Breaking nas Olimpíadas: como os b-boys e b-girls se classificam para Paris 2024

Modalidade esportiva e artística estreia no cenário dos Jogos Olímpicos na próxima edição

jilou breaking
B-girl alemã Jilou em ação no Breaking do Verão, em 2022 (Foto: Fernando Souza/Divulgação)

Escrito por

A confirmação do breaking nos Jogos Olímpicos trouxe à tona curiosidades sobre o funcionamento da modalidade para o público geral. Com a realização do Breaking do Verão, no Rio de Janeiro, e outras diversas competições válidas pelo ciclo olímpico, os b-boys e b-girls se apresentam de olho na classificação para Paris 2024.

Mas, afinal, como os atletas asseguram vaga para a competição mais importante da história da modalidade? Abaixo, o LANCE! apresenta o regulamento para a entrada nas Olimpíadas e a trajetória que os atletas trilham durante a preparação para os Jogos.

+ Daniel Alves preso na Espanha: veja outros jogadores que já foram detidos

Responsável pelo Breaking dentro do Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD) e pela articulação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Olímpico Internacional (COI) e com World Dancing Sports Federation (WDSF), José Bispo resumiu o modelo classificatório dos b-boys e b-girls para Paris 2024. Ao todo, serão 32 participantes - 16 b-boys e 16 b-girls - competindo nas suas categorias.

- Em 2023, teremos cinco eventos continentais e um Mundial, onde os campeões e as campeãs estarão classificados para Paris 2024. As vagas restantes são disputadas no primeiro semestre de 2024 - comentou Bispo.

Dessa forma, os break-boys e break-girls podem se classificar vencendo as determinadas competições. Serão 12 vagas definidas - seis de cada categoria - pelas conquistas dos continentais e Mundial.

As outras 20 vagas serão definidas nas classificatórias olímpicas da WDSF (Olympic Qualification System - OQS), aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional em abril de 2022, que serão finalizadas pouco antes da realização dos Jogos, no início de 2024.

- Para participar, um brasileiro(a) precisa estar filiado(a) ao CNDD, ter participado de sua competição nacional e estar bem pontuado(a) no ranking - acrescentou.

Com transmissão do Grupo Globo neste sábado e no domingo, o Breaking do Verão conta com diversos atletas competidores do cenário olímpico, mas não conta para o ranking que define os classificados para os Jogos de Paris. O torneio de verão ocorre pela segunda vez desde que breaking se tornou uma modalidade olímpica.

Existe um limite de quatro atletas por país nos Jogos. No entanto, a França é exceção: sede do torneio em sua capital, a delegação francesa pode contar com seis atletas - três de cada gênero - e é uma das favoritas a conquistar medalhas. Quatro atletas estão garantidos, enquanto outros dois buscam se classificar por meio do ranking mundial.

CALENDÁRIO DAS COMPETIÇÕES

Campeonato Mundial WDSF 2023 - 22 a 24 de setembro de 2023
Local: Bélgica

Campeonato Continental Africano: 6 e 7 de maio
Local: Marrocos

Campeonato Continental Europeu: 26 e 27 de junho de 2023
Local: Polônia

Campeonato Continental Asiático: 23 de setembro a 8 de outubro de 2023
Local: China

Jogos Pan-Americanos: 3 e 5 de novembro de 2023
Local: Chile

Campeonato Continental da Oceania: a definir
Local: a definir

*Observação: caso algum dos vencedores das competições continentais tenha sido o campeão mundial, a vaga será passada para o próximo atleta elegível na determinada competição continental. Portanto, se o primeiro colocado do mundial vence o Pan-Americano, por exemplo, o segundo colocado do Pan-Americano assegura vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Além disso, se um continente não tiver um classificatório continental ou não houver eventos que premiem os atletas, o melhor classificado no Campeonato Mundial WSDF 2023 conquista a vaga.

Breaking Parque Madureira
Breaking se popularizou no Brasil nos últimos anos (Fábio Costa / Lance!)

Estilo de dança de rua que se popularizou nos anos 70 no Bronx, em Nova York, o breaking é um dos elementos que compõem a Cultura Hip-Hop. Concomitantemente, é uma filosofia de vida. Assim como o skate e surf, o breaking possui seu próprio “Lifestyle", com danças, músicas e artes próprias. O novo esporte olímpico será disputado, em Paris, entre os dias 9 e 10 de agosto de 2024.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter