De quarto reserva à Seleção: a trajetória de Otávio no Cruzeiro
O goleiro foi convocado pelo técnico Carlo Ancelotti

Em nove meses de 2026, o goleiro Otávio viveu um roteiro surpreendente em sua vida. Quarto reserva do Cruzeiro em janeiro, o arqueiro chega a setembro sendo convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. O Lance! relembra a trajetória do atleta na temporada.
Antes de se apresentar à Seleção Brasileira, o goleiro terá mais dois jogos. Otávio deverá representar o Cruzeiro contra o Santos, no sábado (12), às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro. Posteriormente, enfrenta o Vitória no domingo seguinte (20), às 16h (de Brasília), no Barradão.
Depois disso, se apresentará à Seleção Brasileira para iniciar os treinamentos com Carlo Ancelotti. A delegação do Brasil ficará em Brisbane, na Austrália, e depois viajará para a Índia.
Início de ano sem espaço
Otávio iniciou o ano como quarto reserva do Cruzeiro. Isso porque o clube contava com Léo Aragão e o titular Cássio e trouxe Matheus Cunha, que estava no Flamengo. No entanto, no dia 3 de janeiro, ele se tornou o terceiro arqueiro da equipe com o empréstimo de Aragão ao Avaí.
Apesar disso, ele ganhou oportunidades no Campeonato Mineiro, atuando na vitória por 2 a 1 contra o Tombense e nas derrotas para Pouso Alegre e Democrata-GV.
Posteriormente, o camisa 81 ficou 18 partidas sem entrar em campo. Nesse período, a Raposa conquistou o Campeonato Mineiro, mas Cássio se lesionou na partida contra o Flamengo, pelo Brasileirão. Depois, Tite foi demitido e Wesley assumiu interinamente até a chegada de Artur Jorge.

Otávio recebe oportunidades no Cruzeiro
O arqueiro voltou a atuar no duelo contra o Goiás, pela Copa do Brasil. Apesar do empate em 2 a 2, sua atuação agradou os torcedores, insatisfeitos com as apresentações de Matheus Cunha. No entanto, voltou para o banco contra o Remo.
Em seguida, Otávio assumiu a titularidade no Cruzeiro na vitória por 1 a 0 contra o Boca Juniors pela Libertadores. Com isso, ele se tornou o goleiro brasileiro mais jovem a ser titular em uma partida de Libertadores, superando Fábio.
– Foi uma aposta que tivemos em função daquilo que vemos e acreditamos que possa ser o melhor para a equipe. Até mesmo em termos de energia, que era importante sentir todos os jogadores acarinhados no momento de poder dar a sua contribuição à equipe. E essa foi uma das razões, mas isto são pequenos detalhes quando, na verdade, há um todo que justificou da nossa parte aposta no Otávio para este jogo – avaliou Artur Jorge.
Grandes noites de Libertadores
No processo para consolidar-se como titular absoluto, Otávio fez duas grandes partidas pela Libertadores. A primeira delas foi contra a Universidad Católica, com cinco defesas que garantiram o ponto no 1 a 1 contra os chilenos.
Contra o Boca Juniors, ele foi o principal personagem no empate em 1 a 1. Foram nove defesas do arqueiro. Somente nos 90 minutos na Argentina, fez mais defesas do que nos quatro jogos anteriores somados. Depois da partida, ele afirmou que se sentiu tranquilo em La Bombonera.
ANÁLISE: Otávio salva o Cruzeiro em atuação pobre contra o Boca Juniors
– Atmosfera que se cria pela história do estádio e do Boca, da torcida. Foi uma experiência muito válida. Me senti muito bem, tranquilo no gol. Minha defesa preferida foi a com o pé no segundo tempo contra o Zeballos – disse na zona mista.

Otávio se torna titular absoluto no Cruzeiro e é convocado
Após a pausa para a Copa do Mundo, o goleiro Cássio finalizou sua recuperação e voltou a ser relacionado para a partida contra o Flamengo pela Libertadores. No entanto, mesmo à disposição de Artur Jorge, Otávio seguiu como titular absoluto e o camisa 1 sequer entrou em campo novamente.
Cruzeiro: Cássio parabeniza Otávio por convocação
Com o destaque, o goleiro do Cruzeiro foi convocado por Carlo Ancelotti na última quarta-feira (9), para os amistosos contra Austrália e Índia.
– Otávio está jogando muito bem, Pedro Morisco também. O Hugo nós conhecemos. Se Alisson continuar sendo o melhor goleiro brasileiro, será o nosso na Copa América. Mas é momento de dar oportunidades aos mais jovens – disse Ancelotti.
Tudo sobre

Futebol Feminino
Ana Flávia destaca momento histórico e projeta duelo do Cruzeiro por vaga na final da Libertadores Feminina
Há 2 horas
Cruzeiro
Na pré-lista de Ancelotti, Otávio manteve bons números no Cruzeiro depois da convocação
Há 2 horas
Cruzeiro
Tempo joga a favor do Cruzeiro para clássico contra o Atlético-MG
Há 5 horas
Cruzeiro
Titular do Cruzeiro, Zé Lucas vive expectativa por convocação
Há 8 horas
Cruzeiro
Além de Kaio Jorge! Quarteto do Cruzeiro está na pré-lista de Ancelotti
Há 18 horas
Cruzeiro
Profissionais e diretoria do Cruzeiro vão à final do Sub-20
Há 18 horasMais LANCE!

Grêmio repete drama do Cruzeiro em 2019? Veja os paralelos que ligam os clubes

Atlético-MG empata com o Cruzeiro e conquista o Mineiro Sub-20

IA projeta chance de final brasileira na Libertadores Feminina; veja probabilidades

Cruzeiro e Atlético-MG definem título do Campeonato Mineiro Sub-20; saiba onde assistir

Futebol entra na reta decisiva: títulos, vagas continentais e rebaixamento

Kaiki Bruno ganha argumentos para disputar espaço na Seleção de Ancelotti

Letícia celebra retorno aos gramados e classificação do Cruzeiro às quartas da Libertadores

Kaio Jorge, do Cruzeiro, está na pré-lista de Carlo Ancelotti para Data Fifa de novembro

Cruzeiro: Otávio valoriza atuação defensiva antes de clássico

Cruzeiro inicia semana de clássico embalado no Brasileirão

Vitória empata com o Athletico-PR e ajuda o Cruzeiro

Cruzeiro: Gabriel Pec volta a treinar em campo na Toca II

Decisivo na vitória do Cruzeiro, Fabrício Bruno celebra gol
