Com vaga olímpica em jogo, Brasil sediará Pan-Americanos de ginástica em 2028
Anúncio foi feito pela União Pan-Americana de Ginástica (UPAG) nesta segunda-feira (22)

A ressaca dos Pan-Americanos de Ginástica 2026 no Rio de Janeiro (RJ) ainda nem acabou, mas o Brasil já foi confirmado como sede dos campeonatos novamente em 2028. Nesta segunda-feira (22), foi anunciado pela União Pan-Americana de Ginástica (UPAG) que o principal compromisso da ginástica nas Américas voltará ao solo brasileiro daqui a dois anos, nas modalidades artística, rítmica e de trampolim. A competição definirá os últimos atletas classificados para as Olimpíadas de Los Angeles 2028.
➡️ Com Rebeca Andrade, Brasil fecha o Pan com nove medalhas
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
A entidade tomou a decisão, de forma unânime, durante a realização de uma assembleia no Rio de Janeiro (RJ). A cidade foi palco da disputa do Pan-Americanos de ginástica rítmica e artística, que terminou neste domingo (21).
— Mais uma vez, a gente sai da Assembleia Geral da UPAG com o direito de sediar o Campeonato Pan-Americano em três modalidades. Isso comprova o reconhecimento dos países da América por tudo o que o Brasil entrega na realização dos eventos — afirmou Cacá Resende, diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
O Brasil foi sede dos Pan-Americanos de ginástica rítmica, artística e de trampolim em 2021, como forma de definir os donos das últimas vagas continentais para Tóquio 2020. Novamente, para Los Angeles 2028, as vagas do continente americano serão definidas na competição em solo verde-amarelo. A disputa acontece em maio de 2028, ainda com datas e locais a serem definidos.
Como acontecerá a classificação para Los Angeles 2028 nas ginásticas?
Na ginástica artística, o Campeonato Pan-Americano de 2028 garantirá uma vaga olímpica para um homem e uma mulher, definidos por meio da disputa do individual geral. Enquanto na ginástica rítmica, será distribuída uma vaga para a competição individual e outra para o conjunto.
Já na ginástica de trampolim, haverá uma vaga para um homem e uma mulher por meio do campeonato continental, desde que o continente americano não obtenha classificação anteriormente pelo Campeonato Mundial de 2027 ou pelo ranking do circuito da Copa do Mundo.

Antes dos campeonatos continentais, os atletas e equipes ainda poderão assegurar vagas para Los Angeles 2028 por meio dos Campeonatos Mundiais de 2026 e 2027, além do circuito da Copa do Mundo. Os torneios continentais serão a última oportunidade de classificação olímpica na ginástica.
+Aposte na vitória do seu atleta favorito
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável
Tudo sobre

Mais Esportes
Do sonho de ginasta à Olimpíada no skate: Gabi Mazetto mira LA
Há 19 minutos
Lutas
Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC
Há 52 minutos
Lutas
Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC
Há 1 hora
Tênis
João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal
Há 2 horas
Fórmula 1
Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'
Há 2 horas
Tênis
João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati
Há 2 horasMais LANCE!

Sem LeBron, Lakers terão desafio pela frente, alerta Shaq

Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'

Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos

De Gisele Bundchen a Vanderlei: os 10 anos da abertura dos Jogos Rio 2016

Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330

Classificado para a AmeriCup, Brasil vence Colômbia e é bronze no Sul-Americano

Saiba quanto João Fonseca faturou pela campanha no Masters 1000 de Montreal

Derrota de João Fonseca em Montreal repercute: 'Temos que aceitar'

João Fonseca cai para Ben Shelton e se despede de Montreal nas oitavas

Eliminada no Canadá, Sabalenka tem liderança garantida por mais uma semana

Veja os lances da derrota de João Fonseca no Masters 1000 de Montreal

Brasileiro fatura prêmio de 'Luta da Noite' no UFC Vegas 120; veja valor

Campeão do SLS, Cordano Russell aprende português e revela desejo de morar no Brasil



