menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

É decisão! Franca quer 'deixar tristeza para trás' contra o Paulistano

Equipes fazem nesta quinta-feira o quinto e decisivo duelo da final do Paulista

Helinho
imagem camera(Foto: Divulgação/SESI FRANCA BASQUETE)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 02/11/2017
13:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em uma das mais equilibradas finais dos últimos anos no basquete paulista, Sesi Franca Basquete e Paulistano chegam nesta quinta-feira à decisiva partida de número cinco da final. De olho em seu primeiro título como treinador, o francano Helinho já sabe a receita para alcançar o ponto mais alto do pódio: deixar a tristeza para trás.

Nas três primeiras partidas, foram duas vitórias de Franca, por quatro e cinco pontos de diferença, enquanto o Paulistano venceu com dois de vantagem. No jogo da última terça-feira, porém, o time da capital levou a melhor por 106 a 70, empatando a série em 2 a 2.

- Desde o começo do jogo estivemos fora da nossa normalidade. Para o Paulistano, era matar ou morrer e, agora, é assim para os dois. Precisaremos de muito foco nesse jogo decisivo. O playoff está 2 a 2 e sempre digo para os meus atletas: não podemos nos desgastar na alegria de uma vitória e nem na tristeza de uma derrota. Temos de estar prontos para o próximo jogo, independentemente da partida anterior. O que nos resta é a decisão - comentou Helinho.

Há pouco mais de um ano no comando do time francano, o ex-armador já alcançou a semifinal do Paulista de 2016, as quartas na última temporada do NBB e, agora, busca seu primeiro título.

A campanha no campeonato, inclusive, chama a atenção, sendo que o Franca perdeu apenas dois jogos na fase de classificação e, até a última terça-feira, não havia sofrido mais de 100 pontos em nenhuma partida. Inclusive, desde 2012 a final do torneio não chega ao quinto jogo. Na época, o São José venceu o Pinheiros por 3 a 2.

- É importante sabermos a forma como vamos entrar nesse jogo. Em uma final, temos de estar 110% ligados na partida, mas serenos e comprometidos. Só assim as coisas irão mudar a nosso favor - disse o treinador, antes de completar sobre o "fator casa" na decisão:

- O que a gente fez na primeira fase nos deu a chance de decidir o Campeonato Paulista em casa. Por jogar com o Pedrocão lotado, temos de ter foco, discernimento, força de vontade, disciplina... Só assim a torcida virá junto. Eles são muito fortes, nosso sexto jogador, mas depende de nós. Só virão conosco se os trouxermos com nossa atitude dentro da partida.

Na última partida do Campeonato Paulista desta temporada, o Franca recebe o Paulistano no Ginásio Pedrocão, nesta quinta-feira, a partir das 18h. Enquanto o time da casa busca seu 12º título paulista, os visitantes miram a conquista inédita.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias