Entenda por que o Uruguai se considera tetracampeão do mundo
Seleção estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira contra a Arábia Saudita

A bola vai rolar para o Uruguai na Copa do Mundo de 2026. A seleção celeste estreia nesta segunda-feira (15), às 19h (de Brasília), diante da Arábia Saudita, carregando a tradição de uma das camisas mais pesadas do futebol mundial. Mas, junto com a história vencedora, os uruguaios também levam uma antiga polêmica: afinal, o país é bicampeão ou tetracampeão do mundo?
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Oficialmente, o Uruguai conquistou duas Copas do Mundo: a primeira edição do torneio, em 1930, disputada em casa, e a de 1950, no Brasil, quando protagonizou o histórico "Maracanazo" ao derrotar a Seleção Brasileira no Maracanã.

No entanto, os uruguaios reivindicam outros dois títulos mundiais: as medalhas de ouro no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, e de 1928, em Amsterdã. Antes da criação da Copa do Mundo, a competição olímpica era considerada o principal torneio internacional de seleções e era organizada pela Fifa, reunindo as melhores equipes do planeta.
Destaque mundial e sede da primeira Copa do Mundo
Na década de 1920, o Uruguai era a grande potência do futebol mundial. O bicampeonato olímpico consolidou a supremacia da Celeste e foi justamente o principal motivo para que a Fifa escolhesse o país como sede da primeira Copa do Mundo, em 1930.
A entidade máxima do futebol reconhece a importância histórica das conquistas olímpicas uruguaias e autorizou a seleção a exibir quatro estrelas em seu escudo: duas pelos títulos mundiais de 1930 e 1950 e outras duas pelos ouros olímpicos de 1924 e 1928.

Por isso, embora os registros oficiais da Copa do Mundo apontem apenas dois títulos, para os uruguaios a conta é diferente: a Celeste entra em campo nesta segunda-feira defendendo a tradição de quem se considera, há décadas, tetracampeã do mundo.
📲 De olho no Lance! e na Copa do Mundo. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Futebol Internacional
De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube
Há 1 hora
Copa do Mundo
'Não era assim': Michael Olise quebra o silêncio após eliminação da França na Copa
Há 4 horas
Fora de Campo
Torcedores reagem à fala de Ancelotti sobre Brasil na Copa: 'Esqueceu'
Há 7 horas
Copa do Mundo
Fifa dá ultimato às federações e vê Uefa contra-atacar plano de Infantino
Há 7 horas
Seleção Brasileira
Ancelotti encerra ciclo de Neymar na Seleção Brasileira: 'Pensar no futuro'
Há 19 horas
Seleção Brasileira
Com o fim da Era Neymar, quem será o novo camisa 10 da Seleção Brasileira?
Há 21 horasMais LANCE!

Fifa abre processo contra jogadores e federação da Argentina por polêmicas na Copa

Avião com James Rodríguez sofre pane no motor antes de decolar e provoca susto

Fifa quer criar empresa para vender direitos da Copa do Mundo e europeus ameaçam boicote

VAR errou e favoreceu Argentina na Copa com expulsão incorreta, aponta IFAB

Cucurella viraliza após tatuar rosto de Luis de la Fuente: 'Maluco'

Cucurella tatua rosto do treinador da Espanha e cumpre promessa após a Copa

Zidane é apresentado na França e revela: 'Era a única coisa que queria'

Algoz do Brasil na Copa entra na mira de PSG e Juventus

Enquete Lance!: Gol de Sidny foi o mais bonito da Copa do Mundo? Vote!

Gol de Cabo Verde é eleito o melhor da Copa do Mundo

De cerveja a cachorro-quente: Fifa divulga números da Copa do Mundo

Árbitro da final da Copa do Mundo anuncia aposentadoria

OPINIÃO: Com respaldo pago por subserviência, Infantino quer uma Fifa inquestionável



