Análise tática do Guffo: Portugal está sendo subestimado?
Existe um silêncio curioso ao redor de Portugal nesta Copa do Mundo

Carregando conteúdo exclusivo...
Existe um silêncio curioso ao redor de Portugal nesta Copa do Mundo. Enquanto os holofotes e os debates se concentram quase que exclusivamente em França, Espanha, Argentina e Brasil, a seleção de Roberto Martínez desembarca na América do Norte como a atual campeã da Nations League e dona de um dos elencos mais profundos do planeta. Tratar os portugueses como azarões ou "segunda prateleira" não é apenas um erro de avaliação; é ignorar o que acontece no campo. Portugal é, de longe, o candidato mais subestimado desta Copa do Mundo.
A grande ruptura tática desta geração foi o abandono do pragmatismo defensivo da era Fernando Santos. Martínez implementou um modelo proativo, de posse e controle territorial. E o coração dessa engrenagem é o que podemos chamar, sem exagero, de melhor meio-campo do mundo. Vitinha dita o ritmo, João Neves entrega intensidade, e Bruno Fernandes, vindo de uma temporada memorável na Premier League, é a usina de criação. É um setor que não apenas toca a bola, mas encurrala o adversário no próprio campo, gerando volume e linhas de passe o tempo todo.
O peso do fator CR7 na seleção de Portugal
Esse domínio territorial ativa outra arma letal: os corredores. Com Nuno Mendes (MVP da Nations) e João Cancelo, Portugal tem "progressores" de elite que transformam a posse em agressividade. E é aqui que entra o fator Cristiano Ronaldo. Em sua sexta e última Copa do Mundo, o camisa 7 encontrou um ecossistema que o favorece perfeitamente. Ele não precisa mais recuar para participar da construção. O time empurra o rival para trás, aciona os lados e abastece a área com cruzamentos e passes rápidos. Para um finalizador letal, é o cenário dos sonhos.
Mas o futebol cobra seu preço, e o de Portugal está na transição defensiva. Para atacar com tanta gente e manter a posse alta, Martínez joga com a última linha no meio-campo. Quando o adversário recupera a bola e quebra a primeira pressão, o cenário é de alerta vermelho. O meio-campo português é brilhante com a bola, mas não tem o perfil de "comer grama" correndo para trás. Zagueiros como Gonçalo Inácio, excelentes na saída de bola, acabam expostos em campo aberto contra atacantes físicos e velozes. É uma equipe que ataca no paraíso, mas defende no limite do abismo. Veja arte abaixo:

Uma equação portuguesa com certeza
Há também o invisível "dilema Ronaldo". A necessidade de municiar o astro na área muitas vezes vicia o ataque, tornando o time previsível na insistência pelos cruzamentos e tirando o espaço de improviso de talentos como Rafael Leão ou Bernardo Silva. Na primeira fase, contra adversários que vão naturalmente se fechar em blocos baixos, o volume ofensivo de Portugal deve sobrar e mascarar esses defeitos. O problema começa no mata-mata. É lá que a previsibilidade de Martínez, historicamente cauteloso nas mexidas quando o jogo aperta, costuma cobrar a conta.
A seleção de Portugal está sendo subestimada? A equação dos encarnados nesta Copa é muito clara: o poder de fogo consegue mitigar as falhas de recomposição? O talento puro diz que sim. É um time construído para ter a bola, ditar o ritmo e amassar quem tentar apenas se defender. Se Roberto Martínez conseguir equilibrar a transição defensiva sem castrar a criatividade do seu meio-campo, a última dança de Cristiano Ronaldo tem tudo para ir muito mais longe do que o silêncio atual sugere. Subestimar Portugal hoje é um erro que os favoritos podem pagar caríssimo ali na frente.

Lance! Negócios
Troféu da Copa do Mundo de 2022 erguido por Messi na final vai a leilão
Há 7 horas
Corinthians
Dupla do Corinthians é convocada para Copa do Mundo de base
Há 10 horas
Futebol Internacional
Conheça o 'Ganso Peruano' que encantou Mano Menezes
Há 12 horas
Futebol Internacional
Nico Paz brilha na Champions e reforça candidatura a protagonismo na Argentina
Há 1 dia
Futebol Internacional
Após atrito com Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo é punido por Portugal
Há 3 dias
Futebol Internacional
Dibu Martínez é submetido a cirurgia por choque em jogo do Chelsea
Há 4 diasMais LANCE!

Cristiano Ronaldo é suspenso pela federação portuguesa; entenda

Fifa identifica 240 mil conteúdos abusivos durante Copa do Mundo

Espanhóis se encantam por Giay, do Palmeiras: 'Depois de Messi'

Romário comenta atrito de Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus: 'Teria mandado'

Messi publica texto de despedida da Argentina, e Cristiano Ronaldo responde

Jorge Jesus se pronuncia sobre carta de Cristiano Ronaldo; veja

Ídolo do Palmeiras manda recado a Messi após despedida

Argentinos reagem à atuação de Giay, do Palmeiras: 'Não pode'

Após despedida, Messi abre o jogo sobre final da Copa: 'Desgaste'

Imprensa internacional se curva ao adeus de Messi pela Argentina

Veja o último gol de Lionel Messi com a seleção Argentina

A última dança: Messi emociona o mundo no adeus à Argentina

Gol perdido de Messi em sua despedida assusta torcedores: 'Até ele'
