Até dezembro? Por contrato, Flu tem apenas três atacantes para 2020

Do atual elenco, seis jogadores de ataque possuem vínculo até o fim do ano. Outros titulares da equipe também estão na mesma situação e diretoria já trabalha para renovar

Montagem - Marcos Paulo, Lucão e Nenê
Marcos Paulo, Lucão e Nenê podem formar o trio de ataque em 2020 (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Escrito por

Na coletiva de apresentação de Luccas Claro e Orinho, o vice geral do Fluminense, Celso Barros, afirmou que as contratações já visam o futuro. Ambos assinaram contrato com o Tricolor até dezembro de 2020. Com isso, a diretoria tenta se cercar em duas posições que podem ficar carentes a partir de janeiro, uma vez que Nino e Caio Henrique estão emprestados até dezembro. Entretanto, o ataque é o setor que mais preocupa a diretoria, tendo em vista que a maioria dos jogadores possuem contrato até dezembro.

Alguns atacantes chegaram por empréstimos e dificilmente vão permanecer por não terem se destacado com a camisa tricolor. São os casos de Guilherme (Corinthians), Brenner (São Paulo) e Ewandro (Udinese), que juntos somam 468 minutos em campo.

Outros atletas o Fluminense até deseja a permanência, mas esbarra na dificuldade. Yony González, artilheiro do Tricolor na temporada com 15 gols, não se mostra empolgado em renovar o contrato. Dono do próprio passe, o colombiano já recebeu algumas sondagens de clubes brasileiros, mas os seus representantes esperam negociá-lo com o futebol europeu na janela de janeiro.

TABELA
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro


Wellington Nem, cria de Xerém, fez um grande esforço para retornar ao Fluminense, inclusive aumentando o vínculo com o Shakhtar Donetsk. No entanto, um novo empréstimo é considerado difícil, uma vez que o clube ucraniano prefiria cedê-lo a um outro clube europeu.

Vale lembrar que João Pedro já está vendido ao Watford, da Inglaterra, e ao que tudo indica, vai se apresentar ao novo clube em janeiro. Portanto, de peças ofensivas, o Fluminense tem, por contrato, apenas Nenê, Lucão (ambos até dezembro de 2020) e Marcos Paulo (julho de 2021).

OPÇÃO CASEIRA

Evanilson Fluminense
Evanilson é o artilheiro do Brasileiro Sub-20, com 9 gols <br>(Foto: Maílson Santana/Fluminense)

Por conta dos problemas financeiros, o Fluminense dificilmente vai ao mercado em busca de um atacante muito badalado. O jeito vai ser olhar para Xerém, que já deu resultados em sequência com Pedro e João Pedro. O nome da vez, vindo de Xerém para assumir a camisa 9 é de Evanilson.

O atacante vive uma temporada espetacular com a equipe sub-20. Em 27 jogos marcou 21 gols. Terminou o Campeonato Carioca Sub-20 como o goleador máximo, marcando 13 e atualmente lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro da categoria, com 9. No entanto, o contrato de Evanilson se encerra no fim de fevereiro do ano que vem.

O Fluminense e os representantes do jogador estão negociando uma renovação do vínculo, o que pode ocorrer nos próximos dias.

TITULARES ATÉ DEZEMBRO


Para manter Nino, o Fluminense pode fazer valer a cláusula de compra e pagar R$ 5 milhões por 50% dos direitos econômicos. No entanto, os graves problemas financeiros dificultam uma investida tricolor nesse sentido. A tendência é que a diretoria tente um novo empréstimo, porém não há garantia de que isso possa acontecer.

Quanto ao volante Caio Henrique, que dominou a lateral-esquerda, vai depender da liberação do Atlético de Madrid. O otimismo no Fluminense é bem grande sobre a permanência, tendo em vista que o ex-meia Deco, que brilhou com a camisa tricolor, possui uma ótima relação com Celso Barros.

Além dos dois, existe outros titulares com prazo de validade até o fim do ano. Gilberto está emprestado pela Fiorentina, situação que dificilmente deverá se repetir, já que o lateral-direito está cedido desde o ano passado.

Allan também tem vínculo com um clube europeu. Trata-se do Liverpool, que não deve aproveitar o jogador. O Fluminense conta com o próprio volante como aliado, já que em inúmeras vezes afirmou que quer permanecer no clube. Yuri, titular no último jogo, também está cedido até o fim do ano pelo Santos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter