Mesmo sem ser titular, Nenê é o maior garçom do São Paulo em 2019

Meia-atacante tem futuro indefinido no clube, mas é o jogador do elenco com mais participações diretas em gols nesta temporada. Ele participou de 21% dos tentos do time

São Paulo x Corinthians Nene
Nenê é o jogador que mais participou dos gols do São Paulo na temporada 2019 (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena)

Escrito por

O ataque do São Paulo em 2019 não tem feito um bom papel, tanto é que está entre os piores em comparação com os outros clubes de Série A, no entanto, em meio à escassez de gols, alguns jogadores se destacam pela quantidade de vezes em que contribuem para esse artigo raro no ano tricolor, que colocar a bola na rede. E o atleta com mais participações em tentos da equipe até aqui é Nenê, que também é o maior garçom do elenco, mas tem futuro indefinido.

Não tem sido fácil comemorar um gol do São Paulo nesta temporada, são 28 até a pausa para a Copa América, somando aqueles marcados na Florida Cup. Nenhum jogador do elenco tem mais do que quatro tentos, Hernanes e Pablo são os artilheiros máximos do time. Em termos de assistências, porém, Nenê chegou a cinco contra o Atlético-MG e lidera o quesito entre os companheiros.

O meia-atacante, que fez 19 jogos e apenas cinco como titular na temporada, é o atleta com mais participações em gols são-paulino neste ano. Além das cinco assistências já citadas, ele fez um gol na Florida Cup, ou seja, dos 28 tentos anotados pela equipe em 2019, ele participou de seis: 21,4% do total. Reinaldo, Pablo e Hernanes estão logo atrás com cinco contribuições cada um.

Apesar desses números, Nenê tem futuro incerto no São Paulo. Neste ano ele quase foi negociado com o Fluminense, e recentemente teve seu nome ligado ao Goiás. Nos bastidores, há quem diga que o meia já esteve mais próximo de sair, mas não se descarta a possibilidade de troca de clube. Contra o Atlético-MG, ele foi elogiado por Alexandre Pato, após assistência para gol.​

​- Mudou (no segundo tempo) que o Nenê entrou, e é um cara que consegue colocar a bola ali na frente, aproxima mais. Criamos mais. Temos que trabalhar a bola, o São Paulo tem muita qualidade.  O Nenê é um cara que dá muita qualidade para o time, um cara rodado, que tem o passe. Fico feliz (pelo gol). É a segunda bola que ele consegue me achar. Uma eu chutei na trave, hoje fiz o gol - afirmou o camisa 7 do Tricolor.

Embora conte com a admiração de um dos principais jogadores do elenco, Nenê não goza do mesmo prestígio com a comissão técnica. Ele ainda não foi titular da equipe sob o comando de Vagner Mancini e Cuca. Seus jogos entre os onze iniciais aconteceram com André Jardine, ainda no começo do Paulistão e da Copa Libertadores. Desde que Cuca assumiu, o camisa 10 atuou em seis partidas, por apenas 127 minutos. Mesmo assim, seu discurso é de quem entende a contribuição que precisa dar.

- Fico feliz por ter participado do gol. Todos que estão aqui tem condição para entrar e mudar um jogo. Quem está no São Paulo tem qualidade, mas tem que ter na cabeça que pode ajudar - declarou após o empate com o Atlético-MG.

O São Paulo se reapresenta na próxima segunda-feira, no CT da Barra Funda, após os dias de folga dados pela comissão técnica em decorrência da pausa para a Copa América. Os treinos serão retomados de olho no clássico contra o Palmeiras, no dia 13 de julho, às 19h, no Morumbi.

Veja os jogadores com mais participações em gols do São Paulo em 2019:

Nenê - 6 participações (5 assistências e 1 gol)
​Pablo - 5 participações (1 assistência e 4 gols)
​Hernanes - 5 participações (1 assistências e 4 gols)
Reinaldo - 5 participações (4 assistências e 1 gol)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter