Na semana ‘Porto, a Capital do Skate’, pista da Restinga é entregue revitalizada

Com presença de skatistas e influenciadores digitais, ação social conta com crianças dos Projetos Pampa Life e Orla Social Skatepark

Pista Restinga - Porto Alegre
(Foto: Alex Rocha/PMPA)

Escrito por

Na semana “Porto, a Capital do Skate”, que de sexta a domingo receberá a segunda etapa do STU Nacional 2023, uma ativação muito simbólica e representativa será realizada nesta quarta-feira (15/03). A Restinga, um dos bairros mais populosos de Porto Alegre, que trabalha com o skate como ferramenta de inclusão social com crianças desde 2019, recebeu sua famosa pista totalmente revitalizada.

A ação social será realizada com meninos e meninas dos Projetos Pampa Skate Life e Orla Social Skatepark, e envolverá skatistas profissionais, skatistas locais e influenciadores digitais. A intervenção da Restinga inclui reparos no piso e juntas de concretagem que apresentaram algum desgaste ou perda de material, além de uma revitalização através da pintura da superfície das rampas e obstáculos.

- Temos um coletivo de produção artística com expressões de skate, poesia, música, grafite e hip hop. São em torno de 25 crianças, com idades que variam dos 6 aos 17 anos. Elas fazem atividades, aulinhas e manutenção de skate, produção de vídeos e poesias, passeios para conhecerem novas pistas de Porto Alegre e produção independente de camisas - enumera Mike Tinga, coordenador do Projeto Pampa Skate Life.

- Tenho uma relação muito forte com a Restinga, por ter sido a primeira menina a andar lá e a fomentar o skate feminino. Até hoje no bairro muitas dizem que iniciaram porque souberam que tinha uma menina que começou a andar ali. Falou em skate na Restinga, onde meus pais ainda moram, não tem como não lembrar da Josi, o que muito me orgulha - conta Josiane Mores, uma das pioneiras do skate no Rio Grande do Sul e, hoje, coordenadora do Projeto Orla Social.

Conforme solicitação dos skatistas locais, foram construídos na pista dois novos obstáculos (uma trave e um banco), com o objetivo de atender aos praticantes iniciantes. Um destes obstáculos, inclusive, receberá uma pintura especial da artista visual e ilustradora Carla Barth. Com tinta acrílica e nanquim, seu trabalho é composto por um universo fantástico, onírico e misterioso, habitado por seres inusitados em cenas ao mesmo tempo divertidas e enigmáticas.

Primeira-dama promove campanha ‘Skate na Veia e Capacete na Cabeça’
Carla Barth, aliás, também fará uma oficina de artes para as crianças durante um dia que tem tudo para ser dos mais animados e marcantes para a garotada. Apenas uma das muitas atividades agendadas para a tarde desta quarta-feira, que ainda terá, claro, uma clínica de skate para essa nova geração. Além disso, um quiz sobre Skateboard e entrega de kit lanche e brindes.

O Gabinete da Primeira-Dama está diretamente ligado a esta ação com o STU e também promove a campanha “Skate na Veia e Capacete na Cabeça”, que tem a finalidade de propagar o uso consciente de equipamentos de segurança para os atletas na prática do esporte.

- O skate é uma ferramenta de inclusão social capaz de aproximar jovens de diferentes idades, gêneros e classes sociais. Essa ação em parceria com o STU é uma oportunidade de aproximar o poder público e incentivar esses futuros atletas a praticarem o esporte com segurança - afirmou a primeira-dama Valéria Leopoldino.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter