Bortoleto reconhece falha após batida em Mônaco: 'Custou a classificação'
Brasileiro da Audi danificou a suspensão do carro e largará da 16ª posição

Gabriel Bortoleto viu sua classificação para o GP de Mônaco terminar mais cedo neste sábado (6). O piloto da Audi bateu no guard-rail durante o Q1, danificou a suspensão do carro e ficou sem condições de seguir na sessão. Com o incidente, o brasileiro largará da 16ª posição na corrida deste domingo.
O acidente aconteceu na entrada da chicane após o túnel, um dos pontos mais desafiadores do circuito de Monte Carlo. Ao se aproximar demais do muro, Bortoleto tocou o guard rail e sofreu danos suficientes para encerrar sua participação na classificação.
➡️Kimi Antonelli brilha e conquista pole inédita em Mônaco pela F1
Bortoleto assume erro e pede desculpas
Após a sessão, o brasileiro reconheceu que o acidente foi consequência de um erro de pilotagem. Segundo ele, a competitividade apresentada pela Audi durante os treinos livres aumentou a expectativa por um bom resultado na classificação.
— Eu estou bem chateado porque foi um erro ainda no Q1. A gente está em Mônaco e sabe que tem que estar andando bem perto dos muros, mas eu acho que não tinha necessidade de estar tão perto do muro no Q1. Como o carro vinha muito bem durante todo o fim de semana, eu estava ansioso e animado para fazer uma boa classificação — afirmou.
Bortoleto também pediu desculpas à equipe pelo prejuízo causado pelo acidente.
— Eu estava confiante, pois o terceiro treino livre foi muito bom para mim. E eu errei. Eu peço desculpas à equipe, não tem o que falar. Mesmo sendo um erro pequeno, custou a classificação — completou.

Audi perde chance de avançar ao Q3
O desempenho apresentado pela equipe ao longo do fim de semana indicava a possibilidade de uma classificação competitiva. No entanto, o acidente do brasileiro impediu a Audi de lutar por posições mais avançadas com os dois carros.
O alemão Nico Hulkenberg, companheiro de equipe de Bortoleto, conseguiu avançar para o Q2 e terminou a sessão classificatória na 13ª colocação.
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Brasileiro vê poucas chances de recuperação
Largando da oitava fila, Bortoleto acredita que as características do circuito de Mônaco dificultam qualquer estratégia de recuperação durante a corrida. Para o piloto, nem mesmo os recursos de energia disponíveis nos carros devem alterar significativamente o cenário.
— Eu acho que não vai ter muito o que fazer. O botão de ultrapassagem não vai fazer uma grande diferença nos pontos em que dá para ultrapassar. Todo mundo vai usar o máximo de energia nos pontos de ultrapassagem, então não deve haver muita diferença entre os carros — explicou.
A corrida do GP de Mônaco será disputada neste domingo (7), às 10h.
Tudo sobre

Fórmula 1
Bortoleto terá capacete especial no GP de São Paulo de F1
Há 12 horas
Fórmula 1
Substituído por Rafael Câmara, Ocon está fora da F1 2026
Há 15 horas
Fórmula 1
Rafa Câmara vai estrear na F1 em Interlagos após Haas antecipar promoção
Há 17 horas
Fórmula 1
Antonelli usará capacete em homenagem a Senna no GP de São Paulo
Há 19 horas
Fórmula 1
George Russell desabafa sobre temporada: 'não foi meu ano'
Há 22 horas
Fórmula 1
Dúvida na Haas aproxima Rafa Câmara de estreia na F1 em Interlagos
Há 1 diaMais LANCE!

Da idolatria ao título: a relação entre Antonelli e Senna na F1

São Paulo recebe próximo GP da Fórmula 1; veja datas e horários

Hamilton critica atitude de Leclerc na F1: 'Não é questão de idade'

Três pilotos são punidos no GP do México e dão pontos a Bortoleto na F1

Detalhe em transmissão da Globo rouba cena na F1: 'México é Lula'

Verstappen vence GP do México, mas é ofuscado por título de Antonelli na F1

Opinião: contra críticos da F1, Antonelli é a aposta de Toto Wolff que enfim deu certo

Kimi Antonelli faz história e se torna o campeão mais jovem da Fórmula 1

Volta a volta do título de Antonelli na F1 no GP do México

Fórmula 1 hoje: horários e onde assistir ao GP do México neste domingo (1)

Kimi Antonelli e a quebra da escada da FIA: quando o talento acelera o caminho até a F1

Piloto da F1 é desqualificado da classificação do GP do México

GP do México: saiba como ficou o grid de largada da corrida na F1
