China anuncia oito cidades como sedes para o Mundial de Clubes 2021

Será a primeira edição do torneio com 24 equipes participantes. Dos times, <br>Flamengo é o único clube confirmado para marcar presença na disputa<br>

Liverpool x Flamengo - Comemoração
Liverpool foi o campeao em 2019 ao superar o Flamengo na prorrogação (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)

Escrito por

Oito cidades foram anunciadas pela Federação Chinesa de Futebol (CFA, na sigla em inglês) como sedes do Mundial de Clubes da Fifa em 2021. Vai ser a primeira edição do torneio com 24 clubes, de 17 de junho a 4 de julho, substituindo a versão anual de sete equipes, com os campeões de cada continente e do país-sede. 

As cidades que serão sedes da competições serão: Xangai, Tianjin, Guangzhou, Wuhan, Shenyang, Ji'nan, Hangzhou e Dalian. A CFA também aproveitou a oportunidade para anunciar as 10 cidades que receberão a Copa da Ásia de 2023. 

– Sediar o Mundial de Clubes será um grande impulso à reforma do futebol na China e à expansão da população do futebol. É um grande evento para o futebol chinês, os esportes e todo o país também. O CFA trabalhará em conjunto com a Fifa e as cidades-sede para apresentar um evento bem-sucedido, maravilhoso e perfeito – afirmou um porta-voz da Federação Chinesa de Futebol. 

A nova competição terá oito times da Europa, seis da América do Sul e as demais vagas divididas entre os outros continentes. A Conmebol confirmou que o Flamengo, como campeão da Libertadores de 2019, é um dos garantidos. Depois da vitória na final da Copa Sul-Americana, o Independiente Del Valle ainda não teve a sua presença confirmada. 

Reunião FIFA - Infantino
Gianni Infantino, presidente da Fifa (Foto: RHONA WISE / AFP)

O mandatário da entidade, Gianni Infantino, já tinha definido a mudança na competição como "Copa do Mundo real".

- É uma decisão histórica para o futebol, porque o conselho da FIFA decidiu hoje, por unanimidade, nomear a China como sede da nova Copa do Mundo da FIFA. O novo (torneio) será uma competição que toda pessoa que ama futebol, está ansioso por ver. É a primeira Copa do Mundo real e verdadeira, na qual os melhores clubes competirão - disse.

No novo formato, o torneio será disputado de quatro em quatro anos, entre junho e julho, no lugar da Copa das Confederações, que é disputada sempre um ano antes do Mundial de seleções.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter