menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Federer garante que as lesões são causadas pela idade, não pelo circuito

Suíço contou um pouco de suas táticas para driblar a idade.

Roger Federer
imagem cameraDivulgação ATP - Thomas Loverlock
Avatar
Lance!
Londres, Inglaterra
Dia 16/11/2017
14:40

  • Matéria
  • Mais Notícias

As lesões foram protagonistas da ATP neste ano de 2017. Do mês de agosto até agora 5 dentre os 10 melhores tenistas do mundo encerraram suas temporadas por lesões. O suíço Roger Federer, por sua vez, acredita que as lesões sejam coisa da idade.

“A temporada tem sido a mesma há muitos e muitos anos”, comentou o suíço durante uma coletiva de imprensa. “O que creio que acontece é que, conforme você envelhece, precisa rever seu calendário e ajustar algumas coisas. Geralmente o que acontece é que alguns dão tudo que tem durante 15 até que se lesionam e precisam recomeçar”.

“Muitos dos jogadores estão em torno dos 30 anos e em outras épocas, para gente como Edberg ou Sampras, era normal se aposentar aos 29 ou aos 32 começavam a ver o fim de suas carreiras”, explicou Roger, que aos 36 anos segue ativo. “Não é todo mundo que pode jogar até os 36. Quando rompemos a barreira dos 30, é normal que algumas lesões apareçam. Jogadores como, Raonic ou Nishikori não sei bem a origem de suas lesões no punho nem se tem algo a ver com seus backhands de duas mãos, mas Del Potro operou o punho três vezes. Agora, todos esperam que joguemos até os 36 ou mais e quando alguém com 31 anos se lesiona todos se perguntam ‘Oh meu deus, como pode? ’. Na realidade isso é normal. Chegando neste ponto, ou você se aposenta ou tira um tempo de descanso para se recuperar o suficiente e, se tudo correr bem, ter mais uns anos de sobrevida no circuito”.

Federer, que retornou de uma pausa de 6 meses em razão de problemas no joelho e nas costas, jogou apenas 12 torneios em 2017. “Não me arrependo de nada. Fisicamente não podia competir e não sei quantas partidas teria vencido em Paris, mas se tivesse ido, teria comprometido minhas chances de estar aqui em Londres”.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias