelona não é o favorito em sites de aposta desportiva nas suas principais partidas, seus últimos confrontos têm sido sofridos e o time realmente precisa de um ar novo para voltar a respirar seu bom futebol.

Como se isso não fosse o bastante, Hernandez se encontra sozinho, sem o auxílio de seu grande ídolo, Lionel Messi, tampouco de Guardiola ou Cruijff. A responsabilidade de levantar este gigante caído é imensa e Xavi terá de não somente se superar, como também superar o ex-técnico Ronald Koeman, que foi demitido do time justamente por não dar conta do serviço. Outro fator que contribuiu muito para o desequilíbrio do time, foi a saída inesperada de Messi. Após sua saída, o Barcelona parece ter perdido sua união, ou até mesmo o seu norte, já que aparentam estar perdidos. O que era de se esperar, levando em conta não somente a fama, mas também o futebol único do argentino.

Primeiros passos a serem tomados por Xavi

O primeiro passo a ser tomado por Xavi, para salvar o gigante abatido, é estancar este enorme ferimento, que é a rachadura que foi formada no time. Entretanto, estes são apenas os primeiros-socorros que ele terá de prestar.

É a partir do sucesso ou não deste primeiro movimento que a história vai se desenrolar. Caso o novo técnico consiga reunir o time, então sua missão será partir pro ataque e garantir algumas vitórias importantes para o Barcelona. Ao mesmo tempo, terá de lidar com a insatisfação salarial geral no clube, visto que, atualmente, não conseguem nem mesmo fechar a folha de pagamento dos jogadores.

Apesar de que Pep Guardiola também teve de enfrentar grandes turbulências no começo de sua carreira como técnico do Barcelona, o simples fato de ter um bom conselheiro – mais experiente – já era uma grande ajuda. Principalmente durante seus primeiros movimentos no clube, que foram os mais importantes.

Como Xavi está sozinho nesta, terá de carregar todo este peso em suas costas. Fazer a decisão certa cabe única e exclusivamente ao ex-jogador. Entretanto, assim como aconteceu com Guardiola, terá de fazer muito bom proveito de suas decisões durante as primeiras etapas.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias