Ex-Vasco, Galarza se torna um dos personagens do Paraguai em classificação na Copa
Meia passou por Vasco e Coritiba antes de se firmar na Argentina e se tornar um dos protagonistas do Paraguai

A classificação histórica do Paraguai sobre a Alemanha teve um nome que simboliza a reação da equipe na Copa do Mundo: Matías Galarza. Reserva na estreia diante dos Estados Unidos, o meio-campista, cria do Vasco, ganhou espaço após a derrota inicial e se tornou peça fundamental no time comandado por Gustavo Alfaro. Desde que assumiu a titularidade, marcou o gol da vitória sobre a Turquia e foi quem deu a assistência para o gol de Enciso contra a Alemanha, sendo um dos destaques do jogo que levou a Albirroja às oitavas de final.
➡️Sabe tudo sobre as zebras da história das Copas do Mundo? Responda ao quiz
A trajetória de Galarza no futebol passou por Brasil e Argentina antes de chegar ao Atlanta United, dos Estados Unidos. Revelado pelo Olimpia, o meia foi vendido, ainda nas divisões de base, para o Vasco, onde teve um começo promissor, mas não conseguiu se firmar. Depois, ainda foi emprestado para o Coritiba antes de ir para o Talleres e depois para o River Plate. Na Argentina, apesar da instabilidade, foi onde o meia ganhou projeção suficiente para conquistar espaço na seleção paraguaia. Curiosamente, ele rompeu uma tradição familiar: pai, avô e irmão eram goleiros profissionais, enquanto o tio-avô Ramón Mayeregger defendeu o Paraguai na Copa do Mundo de 1958.

💸 Novibet — bônus de aposta extra até R$100
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Contra a Alemanha, Matías Galarza voltou a ser importante na seleção. Foi dele o cruzamento para o gol de Julio Enciso, além de protagonizar uma atuação intensa na marcação e na criação de jogadas. Na prorrogação, ajudou a aliviar a pressão alemã com dribles e faltas sofridas e, nas cobranças de pênaltis, demonstrou personalidade ao converter sua batida diante de Manuel Neuer. A atuação consolidou o meia como um dos principais protagonistas da surpreendente campanha paraguaia neste Mundial.
O Paraguai retornou à Copa após 16 anos e, logo de cara, sofreu uma goleada dura para os Estados Unidos. Mas mostrou poder de reação, se classificou para o mata-mata, derrubou uma seleção tetracampeã e segue vivo para as oitavas de final. A seleção, assim como seu meio-campista, apresenta uma grande virtude: a resiliência.
➡️Queda da Alemanha mantém Brasil como único pentacampeão mundial até 2030
A atuação diante da Alemanha representou uma volta por cima na carreira de Galarza. Contratado pelo Vasco ainda muito jovem, o paraguaio chegou cercado de expectativa, mas nunca conseguiu corresponder plenamente e acabou sendo alvo frequente de críticas da torcida. Sem espaço, passou pelo Coritiba antes de se reencontrar no futebol argentino, onde ganhou confiança, amadureceu e conquistou espaço na seleção paraguaia. Nesta segunda-feira (29), o meia viveu o auge da trajetória ao ser um dos protagonistas da classificação histórica do Paraguai às oitavas de final da Copa do Mundo, no maior palco do futebol mundial.
📲 De olho no Lance! e na Copa do Mundo. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Futebol Internacional
Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030
Há 22 horas
Copa do Mundo
Relatório revela ameaças de atentado contra Messi na Copa do Mundo 2026
Há 2 dias
Fora de Campo
Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030
Há 2 dias
Copa do Mundo
Uefa pagou indenização a suposta amante de Infantino, diz jornal inglês
Há 2 dias
Futebol Internacional
Atacante da Inglaterra é acusado de agressão após incidente em Londres
Há 2 dias
Copa do Mundo
Conmebol reforça apoio a Infantino e se distancia da Uefa em crise na Fifa
Há 2 diasMais LANCE!

Vozinha revela impacto da Copa do Mundo na carreira: 'Virou do avesso'

Jogador fica livre no mercado após a Copa do Mundo pela Seleção

Jogador do Barcelona cumpre promessa após título da Copa; veja

Após fracasso na Copa do Mundo, Uruguai anuncia Diego Forlán como novo técnico

Copa Feminina irá parar calendário do futebol brasileiro por até 45 dias; entenda

Fifa pede desculpas a federações por projeto de venda da Copa do Mundo

Figo dispara contra plano de Infantino: 'Baixo, vergonhoso e egoísta'

Arsène Wenger diz não ter compactuado com plano de Infantino

Cidades-sede dos EUA cobram Fifa por promessa milionária feita para a Copa do Mundo de 2026

Espanha define volta após título mundial e fecha 2026 contra a Inglaterra

Orjan Nyland, algoz do Brasil, é anunciado pelo RB Leipzig até 2028

Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV

Sensação da Copa, atleta marca em sua estreia por novo time



