menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Corinthians aguarda o fim do Paulistão para definir futuro de zagueiros

Balbuena e Bruno Méndez têm contrato com o clube alvinegro se encerrando neste ano

Balbuena e Bruno Méndez - Corinthians
imagem cameraBalbuena e Méndez são amigos, mas vivem brigando por posição no Timão (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 07/02/2023
04:41
Atualizado em 08/02/2023
08:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

Dois zagueiros do Corinthians têm contrato encerrando ainda neste ano: Balbuena e Bruno Méndez. O clube alvinegro aguarda o fim do Campeonato Paulista para decidir que postura tomará.

Até o momento, o Timão não abriu negociação com nenhum deles. No caso de Méndez, até houve algumas conversas com o estafe do jogador, mas de maneira informal e em estágio inicial. O vínculo do uruguaio com a equipe do Parque São Jorge tem duração até o dia 31 de dezembro. Ele atrai o interesse do Internacional, mas o Coringão não deve liberá-lo facilmente. 

continua após a publicidade

+ Vexame no Mundial! Relembre as derrotas internacionais mais vergonhosas de times brasileiros

No caso de Balbuena, uma extensão do vínculo passa diretamente pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, que detém os direitos do atleta e o emprestou ao Corinthians no segundo semestre do ano passado. A cessão tem validade até o dia 30 de junho e até o momento a direção corintiana não procurou os russos.

+ Confira a tabela do Paulistão e simule as próximas partidas

São dois os motivos pelos quais o Timão ainda não se movimentou em busca de seguir com o zagueiro paraguaio: as atuações são consideradas abaixo do esperado e há a possibilidade de uma ampliação das ‘cláusulas da guerra’. Esse mecanismo foi criado pela Fifa para permitir que jogadores que atuem na Rússia e Ucrânia, que estão há um ano em guerra, suspendam os seus contratos com as equipes que estão vinculadas, mas se encontram na zona de conflito.

O Corinthians não pensa comprar Balbuena em definitivo, mas se houver a possibilidade de aumentar o empréstimo o Time do Povo não pensará duas vezes.O contrato do defensor com o Dínamo tem validade até junho de 2025.

Bruno Méndez e Balbuena
Balbuena tem contrato com o Timão até junho, e Méndez até dezembro(Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

A zaga corintiana que começou o ano foi Gil e Balbuena, mas, aos poucos, Bruno Méndez está pedindo passagem. Contratado pelo Timão em 2019, o uruguaio foi emprestado para o Inter durante um ano, entre o segundo semestre de 2021 e 2022. Quando o vínculo com o Colorado acabou, existia até mesmo o interesse dos gaúchos em manter o defensor, mas a situação não evoluiu. O Corinthians até se mostrou aberto em cobrar um valor abaixo dos 6 milhões de dólares (R$ 31,6 mi, na cotação  atual) fixados no contrato de empréstimo à época, mas repassando um percentual menor dos direitos econômicos do jogador. A possibilidade não foi aceita pelo Inter. 

+ Confira as movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

Devolvido, Bruno ganhou espaço com a camisa corintiana e hoje é a primeira opção entre os suplentes para a zaga do clube - e, aos poucos, está se tornando titular. Essa situação torna a possibilidade de renovação contratual do atleta mais possível.

O departamento de futebol do Corinthians está monitorando a dupla durante o Paulistão e caso alguns pontos não agrade os responsáveis há a chance de reforços serem contratados. A iniciativa é trazer para o elenco do Timão nomes de peso para a disputa da Libertadores, que tem o início da sua fase de grupos prevista para a primeira semana de abril. Uma das posições consideradas carentes no Timão é a zaga. 

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias