COB participa de Cúpula da ONU sobre sustentabilidade no esporte

Entidade faz parte das 39 organizações que países se inscreveram para realizar ações significativas para o setor até 2030

PorLance!Rio de Janeiro (RJ)
21/09/2023 18:39

Supervisionado porLance!,
transferir-aspect-ratio-512-320
O Comitê Olímpico Brasileiro já faz parte desse grupo (Foto: Divulgação/COB)

Os parceiros do Esporte para a Natureza se reuniram nesta semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos, durante a Cúpula de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). O Brasil, por meio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), já faz parte desse grupo ao lado de Costa Rica, Alemanha e Israel.

continua após a publicidade

A estrutura foi desenvolvida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCBD), em colaboração com Sails of Change, organização que cuida da biodiversidade marinha.

+ Jogos Olímpicos Paris 2024: conheça os novos esportes em disputa

Os parceiros do Esporte para a Natureza lançaram o Quadro do Esporte para a Natureza no final do ano de 2022, na Conferência de Biodiversidade da ONU em Montreal, e atualmente há 40 organizações esportivas do mundo que se comprometeram a tomar ações pela natureza.

continua após a publicidade

+Chamada Olímpica #5: Rafael Silva, o Baby, projeta últimos capítulos da carreira no judô

São quatro princípios aos quais os signatários concordam: proteção e restauração da natureza, tornar suas cadeias de suprimentos mais verdes e aumentar a conscientização.

No evento "Goals House", nos Estados Unidos, foi apresentada a logomarca do Esporte pela Natureza, que será disponibilizado aos signatários desportivos, reportando o seu progresso anual. Os resultados acumulados serão então comunicados ao Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica, como uma contribuição para o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, que foi aprovado por mais de 100 países em dezembro de 2022.

continua após a publicidade

+ O Lance! de volta às bancas! Seja uma das 100 pessoas a ganhar a revista pôster do campeão da Copa do Brasil


Tudo sobre

Sugerida para você!


Mais LANCE!