Campeão olímpico, lenda do vôlei de praia anuncia aposentadoria

Formado em Direito desde o ano passado, Bruno Schimidt não atuará mais profissionalmente na modalidade e seguirá carreira como advogado

Alison e Bruno Schmidt - ouro no vôlei de praia
Bruno Schimidt conquistou medalha de ouro ao lado de Alison "Mamute" na Rio 2016 (Foto: LEON NEAL / AFP)

Escrito por

Bruno Schimidt não segue nas quadras de areia em 2023. O campeão olímpico e mundial de vôlei de praia anunciou, em entrevista concedida ao Grupo Globo, a sua aposentadoria. Agora, a lenda do esporte se dedicará à advocacia - ele se formou em Direito em meados do ano passado.

O atleta de 36 anos se consagrou com as medalhas de ouro conquistadas no Campeonato Mundial, em 2015, e nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Nas duas ocasiões, o craque protagonizou parceria com Alison Cerutti, apelidado de "Mamute" por sua altura e seus ataques e bloqueios potentes.

+ Breaking nas Olimpíadas: como os b-boys e b-girls se classificam para Paris 2024

Além disso, Bruno Schimidt foi eleito o melhor jogador do Circuito Mundial duas vezes. Em 2015, ele venceu não só o Campeonato Mundial, mas também o Circuito e o World Tour Finals, os torneios mais importantes da temporada.

Ao "Esporte Espetacular", o atleta ressaltou que a decisão foi tomada depois de uma longa reflexão. O agora ex-jogador de vôlei de praia passou por um período difícil durante a pandemia, quando contraiu o vírus da Covid-19 e passou cinco dias na UTI. Quando voltou às quadras de areia, notou que não competia com o mesmo vigor físico.

- Não foi de ontem para hoje. É uma decisão que venho tomando desde quando comecei a sentir minha queda de performance. (...) Não me vejo mais como atleta de alto rendimento, jogando da maneira como eu jogava lá atrás. Isso machuca muito, mais do que derrotas, do que dores. Eu não me vejo mais como em 2016. Eu me comparo com isso. Chegou o momento para mim - avaliou.

A conta oficial do Time Brasil utilizou as redes sociais para agradecer ao atleta. O craque venceu diversas competições representando o país e teve Evandro como parceiro nos seus últimos passos em quadra.

- Obrigado, Bruno Schimidt! Nosso campeão olímpico anuncia sua despedida das quadras, aos 36 anos. Títulos: Jogos Olímpicos Rio 2016; Mundial 2015; Circuito Mundial 2015; Jogos Sul-americanos 2014. Que carreira gigante! - escreveu a equipe.

Agora, o ex-atleta segue a carreira como advogado. Em 2022, ele se formou em Direito na Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, onde morou durante boa parte de sua carreira. Natural de Brasília, o craque mostrou ao mundo que seu lugar, de fato, é perto das praias.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter