Simone Biles fecha participação no Mundial com seis medalhas

Ginasta multicampeã dos Estados Unidos chegou ao 14º ouro em Mundiais na carreira; Biles se despede de Doha com quatro ouros, uma prata e um bronze

Simone Biles no Mundial de Doha
(Foto: Reprodução/Instagram)

Escrito por

Quem poderá parar Simone Biles? A cada novo torneio na ginástica artística, a americana mostra ao mundo porque é um dos grandes nomes do esporte na atualidade. No Mundial de Ginástica Artística, em Doha, Biles adicionou mais quatro outros, uma prata e um bronze a uma já longa lista de conquistas.

No Qatar, a multicampeã dos Estados Unidos figurou no topo do pódio em quatro ocasiões: salto, individual geral, geral por equipes e solo. Nas barras assimétricas, Simone ficou com a prata. Seu pior resultado ainda lhe rendeu pódio - foi o bronze na trave, mesmo resultado que conquistou na categoria durante as Olimpíadas Rio-2016.

E a baixa estatura, de apenas 1,45m, é inversamente proporcional a seu talento. Simone começou na ginástica artística aos oito anos, quando foi descoberta por Aimee Borman - que permaneceu como sua treinadora até pouco tempo após as Olimpíadas Rio-2016. Desde dezembro de 2017, ela é treinada por Laurent Landi.

Mundial de Ginástica - Simone Biles
Simone Biles levou quatro ouros em Doha (Foto: Karim Jaafar/AFP)

A infância da ginasta foi conturbada: aos três anos de idade, ela foi afastada da mãe biológica, que perdeu a custódia dos filhos após intervenção do Serviço Social dos Estados Unidos - Shanon Biles era dependente de álcool e drogas. Simone foi parar na casa do avó e sua mulher - a quem ela atualmente chama de pai e mãe - com sua irmã Adria. Ela ainda tem outros dois irmãos mais velhos, mas estes cresceram com o tio-avô.

Em 2015, aos 18 anos, Simone Biles tornou-se a primeira ginasta da história ao conquistar o tricampeonato mundial consecutivo no individual geral. Atualmente, aos 21, ela acumula 19 ouros, três pratas e quatro bronzes na carreira. Relembre abaixo!

Relembre todas as medalhas da carreira de Simone Biles
- 19 OUROS:
Em Mundiais - Antuérpia 2013 (solo e individual geral), Nanning 2014 (equipe, individual geral, trave e solo), Glasgow 2015 (equipe, individual geral, trave e solo), Doha 2018 (equipe, individual geral, salto e solo)
Em Olimpíadas - Rio 2016 (equipe, individual geral, solo e salto)
- 3 PRATAS: Antuérpia 2013 (salto), Nanning 2014 (salto) e Doha 2018 (barras assimétricas)
- 4 BRONZES: Antuérpia 2013 (trave), Glasgow 2015 (salto), Rio-2016 (trave), Doha 2018 (trave)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter